Buscar

Questão Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão Discursiva 
Renata Barcelos Pastorini Faria
QUESTÃO
Imagine que a sociedade Trigo Dourado Ltda. produtora de trigo, esteja precisando de recursos financeiros para a aquisição de máquinas agrícolas que facilitará a colheita do trigo, reduzindo o tempo em ½ do tempo atualmente gasto.
Como a sociedade não possui recursos, esta procura o seu maior cliente e propõe a emissão de uma Cédula de Produto Rural (CPR) com a promessa de entrega do produto, sua indicação e as especificações de qualidade e quantidade. Em contrapartida o valor das mercadorias seria paga imediatamente, o que possibilitaria a sociedade adquirir as máquinas necessárias.
Como garantia à CPR foi dado em alienação fiduciária as máquinas que seriam adquiridas. Ato contínuo foram realizados os registros necessários nos cartórios competentes.
 Antes do vencimento do título o beneficiário endossou em preto a CPR à sociedade Bolos  
Caseiros Ltda. que passou a ser o legítimo portador.
Na data do vencimento do título, de quem o legítimo portador poderá exigir a entrega dos produtos? Se os bens alienados fiduciariamente sofrerem perda, deterioração ou qualquer forma de diminuição de seu valor, o que o legítimo portador poderá exigir? Os bens dados em alienação fiduciária poderão ser penhorados?
RESPOSTA
No caso pode-se afirmar que o beneficiário tem direito de solicitar a concessão dos automóveis apenas da Sociedade Trigo Dourado Ltda. Conforme a lei da Cédula de Produto Rural a função do avalista é direcionada somente aos bens e não inclui a transferência e envio dos mesmos. Sendo assim, o beneficiário só poderá ir atrás da Sociedade Trigo Dourado Ltda, o devedor principal, não podendo envolver seu avalista na situação. Podendo ele fazer o pedido da baixa dos valores dos bens, por meio de uma ação judicial, levando em consideração que os bens que foram alienados não poderão ser penhorados, apenas o dinheiro dos mesmos.

Outros materiais