A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
QUESTOES PROVA PDTA

Pré-visualização | Página 9 de 11

dificuldades à criança e à classe. A partir dos estudos sobre Inteligência Emocional, de que maneira a professora deveria agir frente a esta situação? Assinale a correta:
A-Não dar muita importância ao fato, pois esta fase de luto é necessária e passageira;
B-Aceitar o sentimento da criança e deixá-la chorar o quanto precisar. Impor limites à expressão da tristeza poderá gerar ainda mais problemas emocionais à criança.
C-Impedir que Karen fique chorando tanto, uma vez que isto acaba expondo-a diante do grupo.
D-Pedir aos pais que orientem a criança a controlar-se ao menos na escola, pois isto trará prejuízos ao seu rendimento escolar.
E-Mostrar-se empático e orientá-la, impedindo à expressão de tristeza da criança.
RESPOSTA B: Aceitar o sentimento da criança e deixá-la chorar o quanto precisar. Impor limites à expressão da tristeza poderá gerar ainda mais problemas emocionais à criança.
Leia com atenção o texto abaixo e assinale a alternativa correta:
Se aptidão acadêmica significa competência social, por que, então, as pessoas de maior aptidão não são, por uma larga margem, mais eficazes em conseguir melhores casamentos, em ter sucesso na criação dos filhos, em conquistar maior bem-estar físico e mental? (Epstein e Méier)
 
