Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DADOS DO ALUNO/CURSO 
Curso: Pedagogia - 3º semestre.
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul Virtual.
Nome: Vanessa de Oliveira Goulart.
RGM: 20577532.
Disciplina: Práticas de Ensino em Educação Infantil.
Tutor: Pedro Henrique Silva Marciano.
ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE I 
O estágio supervisionado é segundo SILVA, 2018 (um espaço de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional. Assim, ele é compreendido como campo de conhecimento e a ele deve ser atribuído um estatuto epistemológico indissociável da prática, concebendo-o como práxis, o que o define como uma atitude investigativa que envolve a reflexão e a intervenção em questões educacionais). A prática se tornará práxis a partir do momento em que tenha por base uma pedagogia fundada na satisfação das necessidades sociais da educação.
De acordo com o material teórico e a experiência no estágio em educação infantil, penso que os professores devem ter como propósito: contemplar o processamento da relação professor/aluno, aluno/professor, e ambos no ambiente educacional, devendo assim analisar as atividades cotidianas do ambiente escolar, observar e planejar sua ação pedagógica, propiciar experiências de aprendizagens diversificadas, planejar dentro de suas praticas, situações que ampliem a curiosidade, a atenção, o desenvolvimento do aluno, tendo em vista que seu trabalho é constituído por prática e ação, de modo que a prática resulta do currículo a ser seguido, e a ação apresenta a reflexão do professor em relação à prática agregado a seus conhecimentos e seus estudos. A partir disso ainda nas palavras de SILVA, 2018 (a “práxis” ação-reflexão-ação, oferece autonomia ao professor para expandir o currículo, oferecendo mais conteúdo aos alunos a partir do currículo base, a fim de enriquecer ainda mais o processo de ensino aprendizagem de seus alunos, de modo que não fiquem engessados apenas nas apostilas, mas que tenham um leque maior de conhecimento), sendo assim desafiados a reconstruir o conhecimento de mundo de seus alunos usando outras linguagens, pois a aprendizagem e o ensino não se fazem única e exclusivamente na escola. 
Durante o estágio pude perceber que a professora realizou o processo de ação-reflexão-ação, pois em meu entendimento o cuidar na fase da educação infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças, mas educar ultrapassa tal barreira. O referencial traz que (educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural 1998. Pág,24). Portanto pude acompanhar que a professora teve um olhar crítico sobre sua práxis pedagógica, buscando sempre refletir sobre suas ações, para melhor atender as necessidades apresentadas pelos alunos, juntamente com o cuidar, fazendo com que os mesmo se complementassem. 
REFERÊNCIAS:
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: Il. Disponível em:<http: //portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> . Acesso em 28 de novembro de 2019. 
SILVA. Haíla Ivanilda; GASPAR. Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. SCIELO, 2018. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093>. Acesso em 17 de novembro de 2019.

Continue navegando