A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
QUESTOES PROVA PDTA

Pré-visualização | Página 2 de 11

pedagogia diretiva o professor transmite o conhecimento e o aluno é considerado uma tabula rasa.
IV - Na epistemologia inatista o conhecimento está dentro do sujeito, portanto fatores exógenos determinam o conhecimento.
V - Na epistemologia empirista o conhecimento está fora do indivíduo, portanto fatores endógenos determinam o conhecimento.
VI - Na epistemologia interacionista o conhecimento depende tanto de fatores endógenos como exógenos.
 A alternativa correta é:
RESPOSTA A: V / V / V / F / F / V
 - O ditado popular: Uma laranja podre, apodrece o cesto todo\u201d caracteriza qualabordagem epistemológica?
 Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA A: Empirismo.
 - Leia a situação abaixo e responda a questão:
Fabio tem 6 anos, está no 1º ano do Ensino Fundamental e tem apresentado dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita. Você como Orientador Educacional foi chamado para compreender o que ocorre com Fábio. Ao chamar os pais, para conversar, a mãe diz que o problema todo de Fabio é a professora: Ele não gosta dela, ela grita em sala de aula, acreditando que assim pode fazer com que os alunos aprendam; já o pai: Eu acho que ele é igual a mim, precisa amadurecer um pouco, eu também fui mal na escola, é de família e acho que meu filho mais novo vai pelo mesmo caminho. Já a professora afirma que: Estou preocupada com Fábio, por isso estou procurando respeitar as características de seu desenvolvimento e oferecendo boas situações de aprendizagem e acredito que logo irá superar as dificuldades e construir conhecimento.
 A visão da professora de Fabio pode ser considerada a partir de uma abordagem pedagógica:
A-diretiva de ensino. B-não diretiva de ensino. C-inatista. D-relacional. E-construtivista.
 (assinale a correta)
RESPOSTA D: Relacional
 -Sobre às três diferentes formas de compreender a inteligência humana e sua evolução: inatismo/apriorismo, empirismo e interacionismo/construtivismo, assinale a afirmativa correta:
A-em uma visão construtivista da inteligência, o professor busca criar um ambiente favorável, que estimule o que é positivo, e afasta ou pune o que é negativo à aprendizagem.
B-no interacionismo a inteligência é concebida como uma capacidade, domínio ou vocação, independente dos esforços ou ensinamentos recebidos, e que se manifesta através da atividade do sujeito sobre os objetos.
C-no inatismo, a inteligência independe da história do sujeito, que é tomado na condição passiva e subordinado aos ditames da pré-formação ou herança genética.
D-para uma concepção empirista, a inteligência trabalha em favor do progresso do sujeito, do aperfeiçoamento, e da busca pelo melhor possível a cada situação. A inteligência necessita manter, conservar, a organização do todo, porém possibilitando suas transformações.
E-uma avaliação baseada em princípios construtivistas é cumulativa e certificadora, buscando verificar o nível de aprendizado assimilado pelos sujeitos (no caso, os alunos).
RESPOSTA C: No Inatismo, a inteligência independe da história do sujeito, que é tomado na condição passiva e subordinado aos ditames da pré-formação ou herança genética.
Uma das questões mais debatidas quando se analisa o construtivismo interacionista diz respeito a relação entre hereditariedade e inteligência.
 - Ao analisar o construtivismo interacionista uma das questões mais debatidas diz respeito à relação entre hereditariedade e inteligência.
Assinale a afirmativa que expressa com mais exatidão essa relação para os construtivistas:
A-o indivíduo herda uma série de estruturas biológicas que o predispõem ao surgimento de certas estruturas mentais. Então, o que herdamos não é a inteligência, mas um organismo que amadurece com o contato com o meio ambiente.
B-a maturação do organismo contribui para o aparecimento de novas estruturas mentais. Portanto, a inteligência é inata e não fruto do meio.
C -a influência dos ambientes físico e social na estruturação da inteligência deixa clara a ideia de que o meio externo é o determinante em sua formação.
D-o fator hereditário é determinante no desenvolvimento cognitivo, sendo inclusive capaz de superar eventuais falhas decorrentes de uma pobre estimulação.
E-o ambiente social é determinante no desenvolvimento da inteligência, o que relega a segundo plano o valor da hereditariedade.
A resposta correta é: A.
- 1- Leia com atenção as alternativas abaixo, sobre os modelos epistemológicos estudados:
I. Os principais modelos epistemológicos estudados foram: empirismo, apriorismo e o construtivismo;
II. O modelo epistemológico empirista considera que o aluno conhece o mundo a partir da ação sujeito-objeto;
III. O modelo relacional considera que o professor ensina e o aluno aprende.
Somente está correto o que se afirma em:
Resposta: E)I
Justificativa:Os principais modelos estudados foram: empirismo, apriorismo e o construtivismo.
- Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I - O modelo epistemológico empirista acredita que a aprendizagem do sujeito vem do meio físico e/ou social;
II - O professor não-diretivo acredita que o aluno aprende por si mesmo. Ele pode, no máximo, auxiliar na aprendizagem;
III - O professor que pauta sua prática pedagógica na pedagogia relacional considera que o aluno é um sujeito que construirá seu conhecimento, se ele agir e problematizar a sua ação;
IV - No modelo pedagógico diretivo, o professor afirma que o aluno só aprende se, e somente se, ele ensinar;
V - A epistemologia apriorista postula que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética. Assinale a alternativa correta:
Resposta: E)Todas as afirmativas são verdadeiras.
Justificativa: Todas as alternativas estão corretas.
 - Aponte a afirmação abaixo que expressa com mais exatidão esta relação para os construtivistas:
 
RESPOSTA A: O indivíduo herda uma série de estruturas biológicas que predispõem ao surgimento de certas estruturas mentais. Então, o que herdamos não é a inteligência, mas um organismo que amadurece com o contato com o meio ambiente.
 - Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão:
Você está em um aniversário em família e se aproxima uma amiga de sua mãe que sabe que você está estudando; Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem; e te conta que é professor e que está tendo muitos problemas com seus alunos. São muito lentos, desatentos e que não aguenta mais, pois não vão aprender mesmo, são muito fracos e estão sem base alguma.
 Ao analisar a fala do professor, você poderia afirmar que (assinale a alternativa correta):
 
RESPOSTA A: Segundo a Abordagem Tradicional é necessário investir no caráter cumulativo do conhecimento humano, adquirido pelo aluno por meio da transmissão, atribuindo-se a este um papel insignificante na elaboração e aquisição do saber.
ABORDAGEM TRADICIONAL 
- Descreva a Abordagem Tradicional
R -
O ensino está centrado no professor, considerado um adulto pronto e acabado, sendo o aluno um “adulto em miniatura”, sujeito inacabado que precisa ser preparado em todos os níveis, não levando em consideração seu interesse ou vontade. Portanto, o ensino volta-se para o que é externo ao aluno: os programas, as disciplinas, o professor; e o aluno é aquele que escuta as informações transmitidas pela autoridade exterior.
 Nessa concepção, o homem é considerado uma ”tabula rasa”, um receptor passivo, inserido em um mundo com informações que irá conhecer através de um ensino formal e verbalista, caracterizado pela transmissão e repetição de conteúdos, visando ao acúmulo e armazenamento dessas informações.
- Quem foi Johann Friedrich Herbart (1776-1841) e descreva sua abordagem tradicional
R –
Formulou a pedagogia como uma ciência organizada, abrangente e sistemática, com fins claros e meios definidos. 
Para Herbart, a mente funciona com base em representações - que podem ser imagens, ideias ou qualquer outro tipo de manifestação psíquica isolada. Negava a existência de faculdades inatas. 
Objetivo: desenvolvimento da moral
O ensino tradicional é considerado o ensino

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.