A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
Sexualidade Humana

Pré-visualização | Página 1 de 7

Questão 1/10 - Sexualidade Humana
Leia o seguinte texto:
"Assim, o sexo biológico masculino tem as características externas masculinas e a sua correspondência nos órgãos sexuais masculinos. O mesmo acontece no sexo biológico feminino. Contudo, o sexo biológico pode ser variado, pois a própria natureza se encarrega de algumas mudanças". 
Após a avaliação, caso queira ler o texto na integra, ele está disponível em: Rafart, Maria. Sexualidade humana. Curitiba: InterSaberes, 2020, p.22.
Considerando o texto-base e os elementos estudados no livro-base Sexualidade Humana, marque a alternativa que apresenta corretamente o que significa ser uma pessoa intersexo
Nota: 10.0
	
	A
	Quando um indivíduo por exemplo, do sexo feminino, possui vagina e um protopênis.
Você acertou!
Comentário: Esta alternativa está correta pois, quando, por exemplo, "esperamos que um indivíduo seja fêmea porque possui vagina, pode ser que observemos (ainda que na vida adulta) que essa pessoa apresenta um protopênis, órgão que ainda não se desenvolveu completamente mas está lá, à guisa de genitália. Tecnicamente, isso faz do indivíduo um ser intersexo". (livro-base, p.22)
	
	B
	Quando um indivíduo possui apenas pênis ou vagina
	
	C
	Quando um indivíduo possui apenas vagina.
	
	D
	Quando um indivíduo sente atração pelo mesmo sexo.
	
	E
	Quando um indivíduo possui apenas pênis.
Questão 2/10 - Sexualidade Humana
Leia o seguinte texto:
“Considerado como a prática sexual entre membros de uma mesma família, é proibido em praticamente todas as sociedades; logo, a óbvia condenação social acaba por intimidar esse tipo de prática”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto na integra: Rafart, Maria. Sexualidade humana. Curitiba: InterSaberes, 2020.
Considerando o texto-base e os elementos estudados no livro-base Sexualidade Humana, marque a alternativa que apresenta corretamente o termo usado para as práticas sexuais realizadas entre membros da mesma família.
Nota: 10.0
	
	A
	Libido
	
	B
	Incesto
Você acertou!
Comentário: esta alternativa é correta pois de acordo com o livro base “O incesto, por exemplo, considerado como a prática sexual entre membros de uma mesma família, é proibido em praticamente todas as sociedades; logo, a óbvia condenação social acaba por intimidar esse tipo de prática.” (livro-base, p.24)
	
	C
	Relações não incestuosas
	
	D
	Latência
	
	E
	Relações fálicas
Questão 3/10 - Sexualidade Humana
Leia a seguinte citação
“Desconstruir essa lógica binária é um esforço e tanto. É algo tão incrustrado na mente das pessoas, tão petrificado nas concepções sociais que, para nos desfazermos dela, admitindo de forma espontânea e genuína as diferenças, temos ainda um longo caminho pela frente.” 
Após a avaliação, caso queira ler o texto na integra: Rafart, Maria. Sexualidade humana. Curitiba: InterSaberes, 2020. (p.31) 
Considerando o texto e os elementos estudados no livro-base Sexualidade Humana, por que o conceito moderno de gênero foi criado? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Para se opor ao determinismo biológico.
Você acertou!
Comentário: esta alternativa está correta pois, o conceito moderno de gênero foi criado para se opor ao determinismo biológico nas relações entre os sexos. Nesse momento, o conceito de gênero assume um caráter fundamentalmente social. Hoje, o gênero, como categoria de análise, inclui o feminino, o masculino e a transgeneridade, e tem a missão de propor uma transformação dos paradigmas tradicionais. (livro-base, p.31)
	
	B
	Para se opor à questão feminista.
	
	C
	Para se opor a questões de masculinidade.
	
	D
	Para se opor à questão de raça.
	
