A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol 1 - Socorros de Urgência - Nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Socorros de Urgência
Leia a citação:
“Algumas atividades apresentam maior probabilidade de causar acidentes, podendo acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. Dessa forma, quem estiver mais perto é que vai (ou deveria) prestar os primeiros socorros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 2. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2, assinale a alternativa que indica corretamente uma das ações que deve ser realizada no primeiro contato com uma possível vítima:
Nota: 10.0
	
	A
	Sair correndo e deixar de prestar socorro.
	
	B
	Retirar a vítima do local.
	
	C
	Não fazer nada que não se sinta preparado para fazer.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Por mais difícil que possa parecer, às vezes essa pessoa será a única opção para a vítima naquele momento. Assim, é necessário: sempre fazer uma análise detalhada da cena; ficar atento(a) em relação à própria segurança; não fazer nada que não se sinta preparado para fazer; ligar para o serviço especializado – SAMU ou Corpo de Bombeiros Militar” (texto-base, p. 2).
	
	D
	Ligar para o advogado da vítima.
	
	E
	Levar a vítima imediatamente para o pronto atendimento.
Questão 2/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada para auxiliar a desobstrução de vias aéreas por corpo estranho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 6. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 3 sobre a manobra de Heimlich, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A manobra de Heimlich é uma série de compressões a nível inferior do abdômen.
	
	B
	As compressões fazem com que o diafragma abaixe, forçando o ar entrar dos pulmões.
	
	C
	É preciso repetir as compressões abdominais por apenas uma vez.
	
	D
	Espera-se que o movimento da tosse empurre o ar através da traqueia, expulsando o corpo estranho para a cavidade oral e liberando as vias aéreas superiores.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Consiste na realização de uma série de compressões a nível superior do abdômen, mais precisamente abaixo do esterno. Isso faz com que o diafragma levante de forma a forçar o ar a sair dos pulmões para criar uma tosse artificial, e espera-se que o movimento da tosse empurre o ar através da traqueia, expulsando o corpo estranho para a cavidade oral e liberando as vias aéreas superiores. Dessa forma, você deve repetir as compressões até que o objeto seja expelido da via aérea ou a vítima pare de responder (desmaiar). Aplique cada nova compressão com um movimento distinto e separado para aliviar a obstrução” (texto-base, p. 6).
	
	E
	Aplique a compressão, com um movimento contínuo, na direção do coração.
Questão 3/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“A PCR representa uma emergência extrema e pode levar a lesão cerebral irreversível e óbito, caso nenhuma medida seja tomada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 8. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre a parada cardiopulmonar, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A parada cardiopulmonar é a ausência de atividade mecânica cardíaca, havendo ausência de pulso detectável e responsividade.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “PCR, ou parada cardiopulmonar, é a ausência de atividade mecânica cardíaca, havendo ausência de pulso detectável e responsividade, apneia ou respiração dificultosa, agônica e ofegante. Outro termo comumente utilizado é parada cardíaca, porém este se refere a um paciente que não está respirando e não tem pulso palpável” (texto-base, p. 8).
	
	B
	Parada cardíaca ocorre quando o paciente está respirando e com ausência de pulso palpável.
	
	C
	A parada cardiopulmonar é considerada apenas em apneia ou respiração dificultosa.
	
	D
	A parada cardiopulmonar é a ausência de atividade pulmonar, havendo percepção de pulso detectável.
	
	E
	A parada cardíaca se refere a um paciente que está em apneia e com pulso palpável.
Questão 4/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto:
“[...] contusões apresentavam maior incidência, principalmente em virtude das atividades recreativas e competitivas que costumavam acontecer nas aulas de educação física”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2 sobre os acidentes recorrentes no ambiente escolar, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	São comuns na adolescência, pois o nível de prática esportiva aumenta e os riscos são mais evidentes.
	
	B
	Ocorrem com maior incidência entre os 7 e 10 anos de idade, pois as brincadeiras são mais agressivas.
	
	C
	Os acidentes são comuns em todas as fases da vida escolar.
	
	D
	Os acidentes são mais comuns quando a criança está na fase das descobertas, dos 0 aos 6 anos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “De acordo com Cabral e Oliveira [...], os acidentes na escola são mais comuns quando a criança está na fase das descobertas, dos 0 aos 6 anos. Isso não significa que a partir dessa idade não existam riscos” (texto-base, p. 5).
	
	E
	São comuns apenas de 1 a 2 anos de idade, fase em que as crianças estão aprendendo a andar.
Questão 5/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“São vários os serviços e atendimentos realizados pela atenção básica. Esses serviços são descentralizados e podem ocorrer em Unidades Básicas de Saúde – UBS [...] ou Unidades de Estratégias de Saúde da Família – ESF”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente a prioridade à atenção básica em saúde:
Nota: 10.0
	
	A
	Atendimento prioritário por ordem de chegada.
	
	B
	Assistência em primeiro nível de atenção à saúde (atenção primária).
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Atenção básica em saúde – assistência em primeiro nível de atenção à saúde (atenção primária)” (texto-base, p. 4).
	
	C
	O atendimento básico em saúde é função dos profissionais da farmácia.
	
	D
	A atenção básica à saúde deve acontecer na escola.
	
	E
	Atenção prioritária a idosos.
Questão 6/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto:
“Esses são alguns questionamentos que devemos fazer antes de realizar qualquer atividade, desde as mais simples até as mais elaboradas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2, assinale a alternativa que indica corretamente um dos cuidados na elaboração de uma possível atividade:
Nota: 10.0
	
	A
	Não realizar nenhuma atividade em locais onde não há sinal de Wi-Fi ou celular.
	
	B
	Realizar um checklist contemplando informações como existência ou não de animais peçonhentos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Assim, antes de realizar qualquer atividade, deve-se observar: O local é seguro? São