Buscar

Atividade 02 Psicologia do Desenvolvimento da Criança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 02 – Psicologia do Desenvolvimento da Criança
Questão 1
Anamnese é o instrumento para levantar a queixa, o histórico dos sintomas, os problemas escolares, quando e como surgiram, mas também para obter dados sobre o desenvolvimento biopsicossocial que possam auxiliar na compreensão, bem como no planejamento das intervenções a serem realizadas junto ao paciente.
​GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2020.
 
Considerando o exposto, analise as afirmativas abaixo.
I – A psicologia do desenvolvimento da criança evidencia que o período pré-natal não é importante para o desenvolvimento geral dos indivíduos.
II – Levantar a história gestacional é significativo, pois há diversas patologias causadas por exposição a fatores teratogênicos nesse momento evolutivo.
III – Os estudos do psiquismo pré-natal comprovam que há elementos de aprendizagem, como memória desde o período intrauterino.
É correto o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I, II.
e) II, III. X
Questão 2
Diferentes correntes teóricas foram tomadas como base para a compreensão do desenvolvimento humano. Tendo como parâmetro a sua utilização no contexto escolar Hubner, citado por Souza (2012) afirmou que as escolas contemporâneas têm afastado os alunos da sala de aula por utilizar mais a punição do que o reforçar o comportamento adequado dos discentes.
SOUZA, Marcelo C. O processo de Ensino e Aprendizagem. Universidade de São Paulo. 2012. Disponível em:<https://www.psicologiaeciencia.com.br/o-processo--de-ensino-e-aprendizagem/>. Acesso em: 20 de mar. 2015.
Considerando a justificativa do autor, podemos inferir que o mesmo se reporta a qual teoria do desenvolvimento?
 
a) Cognitivas
b) Maturacionais
c) Aprendizagem X
d) Contexto Cultural
e) Psicanalítica
Questão 3 
Após o nascimento, a criança é submetida a algumas avaliações para verificar o seu quadro geral de funções básicas e de respostas a estímulos. Estas avaliações permitem identificar se o bebê está bem ou se apresenta algum problema que possa implicar em seu desenvolvimento.
 
​GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre as avaliações de APGAR e dos reflexos, analise as afirmativas a seguir como sendo falsas ou verdadeiras:
I – A escala de Apgar avalia frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, cor do corpo e reação reflexa.
II – Os Reflexos são respostas físicas automáticas desencadeadas por estímulos específicos. Sua apresentação evidencia a boa preservação neurológica.
III – Os reflexos não desaparecem automaticamente conforme o desenvolvimento dos bebês.
 
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
a) V, V, V.
b) F, F, F.
c) V, V, F. X
d) F, F, V.
e) V, F, F.
Questão 4
O que define e torna o sujeito único entre seus iguais é definido na psicologia como sendo a personalidade. Não é tarefa fácil definir este conceito, pois trata-se de um aspecto do desenvolvimento que abrange fatores biológicos, sociais, culturais. Justamente por isso, há diferentes conceituações considerando a corrente teórica abordada.
Elaborado pelo Autor, 2020.
Considerando a abordagem psicodinâmica, analise as afirmativas a seguir.
I – A personalidade resulta da interação de aspectos biológicos e ambientais expressos no comportamento dos indivíduos.
II – De acordo com a teoria psicodinâmica, não há diferença entre caráter e temperamento pois ambos evidenciam o padrão de resposta do sujeito.
III – A personalidade é individual pois os aspectos vividos, a história singular de cada um impacta na sua formação.
É correto o que se lê em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I, II, apenas
e) I, III, apenas. X
Questão 5
O maior expoente no estudo do desenvolvimento cognitivo é Jean Piaget. Natural da Suíça, é biólogo de formação e se preocupou em analisar o desenvolvimento da inteligência na criança. Para Piaget, existe um meio externo que regula e corrige o desenvolvimento do conhecimento adaptativo. Sendo assim, a função do conhecimento é produzir estruturas lógicas que permitam ao sujeito atuar no mundo de formas cada vez mais complexas e flexíveis.
 
