A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
QUESTOES PROVA PDTA

Pré-visualização | Página 3 de 11

verdadeiro, pois conduz o aluno ao contato com a literatura, artes, raciocínios e demonstrações, legitimadas pela cultura. 
Os modos de se transmitir esses conhecimentos são considerados seguros, pois se baseiam em práticas repetidas por várias gerações.
- Quais Os procedimentos da ação pedagógica?
R –
Governo
Instrução
Disciplina
- Quais as Etapas do ato de ensinar?
R –
Preparação
Demonstração do conteúdo
Associação
Generalização
Aplicação.
- Abordagem Tradicional para Georges Snyders(1917-2011)
R -
Segundo Georges Snyders, o ensino tradicional é o ensino verdadeiro, pois conduz o aluno ao contato com a literatura, as artes, os raciocínios e as demonstrações, por meio de métodos mais seguros. Há uma grande valorização dos modelos e do professor como elemento imprescindível na transmissão dos conteúdos.
 O ensino está centrado no professor, considerado um adulto pronto e acabado, sendo o aluno um “adulto em miniatura”, sujeito inacabado que precisa ser preparado em todos os níveis, não levando em consideração seu interesse ou vontade. Portanto, o ensino volta-se para o que é externo ao aluno: os programas, as disciplinas, o professor; e o aluno é aquele que escuta as informações transmitidas pela autoridade exterior.
 Nessa concepção, o homem é considerado uma ”tabula rasa”, um receptor passivo, inserido em um mundo com informações que irá conhecer através de um ensino formal e verbalista, caracterizado pela transmissão e repetição de conteúdos, visando ao acúmulo e armazenamento dessas informações.
 As autoridades detentoras do conhecimento são a família, a escola e a igreja, e a função destas é a perpetuação de seus espaços de domínio. Para isso, há uma decomposição do conhecimento a fim de simplificá-lo ao ser transmitido ao aluno, visando mais à dedução do que a um raciocínio crítico.
 O caráter cumulativo do conhecimento humano é adquirido por meio da transmissão, atribuindo-se ao aluno um papel insignificante na elaboração e aquisição do saber. Cabe-lhe apenas memorizar definições, enunciados, resumos que são oferecidos em um ensino verbalista e formal (verbalismo do professor e memorização do aluno).
 Em outras palavras, a educação é caracterizada pela instrução e transmissão do conhecimento, restrita à escola e ao professor, em tarefas de aprendizagem quase sempre padronizadas. A educação é vista como produto, uma vez que tudo está estabelecido a priori, não havendo ênfase no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Os programas mantêm a estrutura de uma educação formal, e a reprovação do aluno é considerada necessária quando o mínino cultural esperado não foi atingido, e o instrumento que irá validar isso serão as provas e exames que ocorrem no final de cada etapa do processo. Ocorrendo a aprovação, o aluno é promovido nas séries escolares e, no final do processo, recebe o diploma e título, sendo estes os instrumentos de hierarquização dos indivíduos no contexto social.
- Abordagem Tradicional
R – 
A referência é sempre dada pelo professor e, desta forma, o ensino volta-se para o que é externo ao aluno: os programas, as disciplinas, o professor. 
O aluno é aquele que escuta as informações transmitidas pela autoridade exterior, que deve retê-las dentro de si e tornar-se capaz de repeti-las futuramente, perpetuando a tradição.
Inteligência é a capacidade de acumular informações
 - Quais são os tipos de conhecimentos
R -
 Indutivo e dedutivo
 -Como se dá o conhecimento dedutivo?
R -
Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é verdadeira. Toda a informação ou conteúdo já estava nas premissas
-Como se dá o conhecimento indutivo?
R -
Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente
- Como se dá a aprendizagem?
R -
Preocupação com o passado - memorização - reprodução
Transmissão de conhecimentos - Aristocracia do espírito – produto
 - Um professor ao utilizar a abordagem tradicional em suas aulas ele está buscando:
Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA A: Transmitir conhecimento utilizando para isso a fixação de conteúdos em ambiente austero.
Na abordagem tradicional a avaliação consiste em se constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada.
 - Um professor, ao utilizar a abordagem tradicional em suas aulas, está buscando
A transmitir conhecimento, utilizando para isso a fixação de conteúdos em ambiente austero.
B promover a dialogicidade para reflexão de conflitos.
C promover mudanças no indivíduo, desejáveis e permanentes, que impliquem na aquisição e modificação de comportamentos.
D trabalhar o aluno para que desenvolva um self adequado.
E encontrar equilíbrio entre proibição e permissão.
A resposta correta é: A.
 - Leia o excerto abaixo e responda a questão:
O caráter cumulativo do conhecimento humano é adquirido por meio da transmissão, atribuindo-se ao aluno um papel insignificante na elaboração e aquisição do saber. Cabe-lhe apenas memorizar definições, enunciados, resumos que são oferecidos em um ensino verbalista e formal (verbalismo do professor e memorização do aluno).
Esta descrição refere-se a qual abordagem de ensino? 
(assinale a correta)                                                                         
 
