Buscar

1/2020 PROJETO INTERDISCIPLINAR II EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS PEDAGÓGICAS AVALIAÇÕES


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO SUPLEMENTAR
Nota: 10,00/10,00
1. Como se chama a tendência em que o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, para isso, devendo organizar de forma a retratar, tanto quanto possível, a vida; e em que todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento?
a. Tendência liberal tecnicista.
b. Progressista libertária.
c. Liberal renovada não diretiva.
d. Progressista libertadora.
e. Liberal renovada progressivista.
2. Podemos dizer que os projetos de trabalho fazem parte de uma tradição na escolaridade favorecedora da pesquisa da realidade e do trabalho ativo por parte do aluno. Por isso, é estranho que, em certas ocasiões, confunda-se, pareça ser o mesmo que o que se persegue em outras modalidades de ensino como uma Unidade Didática, um Centro de Interesse ou um Estudo Ambiental. Há uma série de características que podem ser consideradas comuns, sendo assim o que têm em comum os projetos de trabalho com outras estratégias de ensino:
I - Vão além dos limites curriculares (tanto das áreas como dos conteúdos).
II - Os temas selecionados não são apropriados aos interesses e ao estado de desenvolvimento dos alunos
III - Deve ser feito algum tipo de pesquisa. 
IV - Necessita-se trabalhar estratégias de busca, ordenação e estudo de diferentes fontes de informação
V - Implicam atividades individuais, grupais e de classe, em relação com as diferentes habilidades e conceitos que são aprendidos.
a. III e II
b. II e IV
c. I, III, IV e V
d. I, II e III
e. II, IV e V
PROVA REGULAR
Nota: 10,00/10,00
1. Elabore um texto explicando o conceito de aula invertida. Faça uma reflexão a respeito dos movimentos desse tipo de aula e da sala de aula tradicional e aborde o papel do professor em sala de aula no atual cenário educacional. (15 a 20 linhas)
O modelo tradicional de ensino é caracterizado por aula expositivas, onde o professor apresenta o conteúdo, impõe atividades a serem feitas e o aluno é meramente um ser passivo, avaliado pelo conteúdo decorado. Este é o modelo adotado pela maior parte dos professores desde que o método foi consolidado pelos jesuítas na Idade Média.
A sala de aula invertida é justamente o que seu nome propõe: uma inversão do modelo tradicional. O conteúdo é estudado previamente à distância, utilizando materiais digitais como videoaulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns, etc. Em sala de aula o conteúdo é aprofundado e discutido entre os colegas, o professor traz temas complementares e desenvolve projetos específicos. Este modelo oferece diversas vantagens como o desenvolvimento da autonomia do aluno, maior flexibilidade e inclusão, otimização do tempo, conteúdos práticos, debates, etc.
A realidade é que é muito difícil despertar o interesse e a motivação nos alunos atualmente, e esse é um dos maiores desafios do professor hoje. A informação corre muito rápido e a tecnologia avança todos os dias, o que torna difícil manter o foco dos estudantes. Por isso, é importante mudar o modo de ensinar e enxergar a tecnologia como aliada, ao invés de tentar competir com ela. Obviamente, existem muitos desafios para colocar este método em prática, principalmente no Brasil. Mas estes desafios não podem se tornar empecilhos no trabalho do pedagogo.
2. Considerando que as pessoas vivem em uma sociedade conectada, o uso do celular em sala de aula exige que o professor atue de que forma ao utilizar esse recurso tecnológico? Assinale a alternativa correta.
a. O professor precisa atuar de forma autoritária, proibindo o uso do celular em sala de aula. O professor precisa atuar como um ser que está sempre no controle de todas as situações para poder proporcionar um ambiente favorável para o uso do celular como um recurso pedagógico que proporcione possibilidades de aprendizagem aos alunos.
b. O professor precisa ser flexível, de forma que controle o uso do celular na escola, evitando que os pais incentivem o uso desse recurso. Não há a necessidade de participação dos pais nesse processo de aprendizagem.
c. O professor precisa ser flexível, mediador, controlando o uso do celular, proibindo o uso em sala de aula sempre. Não se admite o uso desse dispositivo como instrumento de aprendizagem.
d. O professor precisa atuar de forma flexível, utilizando o celular como um recurso pedagógico, que pode contribuir para a aprendizagem do aluno. Sua atuação é como um mediador, orientador e flexível, proporcionando um ambiente favorável para o uso do celular como um recurso pedagógico que proporcione possibilidades de aprendizagem aos alunos.
e. O professor precisa atuar de forma autoritária, controlando o uso do celular para que a aula não vire uma bagunça. O professor não precisa atuar como um mediador, orientador e flexível, proporcionando um ambiente favorável para o uso do celular como um recurso pedagógico que proporcione possibilidades de aprendizagem aos alunos.

Continue navegando