GALLO, Alex Eduardo. ALENCAR, Juliana da Silva Araújo. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.
 
No que se refere ao desenvolvimento cognitivo na concepção de Piaget, avalie as afirmativas a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso. 
I. Os estudos piagetianos se articulam somente no aparato biológico.
II. Para Piaget há quatro conceitos essenciais que permeiam o processo cognitivo e sua compreensão: esquema, hereditariedade, adaptação e equilíbrio.
III. É por meio da hereditariedade que a criança vai elaborando novas formas de organização mental, objetivando a intervenção plena e adequada com a realidade.
IV. Por meio de testes de inteligência Piaget construiu sua teoria a partir das respostas erradas das crianças aos testes e, sobretudo, no padrão de erro que cada faixa etária cometia.
 
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
a) F, V, F, V. X
b) F, V, V, F.
c) F, F, F, V.
d) V, F, V, F.
e) V, V, V, V.
Questão 6
O nascimento da inteligência se dá justamente no período sensório-motor, entendendo por inteligência a possibilidade de variar os meios e as formas de agir, em decorrência da realização de determinados objetivos. Em outras palavras: um ato realizado com intencionalidade. A criança apresenta, ao nascer, uma série de mecanismos inatos que lhe auxiliarão a lidar com o meio, os reflexos. Estes irão se adaptar mediante as interações da criança com o meio, ampliando as possibilidades de comportamentos.
 
HERZBERG, E. Desenvolvimento intelectual: período sensório-motor. In: RAPPA-PORT, C. R.; FIORI, W. R.; DAVIS, C. Psicologia do desenvolvimento: a infância inicial – o bebê e sua mãe. São Paulo: EPU, v.2, 1981, p.70-90.
 
Com base no exposto e em nossos estudos quanto aos estágios do desenvolvimento na concepção de Piaget, avalie as afirmativas no que se refere ao estágio sensório-motor.
 
I. O estágio compreende o desenvolvimento cognitivo do bebê de 0 a 2 anos aproximadamente.
II. Neste estágio a assimilação é marcante, sendo que este estágio é marcado pela inteligência prática, uma vez que o grande processo de adaptação é o de coordenar as percepções sensoriais e os comportamentos motores simples.
III. Ao final do período sensório motor, a criança, ainda é egocêntrica e auto centralizada, porém percorreu um longo caminho no sentido de conhecimento e adaptação à realidade, mesmo que suas habilidades intelectuais estejam bastante limitadas.
IV. Piaget, a partir da observação sistemática de crianças desde o nascimento, subdividiu o período sensório-motor em 6 subestágios, sendo eles: Exercício dos Reflexos, Reações Circulares Primárias, Reações Circulares Secundárias, Coordenação das Reações Circulares, Reação Circular Terciária e Início do Pensamento Representacional.
 
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV. X
Questão 7
A aquisição de comportamentos e valores morais desperta interesse dos filósofos, sociólogos e psicólogos. Freud, Durkheim, Mead, Parsons e outros tomaram como necessário o conceito de atitude moral ao estudo das teorias psicológicas. A moralidade ou consciência é compreendida pelos psicólogos como o conjunto de regras culturais que foram internalizadas pelo indivíduo.
 
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do Desenvolvimento. Perópolis: Vozes, 2003.
 
Em nossos estudos optamos por apresentar a você a concepção de moralidade de Kolberg. Com base no exposto e em nossos estudos na disciplina, avalie as afirmativas no que se refere a esta concepção.
 
