A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Atividade 02 Psicologia do Desenvolvimento da Criança

Pré-visualização | Página 1 de 2

Atividade 02 – Psicologia do Desenvolvimento da Criança
Questão 1
Anamnese é o instrumento para levantar a queixa, o histórico dos sintomas, os problemas escolares, quando e como surgiram, mas também para obter dados sobre o desenvolvimento biopsicossocial que possam auxiliar na compreensão, bem como no planejamento das intervenções a serem realizadas junto ao paciente.
​GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2020.
 
Considerando o exposto, analise as afirmativas abaixo.
I – A psicologia do desenvolvimento da criança evidencia que o período pré-natal não é importante para o desenvolvimento geral dos indivíduos.
II – Levantar a história gestacional é significativo, pois há diversas patologias causadas por exposição a fatores teratogênicos nesse momento evolutivo.
III – Os estudos do psiquismo pré-natal comprovam que há elementos de aprendizagem, como memória desde o período intrauterino.
É correto o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I, II.
e) II, III. X
Questão 2
Diferentes correntes teóricas foram tomadas como base para a compreensão do desenvolvimento humano. Tendo como parâmetro a sua utilização no contexto escolar Hubner, citado por Souza (2012) afirmou que as escolas contemporâneas têm afastado os alunos da sala de aula por utilizar mais a punição do que o reforçar o comportamento adequado dos discentes.
SOUZA, Marcelo C. O processo de Ensino e Aprendizagem. Universidade de São Paulo. 2012. Disponível em:<https://www.psicologiaeciencia.com.br/o-processo--de-ensino-e-aprendizagem/>. Acesso em: 20 de mar. 2015.
Considerando a justificativa do autor, podemos inferir que o mesmo se reporta a qual teoria do desenvolvimento?
 
a) Cognitivas
b) Maturacionais
c) Aprendizagem X
d) Contexto Cultural
e) Psicanalítica
Questão 3 
Após o nascimento, a criança é submetida a algumas avaliações para verificar o seu quadro geral de funções básicas e de respostas a estímulos. Estas avaliações permitem identificar se o bebê está bem ou se apresenta algum problema que possa implicar em seu desenvolvimento.
 
​GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre as avaliações de APGAR e dos reflexos, analise as afirmativas a seguir como sendo falsas ou verdadeiras:
I – A escala de Apgar avalia frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, cor do corpo e reação reflexa.
II – Os Reflexos são respostas físicas automáticas desencadeadas por estímulos específicos. Sua apresentação evidencia a boa preservação neurológica.
III – Os reflexos não desaparecem automaticamente conforme o desenvolvimento dos bebês.
 
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
a) V, V, V.
b) F, F, F.
c) V, V, F. X
d) F, F, V.
e) V, F, F.
Questão 4
O que define e torna o sujeito único entre seus iguais é definido na psicologia como sendo a personalidade. Não é tarefa fácil definir este conceito, pois trata-se de um aspecto do desenvolvimento que abrange fatores biológicos, sociais, culturais. Justamente por isso, há diferentes conceituações considerando a corrente teórica abordada.
Elaborado pelo Autor, 2020.
Considerando a abordagem psicodinâmica, analise as afirmativas a seguir.
I – A personalidade resulta da interação de aspectos biológicos e ambientais expressos no comportamento dos indivíduos.
II – De acordo com a teoria psicodinâmica, não há diferença entre caráter e temperamento pois ambos evidenciam o padrão de resposta do sujeito.
III – A personalidade é individual pois os aspectos vividos, a história singular de cada um impacta na sua formação.
É correto o que se lê em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I, II, apenas
e) I, III, apenas. X
Questão 5
O maior expoente no estudo do desenvolvimento cognitivo é Jean Piaget. Natural da Suíça, é biólogo de formação e se preocupou em analisar o desenvolvimento da inteligência na criança. Para Piaget, existe um meio externo que regula e corrige o desenvolvimento do conhecimento adaptativo. Sendo assim, a função do conhecimento é produzir estruturas lógicas que permitam ao sujeito atuar no mundo de formas cada vez mais complexas e flexíveis.
 