- Se aptidão acadêmica significa competência social, por que, então, as pessoas de maior aptidão não são, por uma larga margem, mais eficazes em conseguir melhores casamentos, em ter sucesso na criação dos filhos, em conquistar maior bem-estar físico e mental? (Epstein e Méier)
A qual das teorias estudadas esta questão nos remete?
A-Abordagem Inteligência Emocional
 B-Abordagem Psicanálise
C-Abordagem Sócio-Construtivista
 D-Abordagem Construtivista
E-Abordagem das Inteligências Múltiplas
RESPOSTA A: Abordagem Inteligência Emocional
 - A Inteligência Emocional está ligada aos órgãos localizados no cérebro. Segundo Goleman a amígdala cortical funciona como um depósito da memória emocional. Uma pessoa que não possui esta amígdala apresenta o seguinte comportamento:
Assinale a alternativa correta:
A) É extremamente raivoso
B) Não apresenta qualquer reação emocional
C) Apresenta reações de medo
D) Chora com facilidade
E) Compreende os sentimentos dos outros
RESPOSTA B: Não apresenta qualquer reação emocional
- Quando se fala na relação afetiva e o processo pedagógico, temos vários teóricos que nos indicam o desafio de se trabalhar tal assunto e a indiferença ainda muito presente nas discussões sobre o tema. A ênfase ainda recai sobre os aspectos cognitivos, a didática do professor, a metodologia utilizada, as avaliações etc. Ignora-se que a afetividade está presente em todas as discussões sobre os mais variados temas levados para a escola, porém poucos entendem esse aspecto. Falar da afetividade pressupõe falar sobre as relações na sala de aula. Nesse sentido, um autor estudado nesse bimestre oferece contribuições importantes acerca do tema da afetividade, ao atribuir entre outras coisas, o papel do outro na construção da consciência que o sujeito faz de si.
A que autor se refere o fragmento acima?
Assinale a alternativa correta:
A ) Daniel Goleman
B ) Howard Gardner
C ) Jean Piaget
D ) Carl Rogers
E ) Paulo Freire
RESPOSTA A: Daniel Goleman
 - A Epistemologia Genética de Jean Piaget está pautada na epistemologia:
Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA D: interacionista
- Para Piaget o sujeito epistêmico é:
Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA D: O sujeito do conhecimento, aquele que busca conhecer.
 - Leia a situação abaixo e responda:
Dois professores travam o seguinte diálogo:
Professor A: O Fábio não vai conseguir aprender isso, sabe, ele tem uma limitação e não há nada que possa ser feito, acho que temos que respeitar o seu limite e avaliar suas provas de acordo com isso.
 Professor B: Eu acho que não, acho que devemos procurar uma forma de auxiliá-lo a construir o conhecimento, criar situações-problema que possibilitem o desenvolver sua inteligência.
 Sob o ponto de vista da inteligência, verificamos que os professores têm idéias diversas.
 Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA C: O professor A é inatista e o professor B é construtivista
-Leia com atenção a afirmação desta professora em relação aos seus alunos e responda a questão:
Nem todos irão aprender, porque uns nascem mais limitados, nós sabemos disso... Não há como fazer uma criança com o raciocínio pequeno ter grandes pensamentos e isso vem dos pais, né... É herança biológica... Não tem jeito...
 Esta afirmação está orientada por qual vertente epistemológica?
 Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA E: Inatismo
- A Inteligência Emocional está ligada aos órgãos localizados no cérebro. Segundo Goleman a amígdala cortical funciona como um depósito da memória emocional. Uma pessoa que não possui esta amígdala apresenta o seguinte comportamento:
Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA B: Não apresenta qualquer reação emocional
-Leia com atenção a afirmação abaixo e responda a questão:
A equipe técnico-pedagógica de uma Escola Infantil tem se preocupado muito quanto à elaboração do currículo escolar. O estabelecimento de metas tem sido cuidadosamente elaborado, de tal modo que os alunos não fiquem entediados com tarefas muito simples, nem se sintam incompetentes diante de trabalhos que não conseguem compreender.
 Qual o conceito mais importante a permear esse trabalho a partir da teoria da inteligência emocional?
 Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA D: Elaborar um currículo que auxilie no desenvolvimento emocional de cada aluno.
- Leia o fragmento abaixo e responda a questão:
Num certo sentido, temos dois cérebros, duas mentes e dois diferentes tipos de inteligência: racional e emocional. Nosso desempenho na vida é determinado pelas duas, não apenas o QI mas a inteligência emocional também conta .
 Esse texto corresponde a que teórico estudado no curso:
 Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA E: Daniel Goleman
 - Leia o fragmento abaixo e responda a questão:
Um dos maiores especialistas em violência entre estudantes diz que a omissão dos educadores é fator decisivo para o aumento de casos. Quem pensa que o universo infantil é povoado exclusivamente de inocência, ingenuidade e ausência de maldade sente um baque cada vez que notícias sobre bullying \u2013 quando crianças agridem verbalmente, fisicamente e psicologicamente seus colegas \u2013 são divulgadas. Nessas últimas semanas, os casos se intensificaram. Em março, a princesa Aiko, filha de oito anos do herdeiro do trono no Japão, o príncipe Naruhito, faltou seis dias na escola por causa de dores de estômago e ansiedade depois de ser zombada pelos coleguinhas. Semanas depois, nove adolescentes foram indiciados após o suicídio de uma garota de 15 anos supostamente motivado por bullying nos Estados Unidos. E, desde o início de abril, o País de Gales investiga 23 crianças em caso de agressões e abusos sexuais contra uma colega de classe. Detalhe: algozes e vítima têm apenas seis anos. Isso para ficar nos casos que ganharam os holofotes. (Revista Istoé -Entrevista, 21/4/2010).
 
Para Daniel Goleman desde muito cedo as emoções devem ser trabalhadas com o objetivo de permitir seu desenvolvimento em direção ao controle. Nesse sentido, qual a região do cérebro responsável pela organização das emoções:
 Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA A: Amígdala
 - De acordo com a abordagem da Inteligência Emocional, pode-se afirmar:
I-        A escola deve aproveitar as oportunidades para ajudar os alunos a transformarem momentos de crise pessoal em lições de competência emocional.
II-       A alfabetização emocional implica um mandado ampliado para as escolas, entrando no lugar de famílias que falham na socialização das crianças.
III-     A alfabetização emocional é importante, porém desvinculada do aproveitamento acadêmico dos alunos e do desempenho da escola.
  Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA D: São verdadeiras as frases I e II.
INTELIGÊNCIA MÚLTIPLAS
- O que é a teoria da inteligência múltipla?
R –
• A teoria das inteligências múltiplas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.