I. Na concepção de Kolberg temos cinco estágios de desenvolvimento da moral da criança que estão essencialmente relacionados com o aparato biológico do indivíduo.
II. O Nível I é denominado Pré-convencional ou pré-moral.
A criança responde a regras culturais sob rótulo, certo ou errado, contudo, sua interpretação está relacionada às consequências físicas ou hedonistas.
III. No Nível II, intitulado Convencional, as crianças compreendem como valioso em si mesmo manter as expectativas da família, do grupo ou da nação, sem levar em consideração outras consequências imediatas.
IV. O Nível III, Pós-convencional ou moralidade de princípios morais aceitos conscientemente, compreende o esforço nítido para que, independente da autoridade, o jovem possa definir valores morais e princípios que tenham validade e aplicação.
 
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas. X
e) I, II, III e IV.
Questão 8
O desenvolvimento humano é fantástico! Já parou para pensar como se forma um ser humano? O encontro das células germinativas, os gametas masculino e feminino dão origem ao ovo que sofrerá incontáveis divisões celulares até formar um bebê.  Esse complexo processo se dá no que convencionou chamar de período gestacional. Interessantemente, esse período pode ser dividido de forma diferente considerando o foco dado.
​GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2020.
 
Tendo isso posto, analise como falso ou verdadeiro as afirmativas abaixo.
I – A medicina divide este período por estágios ou semanas, considerando o desenvolvimento gestacional completo com 38-40 semanas se considerar a data do último ciclo menstrual.
II – Considerando as transformações biológicas apresentadas durante todo o ciclo gestacional, os biólogos dividem este período em 3 estágios: germinal, embrionário e fetal.
III – O estágio embrionário é o mais curto, porém o que o indivíduo em formação está mais susceptível as interferências teratogênicas, podendo então ter sequelas mais graves em seu desenvolvimento caso seja exposto a elas.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
a) V, V, V.
b) F, V, F. X
c) V, F, V.
d) F, F, F.
e) V, V, F.
Questão 9
A compreensão sobre o desenvolvimento humano é um diferencial na formação do psicopedagogo, pois permite levantar hipóteses pertinentes aos problemas de aprendizagem, bem como favorecer o planejamento de ações que potencialize as funções motoras e cognitivas.
 
​GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2020.
A disciplina que versa sobre o tema é a Psicologia do Desenvolvimento cuja definição de objeto pode ser lida em:
a) Ciência que analisa as transformações maturacionais das funções inatas que se modificam de acordo com a exigência do meio físico, desconsiderando o meio social.
b) Ciência que visa analisar como os fatores teratogênicos impactam positivamente no desenvolvimento intrauterino, promovendo transformações no equipamento inato dos sujeitos.
c) Ciência que visa analisar como os fatores genéticos são alterados por meio das mutações, bem como a sistematização de novas síndromes genéticas e seus impactos na aprendizagem.
d) Ciência que analisa as mudanças culturais e os impactos sociais na expressão dos comportamentos humanos desconsiderando os aspectos maturacionais, uma vez que estes são secundários. 
e) Ciência que visa compreender como o sujeito experiência diferentes transformações fisiológicas, neurológica, psicológica decorrentes da maturação, mas também das exigências do meio–físicas e sociais, que levam a emergência dos comportamentos expressos pelos mesmos. X
Questão 10
Os primeiros dois anos de vida são intensos em desenvolvimento geral dos seres humanos, pois nascemos totalmente dependentes e ao final de dois anos, somos capazes de dominar a marcha e expressar verbalmente nossas principais necessidades. No nascimento apresentamos padrões de resposta a estímulos específicos que apontam para a preservação neurológica e também auxiliam no processo de adaptação ao mundo.
 
GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da Silva Araujo. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.
  
No que se refere aos reflexos inatos, avalie as afirmativas a seguir.
​I. Os reflexos de babinsky e o de agarrar são menos úteis, sendo considerados reflexos primitivos, governados pelo mesencéfalo.
II. Os reflexos inatos iniciam após o nascimento e persistem até a adolescência, no período de desenvolvimento das operações formais.
III. Os reflexos que são observados no nascimento são: tônico cervical, o movimento de agarrar, movimento de moro, marcha automática, babinsky e rotação.
 
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III. X

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais