A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
SIMULADO CONTEÚDO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disc.: CONTEÚDO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 2,0 de 10,0
	
Disc.: CONTEÚDO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL   
		1a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Infância dor devido à impotência e como lamento a ser pequena demais, de estar lá atrasada (em relação aos outros) e de ter chegado cedo demais, prematuramente (em relação à própria força), e que se conhece como promessas não mantidas, decepções amargas, abandono - mas também como sonhos, memória, pergunta, invenção, obstinação, escuta do coração, amor, e verdadeira disponibilidade para as histórias. (Paul Valéry, 1991: 66) O trecho acima nos remete a pensar sobre o conceito de infância a partir de uma perspectiva:
		
	
	biológica, pois nos remete a ideia de tamanho e prematuridade.
	 
	social, pois está baseada em uma percepção cultural.
	 
	política, pois expressa a forma como a criança é tratada socialmente.
	
	pedagógica, pois registra que a criança está atrasada, mas tem disponibilidade para histórias.
	
	econômica, pois traz sentimentos de decepções amargas.
	Respondido em 26/10/2020 23:11:17
	
	Explicação:
Nesta perxpectiva a criança é considerada um ser social, pois está baseada em uma percepção cultural da criança como sujeito de sua cultura.
 
	
		2a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	(ADAPTADA FUNDEP)São objetivos das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil assegurar:
		
	 
	o educar, exclusivamente, a ser realizado pela pré-escola, apenas, visto que a criança só tem habilidades para adquirir qualquer tipo de conhecimento nesta etapa da Educação Infantil.
	 
	o cuidar e o educar como aspectos indissociáveis tanto na creche quanto na pré-escola.
	
	o educar, exclusivamente, a ser realizado pela creche, apenas, visto que é nesta etapa que a criança encontra-se mais apta a nova aprendizagens.
	
	o cuidado, exclusivamente, durante os anos em que a criança estiver na creche, visto que é objetivo primeiro destas instituições prestar educação assistencialista.
	
	o cuidado, exclusivamente, a ser prestado pela creche em relação à criança, visto que educá-la atestaria a incapacidade da mãe de fazê-lo no próprio ambiente familiar.
	Respondido em 26/10/2020 23:11:20
	
	Explicação:
 
O desenvolvimento integral da criança depende tanto dos cuidados na relação com um adulto envolvendo a dimensão afetiva, os aspectos biológicos do corpo, a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde.
 
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	I - as creches são lugar de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças;
II - o ambiente escolar da creche se constitui como espaço assistencialista às crianças;
III - o processo educativo na creche promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social;
IV - como espaço de guarda e tutela, a creche tem especial cuidado com a saúde e a higiene das crianças.
São afirmações adequadas à concepção de creche, APENAS
		
	 
	(A) I e II
	 
	(B) I e III
	
	(C) II e III
	
	(E) III e IV
	
	(D) II e IV
	Respondido em 26/10/2020 23:11:22
	
	Explicação:
As crecehs são um espaço especial para desenvolvimento porque trabalham com vários elementos em desenvolvimento na rotina da criança e ainda devem promover a saúde, boa alimentação e boas interações.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A identidade profissional de quem trabalha com educação infantil no Brasil ainda está em definição. É um lugar de construção de maneiras de ser e de estar na profissão. A maioria desses profissionais atribuem esse papel a características inatas. Na busca de desvendar identidades de professoras de creches, Monteiro (2011) organizou alguns depoimentos de trabalhadoras dessa área. Abaixo encontram-se alguns deles. MARQUE COM UM X A OPÇÃO QUE NÃO REPRESENTA A IDEIA INATISTA.
		
	
	Primeiramente, você tem que amar muito as crianças, não adianta você ir trabalhar só pelo dinheiro. O mais importante é você saber que o seu trabalho esta indo à frente. As crianças quando aprendem, falam com licença.
	
	Tem que, primeiro ser verdadeira consigo mesma. Tem que ter certeza do que esta fazendo. Tem que ter iniciativa e criatividade. Então quer dizer, tem que gostar mesmo. É uma coisa de dentro.
	
	Tem que ter dom para trabalhar com a criança. Ela tem que ser paciente, tem que ter disposição para este trabalho.
	
	Você tem que fazer um trabalho gostando do que vai fazer. Todo trabalho, se você não está gostando do serviço, não sai bom não.
	 
	Posso chegar a ensinar a escrever, a ler, para que no dia de amanhã ela [a criança] me veja e fale: 'Foi essa quem me ensinou. Essa foi a minha professora.' Porque eu ainda não estou satisfeita. Eu queria ficar é na série com a criança. Porque quando você esta com uma turma só, o seu serviço, o seu trabalho aparece.
	Respondido em 26/10/2020 23:11:43
	
	Explicação:
 
Na visão inatista o aprendizado da língua se dá naturalmente num processo de maturação orgânica.
 
 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A brinquedoteca é um espaço essencial nas creches e escolas de educação infantil. Este local representa para a criança um laboratório de:
		
	
	isolamento
	
	castigo
	
	ficar quieto
	 
	experiências culturais
	
	dormir
	Respondido em 26/10/2020 23:14:25
	
	Explicação:
Na brinquedoteca há riqueza e expressão cultural.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	É no período compreendido entre o nascimento até, aproximadamente, 6/7 anos de idade que o desenvolvimento da linguagem verbal apresenta avanços expressivos. Para o educador de Educação Infantil é fundamental saber que:
		
	
	Em todo o desenvolvimento da linguagem da criança, que frequenta a creche, pouco ou quase nada se pode registrar como manifestações pré-linguísticas;
	 
	No início, ou seja, do zero aos três anos, torna-se difícil identificar as manifestações da linguagem verbal da criança;
	
	Quando repetimos os sons produzidos pelas crianças, emitidos na fase pré-linguística, produzimos na criança momentos de desprazer e inibição.
	 
	No período pré - linguístico os gorjeio e os balbucios que o bebê emite são momentos prazerosos, nos quais o bebê ouve a própria voz;
	
	No período pré-linguístico( 8 meses) a criança já é capaz de dizer pequenas frases e palavras do seu vocabulário;
	Respondido em 26/10/2020 23:11:54
	
	Explicação:
A linguagem se desenvolve já durante a gestação e sobretudo, nos primeiros meses de vida como forma de comunicação entre o bebeê e seus pares.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O cotidiano de uma creche tem de contemplar muitas propostas de trabalho: é preciso coordenar atividades de sala, das brincadeiras aos cuidados, garantindo momentos de aprendizagem de modo articulado. Por isso, o planejamento é fundamental. Programar-se de modo minucioso, levando em conta as particularidades de cada criança e se mantendo atento ao que ocorre à sua volta, é a melhor forma de garantir que os pequenos aprendam em grupo. Com base no parágrafo acima está correto afirmar que:
		
	 
	A demarcação dos limites territoriais da educação de crianças pequenas em espaços institucionais coletivos é um assunto abordado por todos os profissionais de creches diariamente.
	
	Criou-se a escola pública, instrumento fundamental de institucionalização da infância, que seguiu com características universais em todo o mundo.
	 
	Um dos indicadores de qualidade é a obtenção de espaços adequados para as crianças de zero a seis anos na busca de melhores resultados no processo ensino-aprendizagem de forma prazerosa e facilitada.
	
	A questão do espaço, pela comunidade científica foi desconsiderada através dos tempos.
	
	Apesar da evolução das práticas pedagógicas, a questão da organização do tempo não obteve a prioridade necessária, bem como a percepção da urgência da reavaliação e alteração de lugares, rotinas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.