A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
regras futebol

Pré-visualização | Página 1 de 1

Regras Do Futebol
Regra número 1- O campo de jogo
A superfície do campo deve ser toda de grama natural ou se o regulamento da competição permitir, de grama sintética a qual deve seguir um padrão de qualidade estabelecido pela FIFA. Deve manter um padrão de espaçamento e formato do campo utilizado para a prática do futebol. O campo deve ser de um formato retangular, a qual não ofereça nenhum tipo de risco, essas marcações em campos de grama natural podem ser feitas com grama sintética. Medindo no máximo 120 metros e no mínimo 90 metros de comprimento, já a sua largura deve ser no máximo 90 metros e no mínimo 45 metros. O campo é dividido em duas metades por uma linha de meio de campo, o meio de campo é marcado com um ponto situado no meio dessa linha onde é feito um círculo em volta com raio de 9,15 metros aproximadamente. A medida da grande área é de em média 40,32 metros de comprimento, a medida do arco (gol) é de 7,32 metros de comprimento e 2,44 de altura.
Regra número 2- A bola
A bola é esférica, deve ser feita com um material apropriado, circunferência máxima de 70cm e no mínimo 68cm, ter o peso máximo de 450g e o mínimo de 410g no começo do jogo com pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosferas. Caso aconteça de a bola ficar defeituosa durante o jogo, é parado e recomeçado com a bola no chão, se ocorrer durante uma marcação, tiro de meta, arremesso lateral, pênalti, tiro de canto e tiro livre, deve ser repetida. 
Regra número 3- Os Jogadores
As partidas só podem ser iniciadas por duas equipes, contendo 11 jogadores de cada equipe em campo. Uma partida não começa com 7 jogadores ou menos em campo. A respeito das substituições, são permitidas até 5 trocas de jogadores num jogo. Quando um jogador é expulso, a equipe continua com 10 jogadores até o fim do jogo.
Regra número 4- O equipamento dos jogadores
Os equipamentos obrigatórios dos jogadores são: Camisa com manga, calção, meias longas (meião), Chuteira, Caneleira. Os Jogadores não devem utilizar objetos que sejam perigosos em jogo, como anel, pulseiras de metal pesado, relógios, correntes de pescoço, pois isso pode resultar em alguma lesão mais séria no próprio jogador ou em seus companheiros e adversários. Os uniformes das equipes devem ser de cores diferentes para não confundir os jogadores em campo. Todos os jogadores passam por uma inspeção antes de entrar em campo, para que nenhum deles entre em campo com algum objeto proibido.
Regra número 5- O Árbitro
O jogo é acompanhado por um árbitro, que é a autoridade máxima em campo, é ele que dita as regras, deve ser respeitado pelos jogadores, deve punir os jogadores se necessário.
Regra número 6- Os outros oficiais de arbitragem
Além do árbitro, em um jogo pode-se ter até 7 assistentes (2 assistentes de campo conhecidos como bandeirinhas, quarto árbitro, 2 suplentes adicionais, 1 assistente reserva, 1 árbitro de vídeo e mais um assistente), eles ajudam o árbitro principal a tomar decisões em campo.
Regra número 7 – Duração do jogo
A duração do jogo ocorre em dois tempos, os quais cada um possui 45 minutos, os acrécimos só acontecem se o jogo for pausado por conta de substituições, quando um médico entra para avaliar um jogador por lesão, quando um jogador é retirado de maca de dentro do campo, checagem do VAR, ou por outro tipo de interrupção de jogo.
Regra número 8 - O início e o reinício do jogo 
O tiro de inicio de jogo ocorre no começo de cada tempo de jogo, com a bola no chão no meio do campo. Cada vez que a bola sai pela lateral, o jogador pode pega a bola com as mão, e com os dois pés colados ao chão ele pode recolocar a bola em jogo. Qando a bola sai pela linha de fundo após um tiro ao gol, o goleiro deve posicionar a bola no chão dentro da pequena área e dar um chute repondo a bola em jogo, mas se após o tiro a bola tocar em um jogador do time adversário, é marcado escanteio e a bola deve ser reposta por um jogador com a bola ao chão com um tiro de canto. Quando acontecem infrações como faltas a bola também deve ser colocada no chão para a cobrança da mesma.
Regra número 9 - A bola em jogo e fora de jogo
A bola fica fora de jogo quando a mesma passa pela lateral ou pela linha de meta ou quando o arbitro para o jogo. Fora essas situações a bola está em jogo.
Regra número 10 - Determinação do resultado de um jogo
O gol só vale quando a bola passa por debaixo das traves, na linha de meta, a bola deve ultrapassar totalmente a linha de meta por debaixo das traves, caso aconteça do árbitro assinalar gol e a bola não utrapasse a linha de meta o jogo deve ser reiniciado com bola ao chão. Uma equipe só vence o jogo caso tenha marcado mais gols que a equipe adversária, se houver o mesmo numero de gols é considerado empate. 
Regra número 11- Impedimento
É quando qualquer parte do corpo do jogador está a frente do penúltimo jogador do time adversário na metade do campo adversário. Se o jogador estiver na mesma linha que o penúltimo jogador o time adversário não é considerado impedimento. Quando o jogador está impedido, o árbitro assistente (bandeirinha) deve aguardar a jogada terminar ou levantar imediatamente a bandeira, para paralisar o jogo, pois o jogador estava em posição irregular. Não é impedimento quando a bola é reposta pelas laterais ou tiros de meta ou tiros de canto. Caso o arbitro pare o jogo por causa da infração, a bola de ver reposta por um tiro livre indireto que deve ser cobrado de onde a infração foi marcada.
Regra número 12 - Faltas e incorreções
Os tiros livres diretos ou indiretos só podem ser marcados se a bola estiver em jogo. Se um jogador cometer falta fora da area em outro da equipe adversária o juiz irá parar o jogo e assinalar tiro livre direto ou indireto, se for dentro da área será marcado pênalti. Dependendo da violência da falta o árbitro pode punir o jogador com cartão vermelho ou amarelo.
 