GALLO, Alex Eduardo. ALENCAR, Juliana da Silva Araújo. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.
 
No que se refere ao desenvolvimento cognitivo na concepção de Piaget, avalie as afirmativas a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso. 
I. Os estudos piagetianos se articulam somente no aparato biológico.
II. Para Piaget há quatro conceitos essenciais que permeiam o processo cognitivo e sua compreensão: esquema, hereditariedade, adaptação e equilíbrio.
III. É por meio da hereditariedade que a criança vai elaborando novas formas de organização mental, objetivando a intervenção plena e adequada com a realidade.
IV. Por meio de testes de inteligência Piaget construiu sua teoria a partir das respostas erradas das crianças aos testes e, sobretudo, no padrão de erro que cada faixa etária cometia.
 
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
a) F, V, F, V. X
b) F, V, V, F.
c) F, F, F, V.
d) V, F, V, F.
e) V, V, V, V.
Questão 6
O nascimento da inteligência se dá justamente no período sensório-motor, entendendo por inteligência a possibilidade de variar os meios e as formas de agir, em decorrência da realização de determinados objetivos. Em outras palavras: um ato realizado com intencionalidade. A criança apresenta, ao nascer, uma série de mecanismos inatos que lhe auxiliarão a lidar com o meio, os reflexos. Estes irão se adaptar mediante as interações da criança com o meio, ampliando as possibilidades de comportamentos.
 
HERZBERG, E. Desenvolvimento intelectual: período sensório-motor. In: RAPPA-PORT, C. R.; FIORI, W. R.; DAVIS, C. Psicologia do desenvolvimento: a infância inicial – o bebê e sua mãe. São Paulo: EPU, v.2, 1981, p.70-90.
 
Com base no exposto e em nossos estudos quanto aos estágios do desenvolvimento na concepção de Piaget, avalie as afirmativas no que se refere ao estágio sensório-motor.
 
I. O estágio compreende o desenvolvimento cognitivo do bebê de 0 a 2 anos aproximadamente.
II. Neste estágio a assimilação é marcante, sendo que este estágio é marcado pela inteligência prática, uma vez que o grande processo de adaptação é o de coordenar as percepções sensoriais e os comportamentos motores simples.
III. Ao final do período sensório motor, a criança, ainda é egocêntrica e auto centralizada, porém percorreu um longo caminho no sentido de conhecimento e adaptação à realidade, mesmo que suas habilidades intelectuais estejam bastante limitadas.
IV. Piaget, a partir da observação sistemática de crianças desde o nascimento, subdividiu o período sensório-motor em 6 subestágios, sendo eles: Exercício dos Reflexos, Reações Circulares Primárias, Reações Circulares Secundárias, Coordenação das Reações Circulares, Reação Circular Terciária e Início do Pensamento Representacional.
 
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV. X
Questão 7
A aquisição de comportamentos e valores morais desperta interesse dos filósofos, sociólogos e psicólogos. Freud, Durkheim, Mead, Parsons e outros tomaram como necessário o conceito de atitude moral ao estudo das teorias psicológicas. A moralidade ou consciência é compreendida pelos psicólogos como o conjunto de regras culturais que foram internalizadas pelo indivíduo.
 
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do Desenvolvimento. Perópolis: Vozes, 2003.
 
Em nossos estudos optamos por apresentar a você a concepção de moralidade de Kolberg. Com base no exposto e em nossos estudos na disciplina, avalie as afirmativas no que se refere a esta concepção.
 
I. Na concepção de Kolberg temos cinco estágios de desenvolvimento da moral da criança que estão essencialmente relacionados com o aparato biológico do indivíduo.
II. O Nível I é denominado Pré-convencional ou pré-moral.