Buscar

Prova Ergonomia e fisioterapia do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1 (Discursiva)
• Uma boa ferramenta para avaliação de mobiliário é o check-list de Couto, no qual verifica-se a condição ergonômica de forma rápida e prática. Avalie esta mesa segundo este instrumento. Segue algumas informações deste móvel: medidas mínimas de 580mm (profundidade) x 700mm (largura) e altura da mesa entre 620mm.
mesa a.pdf 
PERGUNTA 2 (Discursiva)
Uma boa ferramenta para avaliação de mobiliário é o check-list de Couto, no qual verifica-se a condição ergonômica de forma rápida e prática. Avalie esta cadeira segundo este instrumento. Segue algumas informações deste móvel: A maciez não é adequada, o tecido não permite transpiração, a altura não é compatível com pessoas menores que 1,50m de estatura, tem uma boa largura, o apoio dorsal oferece um apoio estável, os rodízios são muito leves, os braços dificultam a aproximação da mesa.
checklist_escritorio _1_.pdfCadeira A.pdf 
1 pontos 
PERGUNTA 3
Avalie, com base na NR 17, se os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:
I.Altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida.
II.Características de bom conforto na base do assento.
III.Borda frontal pontiaguda.
IV.Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
Estão corretos os requisitos:
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, e IV.
1 pontos 
PERGUNTA 4
A NR 17 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) elaborada em 1878 estabelece as condições ambientais de trabalho, que devem estar adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. A ergonomia divide-se em três segmentos distintos: de correção; de concepção; e, de conscientização. Com base nesses segmentos, marque a alternativa INCORRETA.
Ergonomia cognitiva: contempla os processos mentais dos trabalhadores em situação de trabalho.
Ergonomia Física: diz respeito às características Humanas anatômicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a atividade física
Ergonomia organizacional: aborda a otimização dos sistemas sociotécnicos, ou seja, a estrutura organizacional, regras e processos, a empresa, missão, política etc.
Ergonomia Física: A Fisioterapia pode atuar plenamente gerando as adaptações do trabalho e equipamentos ao trabalhador.
Ergonomia cognitiva: contempla os processos manuais dos trabalhadores em situação de trabalho.
1 pontos 
PERGUNTA 5
Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. Este termo se originou a partir do grego ergon, que significa "trabalho", e nomos, que quer dizer "leis ou normas. Desta forma, pode-se afirmar que:
Tem uma acepção bastante ampla, abrangendo não apenas aqueles executados com máquinas ou equipamentos, mas também trabalhos manuais, independente da forma de concepção deve-se adaptar o homem ao trabalho, equipamento ou máquina.
É o conjunto dos conhecimentos científicos relacionados ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência, buscando a adaptação do trabalho ao homem.
Estudar a adaptação do homem ao trabalho, sendo que o trabalho, é toda a situação em que ocorre o envolvimento entre o ser humano e a atividade produtiva.
Inadequações às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho executado.
As atividades laborais não necessitam se adequar às características antropométricas dos trabalhadores pois as adptações destes são naturais
1 pontos 
PERGUNTA 6
Em conformidade com a NR 17, os equipamentos dos postos de trabalho devem prioritariamente atender:
Certificados pelo INMETRO quanto à segurança e à durabilidade.
Certificados pelo Ministério do Trabalho sob os aspectos de segurança e conforto.
Certificados pelo INMETRO quanto à ergonomia e às condições de mobilidade para facilitar a execução de tarefas.
Além das certificações do INMETRO e determinações da NR17, devem ser Adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho executado.
Capazes de se adequar às características antropométricas de 100% dos trabalhadores.
1 pontos 
PERGUNTA 7
Um colaborador pode trabalhar até 2.030 horas por ano, o que significa, muitas vezes, que ele acaba passando mais horas por dia na empresa do que em sua própria casa. Nesse cenário, a ergonomia no trabalho é uma grande aliada da empresa, uma vez que consegue tornar essas horas de trabalho mais produtivas. Diante de um cenário econômico instável como esta pandemia que estamos vivenciando, a produtividade e o bom desempenho dos colaboradores fazem toda a diferença para manter a lucratividade do negócio. Assim sendo pode-se considerar com objetivos da ergonomia:
Não participar de implementação de novas tecnologias nas organizações e sua adaptação às capacidades e habilidades da força laboral existente.
Adaptar o local e as condições de trabalho em relação às características do trabalhador
Não participar da compra de máquinas, equipamentos ergonômicos e outros materiais.
Identificar, analisar e tratar comorbidades ocupacionais.
Gerar laudor ergonômicos para a segurança do trabalho
1 pontos 
PERGUNTA 8
No atual contexto socioeconômico houve um aumento preocupante da prevalência dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), que passaram a receber maior atenção das empresas, organizações de saúde e do Estado. Para reduzir o alto absenteísmo, mas principalmente visando a saúde do trabalhador, deve-se enfatizar avaliação, tratamento e prevenção da ocorrência de DORT. Nesse aspecto, a Fisioterapia do trabalho assume um papel importante na otimização da relação homem-trabalho. Ao empregador cabe recorrer:
Análise ergonômica do trabalho para avaliar a adaptação das condições laborais às características psicofisiológicas do empregado.
Criação de um setor de reabilitação dentro da própria empresa para facilitar a adesão ao tratamento e reingresso rápido a atividade produtiva.
Fomento de atividades recreacionais no horário de trabalho afim de diminuir o nível de estresse diário.
Diminuição da jornada de trabalho para inimizar a estafa mental e física.
Inserir programas isolados de reabilitação no decorrer de episódios de DORT
1 pontos 
PERGUNTA 9
A lombalgia é um sintoma de etiologia multifatorial, acomete ambos os sexos e apresenta alta incidência na população economicamente ativa, incapacitando temporária ou definitivamente para execução das atividades profissionais. Quando persiste por mais de seis meses é caracterizada como dor crônica, tornando-se um problema de saúde pública por interferir nas relações sociais, econômicas, profissionais e culturais. Afeta mais de 70% dos indivíduos em alguma época de suas vidas. No cenário mundial, apresenta uma prevalência média de 23,5%. O homem moderno permanece, em média, um terço da sua vida na postura sentada, o que pode acarretar alterações biomecânicas, como desequilíbrio muscular entre força extensora e flexora do tronco e diminuição da estabilidade e mobilidade do complexo lombo-pelve-quadril, responsáveis pelo desenvolvimento de dores na porção inferior da coluna. A limitação funcional e as desabilidades laborais geradas pelo desconforto físico, fazem com que a lombalgia seja considerada uma das principais causas de afastamento do trabalho e gastos com despesas médicas, interferindo diretamente na qualidade de vida dos indivíduos sintomáticos (Barros, 2011). A fim de tentar minimizar este risco ocupacional a melhor ação deve ser:
Dispor de vários recursos da fisioterapia que auxiliam no controle do quadro álgico e na re-educação funcional dessas disfunções, promovendo bem estar físico, mental e social e favorecendo o retorno às atividades cotidianas e laborais.
Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para estaposição, para assim, estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Solicitar avaliação médica para a prescrição de analgésicos e relaxantes musculares.
Providenciar cadeiras e mesas novas, modernas e tecnológicas para deixar o ambiente mais confortável independente das características psicofisiológicas dos trabalhadores.
Potencializar as funções psicofisiológicas dos trabalhadores, melhorar o mobiliário, equipamentos, fatores ambientais e reabilitação fisioterapêutica.
1 pontos 
PERGUNTA 10
Com relação a Ergonomia, sobre o mobiliário dos postos de trabalho, conforme a NR 17 que trata deste assunto, para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos, EXCETO:
Ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento.
Ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador.
Obedecer as requisições em conformidade com o sindicato da classe.
Ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.
Proporcionar conforto segurança e aumento de desempenho.

Continue navegando