Regra número 13 - Tiros livres 
Podem ser diretos ou indiretos, devem ser cobrados onde o árbitro assinalou a infração, o jogador adversário não pode estar muito próximo da bola na hora da cobrança, caso tenha atrapalhado a cobrança o jogador pode repetir a cobrança.
Regra número 14 - Tiro Pênalti
Acontece quando um jogador sofre falta dentro da área, após o mesmo levar perigo ao time adversário. A bola deve ser colocada na marca do pênalti, e somente o jogador que irá cobrar o pênalti e o goleiro podem ficar dentro da área, e os demais fora dela. O goleiro deve ficar em cima da linha de meta ou atrás dela, caso se antecipe, o arbitro pode pedir para o jogador repetir a cobrança. 
Regra número 15 – O arremesso lateral
As cobranças laterais na maioria das vezes devem ser cobradas pelos laterais, o jogador deve estar com os pés colados ao chão, a bola nas mãos acima da cabeça com os braços esticados. Os jogadores adversários devem manter uma certa distância, para que a bola seja reposta em jogo.
Regra número 16 - Tiro de meta
O tiro de meta é marcado quando a bola ultrapassa a linha de meta pelo chão ou pelo ar depois de ser tocado por último por um jogador da equipe atacante sem que tenha sido marcado o gol. A bola deve estar imóvel, no chão dentro da pequena área e pode ser cobrado pelo goleiro ou por algum outro jogador. Os jogadores adversários devem permanecer fora da grande área durante a cobrança do tiro de meta.
Regra número 17- O tiro de canto
O tiro de canto será marcado quando a bola ultrapassar por completo a linha de meta sendo tocada por último por um jogador da equipe defensora. A bola deve ser colocada na área de canto mais próxima do local onde a bola saiu pela linha de meta. A bola deve estar imóvel e pode ser tocada perto ou lançada até a área para um possível cabeceio para o gol.