	E
	Para se opor à questão de sexualidade.
Questão 4/10 - Sexualidade Humana
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“De acordo com Freud [...], a identidade de gênero de uma criança se estabelece na medida em que ela interage e observa seus pais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rafart, Maria. Sexualidade humana. Curitiba -  PR: InterSaberes, 2020. p. 38. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Sexualidade Humana, marque a alternativa correta que menciona de que forma Freud denomina o pênis: 
Nota: 10.0
	
	A
	Falo. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "De acordo com Freud [...], a identidade de gênero de uma criança se estabelece na medida em que ela interage e observa seus pais. Ele coloca o falo (pênis) como centro dessa análise de identificação e de poder. A sociedade falocêntrica à qual seus estudos psicanalíticos se referem acaba por reproduzir os ditames das teorias biológicas sobre gênero e sexualidade, em que o poder masculino se impõe nas relações com as mulheres" (livro-base, p.38).
	
	B
	Complexo de castração.
	
	C
	Complexo de édipo.
	
	D
	Pênis.
	
	E
	Latência.
Questão 5/10 - Sexualidade Humana
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“[...] gênero é uma maneira de compreender a estrutura e o funcionamento das relações de poder de uma sociedade. É, portanto, um conceito que vem se adaptando às variações históricas das sociedades". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rafart, Maria. Sexualidade humana. Curitiba -  PR: InterSaberes, 2020. p. 26. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Sexualidade Humana, marque a alternativa correta que menciona como era utilizado o gênero no que tange a categorias de análise: 
Nota: 10.0
	
	A
	De um lado pelo viés biológico e anatômico, do outro, a Cultura e Sociedade.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Giffin [...] afirma que a nossa contemporaneidade ocorreu a partir de uma corrente denominada essencialismo biológico, quando o gênero passou a ser prioritariamente utilizado como categoria de análise das relações de poder: de um lado, os aspectos biológicos e anatômicos do corpo de cada um determinam o seu sexo; de outro, a cultura e a sociedade definem os papéis esperados de homens e mulheres – isso pode variar de sociedade para sociedade. Essa definição imposta pela sociedade se chama papel de gênero" (livro-base, p.26). 
	
	B
	De um lado pelo viés neurológico, do outro, a Cultura e Sociedade. 
	
	C
	De um lado pelo viés psicológico, do outro, a Sociedade.
	
	D
	De um lado parte da ausência da saúde mental, do outro a Cultura. 
	
	E
	De um lado pelo viés biológico e anatômico, do outro, a Cultura e Sociedade. 
Questão 6/10 - Sexualidade Humana
Leia a seguinte citação
“Assim, as coisas ditas 'de menino' e 'de menina' demonstram, ainda na tenra infância, as atitudes que socialmente são esperadas de cada um. Quando alguém cruza essa fronteira social, é considerado desviante.” 
Após a avaliação, caso queira ler o texto na integra: Rafart, Maria. Sexualidade humana. Curitiba: InterSaberes, 2020. (p.31) 
Considerando o texto e os elementos estudados no livro-base Sexualidade Humana, no que resultam os estudos de gênero? Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Campo de pesquisa acadêmico-pedagógica
	
	B
	Campo de pesquisa acadêmico-psicológica
	
	C
	Campo de pesquisa acadêmico-interdisciplinar 
Comentário: esta alternativa está correta pois, "Os estudos de gênero resultam, atualmente, em um campo de pesquisa acadêmica interdisciplinar que procura compreender as relações de gênero na cultura e sociedade humanas. A interdisciplinaridade é fundamental para podermos integrar os elementos multifacetados que compõem grande parte da sexualidade humana." (livro-base, p.31)
	
	D
	Campo de pesquisa acadêmico-sociológica
	
	E
	Campo de pesquisa acadêmico-filosófica
Questão 7/10 - Sexualidade Humana
Leia a seguinte citação
“Essa concepção biológica de gênero revela um rígido binarismo: macho/homem ou mulher/fêmea. Sob essa ótica, homem e mulher deveriam ser heterossexuais, a fim de garantir a reprodução da espécie, sendo as demais variações de conduta consideradas 'desviantes'. Essa perspectiva é denominada de heteronormatividade compulsória de gênero”.
Após a avaliação,