RESPOSTA B: Tradicional
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL 
 - Como se dá a abordagem comportamental segundo Skinner?
R – 
O comportamento humano é modelado e reforçado a partir da recompensa, controle e planejamento cuidadoso das possibilidades de aprendizagem.
A modelagem do comportamento humano ocorre a partir da manipulação de reforços, desprezando-se qualquer fator não observável, como os sentimentos e a subjetividade
de cada indivíduo.
Dessa maneira, o homem é uma consequência das influências ou forças existentes no meio ambiente, e o propósito dessa abordagem é transferir o controle ambiental para o próprio sujeito, tornando a pessoa auto controlável ou auto-suficiente. Caso contrário, o sujeito será controlado pelo meio.
Sua proposta é a organização de um planejamento social e cultural levando à sua modificação de acordo com objetivos prévios e, com isso, chegar a uma sociedade ideal. Nesse sentido, o meio e o comportamento podem ser manipulados e modificados de acordo com um objetivo prévio.
 - Quais as Características gerais da abordagem comportamental de skinner?
R -
✘ Primado do objeto (empirismo);
✘ Análise funcional do comportamento: o comportamento é função;
✘ O conhecimento é uma cópia da realidade exterior, e a sua apropriação se dá a partir da experiência ou experimentação planejada e das contingências reforçadoras do meio.
- Qual o planejamento de contingências criado por Skinner?
R –
Skinner denominou contingências de reforço: análise da ocasião em que a resposta ocorreu, a própria resposta e as consequências reforçadoras. O indivíduo tem um papel passivo e respondente ao que é esperado dele, é uma peça numa máquina planejada e controlada, desempenhando uma função que, espera-se, seja realizada de maneira eficiente.
  Desta forma o ser humano é determinado por fatores externos, ou seja, consequência das influências ou forças existentes no meio ambiente.
 - Homem no planejamento de contingências criado por Skinner
R -
1. Determinado pelo ambiente;
2. Transferência de controle para o próprio sujeito (auto controlável);
1. A realidade é um fenômeno objetivo;
2. O meio pode ser manipulado: contingencias de reforço.
- O que é cultura?
R –
Cultura: um conjunto de contingências de reforço, usos e costumes dominantes que se mantém através dos tempos (inquestionáveis);
 - Sociedade e cultura no planejamento de contingências criado por Skinner
R -
✘ Individuo passivo, uma peça da máquina realizando sua função da maneira que se espera: eficiente.
✘ Resultado da experiência;
✘ Não se preocupou com os processos intermediários e sim com o controle do comportamento observável (não nega esses comportamentos encobertos);
Defende-se a formação de um padrão de comportamento resultante da interação entre homem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.