Logo Passei Direto
Buscar

Av2 Práticas Pedagógicas em Pedagogia Condições de Aprendizagem na Educação Infantil

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Av2 - Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil
Sua avaliação foi confirmada com sucesso Informações AdicionaisPeríodo: 10/08/2020 00:00 à 30/11/2020 23:59 Situação: Cadastrado Pontuação: 3750 Protocolo: 529547019 
1) Para uma criança, constituir-se como sujeito significa ter voz e ser ouvida como alguém singular, que tem ideias próprias sobre o mundo e pode expressá-las em seus processos de aprender.
Assinale a alternativa que apresenta uma das principais condições para que as crianças avancem em suas explorações de mundo:
Alternativas:
· a)As crianças têm curiosidade, observam o mundo, mas não desenvolvem ideias próprias para explicar o que veem.
· b)A brincadeira se constrói e se idealiza na desintegração com o outro e com o mundo.
· c)As construções por meio das relações, das aprendizagens e do isolamento de experiências.
· d)A voz dada às crianças desconsiderando a brincadeira e a cultura lúdica.
· e)A possibilidade de se expressarem sobre o que observam, sentem e pensam.Alternativa assinalada
2) "A teoria histórico-cultural propicia a construção de um novo olhar sobre o desenvolvimento do desenho. A incorporação das formulações sobre o papel central da linguagem no funcionamento psicológico é uma das grandes possibilidades de renovação teórica nessa área. Além disso, em termos mais específicos, as análises de Vygotsky sobre outros campos simbólicos na infância oferecem contribuições particulares para a interpretação da constituição do desenho".
SILVA, Silvia Maria Cintra da. Condições sociais da constituição do desenho infantil. Psicologia. USP [online]. São Paulo, 1998, v. 9, n. 2, p.205-220.
Considerando as reflexões que permeiam o ato de desenhar, analise as sentenças a seguir:
I. O momento de desenhar, na Educação Infantil, é também de conversar, de olhar a produção dos amigos e de trocar impressões.
II. No caso da garatuja, onde o adulto vê somente um emaranhado de rabiscos, é quase como se houvesse dois desenhos: o que está no papel e o que a criança verbaliza.
III. Desenhar permite às crianças explorar o meio e os materiais e, por meio de seu pensamento e da linguagem, conhecer a realidade.É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)I, apenas.
· b)III, apenas.
· c)I e II, apenas.
· d)II e III, apenas.
· e)I, II e III.Alternativa assinalada
3) "Em um contexto cultural mais amplo, podemos pensar o quanto as produções culturais imagéticas que circulam nos mais variados meios modulam nossos modos de ser e de pensar. Imagens que produzem pontos de vista Imagens que produzem pontos de vista sobre o mundo e ao mesmo tempo anestesiam nossos sentidos em relação ao "diferente, ao estranho, ao inusitado. As imagens disponibilizadas cotidianamente pelos meios de comunicação e pelas corporações de entretenimento acabam se tornando as principais referências para que as crianças elaborem seus imaginários e construam suas imagens, tendo em vista que outros repertórios visuais, como os das artes visuais e de outras produções culturais, não participem frequentemente de suas vidas".
CUNHA, S. R. V.; BORGES, C. B. A arte é para as crianças ou é das crianças? Problematizando as questões da arte na educação infantil. In: FLORES, M. L. R.; ALBUQUERQUE, S. S. (Org.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 85-100.
Assinale a alternativa que está corretamente relacionada à qualidade dos materiais, às artes e seu acesso às crianças:
Alternativas:
· a)As concepções de ensino e aprendizagem sempre contribuem ao desenvolvimento do imaginário infantil e seu acesso ao conhecimento sobre a arte, seus materiais e linguagens.
· b)O papel dos educadores é dispensável, não havendo relevância na mediação entre as crianças, os conhecimentos e as descobertas que podem desenvolver.
· c)É importante assegurar às crianças um intenso contato com a arte, desconsiderando o acesso às suas manifestações, artistas e espaços expositivos.
· d)O tipo de material oferecido às crianças, bem como o modo de apresentação desses materiais podem ou não oferecer as melhores condições para criar. Tudo depende da concepção de arte e de ensino de arte que sustentam as escolhas dos materiais.Alternativa assinalada
· e)Atividades livres não tem utilidade, por não abrirem perspectivas para as crianças e o professor deve apenas assistir às crianças, sem intervenções.
4) Nas escolas e creches, diferentemente de outros ambientes nos quais as crianças estão imersas, a atividade tem uma intencionalidade pedagógica em razão do compromisso em promover avanços no desenvolvimento infantil.
Isto posto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A criatividade é fruto da experiência, de percursos vividos por meio da exploração de materiais, da interação com outras crianças e adultos, da linguagem, do pensamento e da imaginação.
PORQUE
II. Nas diferentes propostas dos educadores, por meio do contato com os materiais, a criança tem a possibilidade de avançar da exploração livre para a experimentação intencional dos diferentes materiais, de investigar seus usos, suas aplicações e seus efeitos.A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.Alternativa assinalada
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
5) Um dos desafios dos professores e dos gestores é assegurar o contato direto das crianças com a natureza.
Com essas considerações acerca da temática natureza, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) Propor exemplos concretos pode dificultar que crianças avancem em suas investigações sobre os fenômenos que permeiam a natureza.
(   ) Uma sequência de brincadeiras pode ser planejada com a expectativa de que as crianças possam, a partir delas, descobrir, investigar e ampliar o conhecimento a respeito dos elementos da natureza.
(   ) Crianças que têm oportunidade de brincar ao ar livre podem observar a natureza, pensar sobre os fenômenos apresentados anteriormente e ter ideias próprias para expressá-los.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)V – V – F.
· b)F – F – V.
· c)V – F – V.
· d)V – V – V.
· e)F – V – V.Alternativa assinalada

Mais conteúdos dessa disciplina