Buscar

QUESTIONARIO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais termos podemos definir a Inovação Tecnológica baseada no Conhecimento (Várias respostas corretas).
Bioprocessos (CERTA)
Bioinformática(CERTA)
Produção de etanol por cana-de-açúcar
Descoberta da estrutura do DNA por Watson e Crick
Apresente uma diferença entre microbiologia industrial e microbiologia médica.
RESP (GLEYSSY): Microbiologia Médica estuda os microrganismos causadores de doenças em humanos e animais. Por exemplo, pelo uso da engenharia genética, para a prevenção de doenças, no entanto trabalha-se em escala laboratorial. Já a microbiologia industrial trabalha em uma escala industrial, ou seja em grandes quantidade, pois o principal objetivo é o interesse comercial como fármacos.
RESP (ALINE): A microbiologia medica estuda métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, contribuindo para garantir o retorno à saúde do paciente, trabalhando em uma escala menor, escala laboratorial. Na microbiologia industrial a motivação imediata é o lucro e a geração de riqueza, em escala em que os micro-organismos são manipulados, Em microbiologia industrial, a escala é grande e os organismos podem ser cultivadas em fermentadores.
Quais etapas de um processo fermentativo devemos adotar durante o downstream?
RESP: Separação de células, separação/purificação de produto, remoção das células, técnica seletiva, propriedades químicas semelhantes, filtração, centrifugação.
Cite um exemplo de bioproduto e qual ou quais estratégias de purificação devem ser adotadas.
RESP (GLEYSSY): A cerveja é um bioproduto, as principais etapas de purificação, logo após da fermentação ocorre a filtração dos resquícios de levedura, ocorre também a estabilização, clarificação e a carbonatação.
RESP (ALINE): na produção de um etanol de mesocarpo de babaçu por exemplo, antes da fermentação realiza-se processos como liquefação e hidrólise e após a fermentação ocorre separação de sólidos por centrifugação, uma destilação, redestilação para a obtenção do etanol.
Quais produtos biotecnológicos podem ser produzidos e apresente a localização dos mesmos em uma fermentação.
RESP: A cerveja é um produto onde a fermentação é localizada no meio intracelular, no citosol neste caso.
Qual foi o marco histórico considerado o nascimento da microbiologia. *
Produção de cerveja pelos Egípcios
Pesquisas de Pasteur
Descoberta de antibióticos por Fleming
Descoberta da estrutura do DNA por Watson e Crick
Defina Biotecnologia e apresente produtos derivados da clássica e moderna.
RESP (GLEYSSY): a biotecnologia é um conjunto de aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados com o intuito de promover o aprimoramento de técnicas em vários setores, processos e produtos que tenham uma função econômica e social. O queijo pode ser um produto tanto da biotecnologia clássica quanto da moderno, na clássica pois utiliza de um microrganismo para a fermentação do leite, porem com a chegada da biotecnologia moderna, no caso com o DNA recombinante utilizara-se de bactérias transgênicas para obter o coalho, que é uma enzima que corta as pontas das proteínas do leite. Sem as extremidades, as proteínas se juntam formando aglomerados, que facilita a separação do soro leite.
RESP (ALINE): É o uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade, técnicas que potencializam as melhores características das células, como a capacidades produtivas, e disponibiliza moléculas biológicas, como DNA e proteínas, para serem utilizadas. Na biotecnologia clássica tem produtos como o vinho, cerveja, pão, e na biotecnologia moderna, a fabricação têxtil, é comum utilizar enzimas para produzir roupas e tecidos. Além disso, as celulases são usadas para remover bolinhas que se formam na superfície dos tecidos.
Por que purificar um bioproduto? (várias respostas corretas) *
Para elevar o preço de venda
Para melhorar a sua concentração
Para facilitar seu armazenamento
Para produzir novas fermentações
Como podemos definir o termo "Fermentação" na microbiologia industrial
RESP (GLEYSSY): Uso estritamente alimentar. Um alimento fermentado é caracterizado por um tratamento microbiano, o qual desempenha um papel fundamental. Logo, os microorganismos determinam a natureza do alimento pelo fato de produzirem, por exemplo, componentes de aroma, mas os micro-organismos constituem apenas uma pequena porção do produto acabado, em peso. Alimentos, como queijo, pão e iogurte são alimentos fermentados.
RESP (ALINE): O termo "fermentação" é qualquer processo no qual os micro-organismos são cultivados em larga escala, mesmo que o aceptor final de elétrons não é um composto orgânico (ou seja, mesmo que o crescimento microbiano seja conduzido sob condições aeróbicas).
Como definimos um processo fermentativo em uma indústria (Várias respostas corretas) *
Upstream processes
Pilot Fermentor
Marketing
Downstream processes

Continue navegando