A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Estudo de Caso Psicologia - 3° bimestre

Pré-visualização | Página 1 de 1

Estudo de Caso Psicologia – 3° bimestre
A partir do texto “A tomada de decisão em adultos jovens e adultos idosos: Um estudo comparativo”, disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v30n1/v30n1a12.pdf>., elabore um texto, com uma linha de pensamento coerente, em que explique como a tomada de decisão é afetada pelo avanço da idade, quais são as diferenças entre essas duas fase (adulta e idoso). O texto deve conter no máximo 20 linhas:
Tomar decisão é uma atividade constante do ser humano em todos os setores de sua vida, ou seja, realizar uma escolha que ofereça várias alternativas possíveis, sendo necessário conhecer, compreender e analisar a situação para que assim se possa encontrar uma solução (GAZZANIGA; HEATHERTON, 2007). 
Quando adultos notamos, com o amadurecimento, que um problema pode ter mais de uma solução correta, além disso, são mais práticos visto que buscam soluções realistas. As mudanças cognitivas nesta fase podem ser vistas pelo aumento no vocabulário e memória verbal, entretanto não ocorre o mesmo com a velocidade perceptual e a habilidade para fazer cálculos matemáticos, que com o passar do tempo vão se deteriorando. Quando idosos a mente trabalha um pouco mais lenta, a memória começa a ter dificuldade de armazenar e recuperar a informação, então vai se deteriorando de forma gradual.
Este artigo mostra a ausência de diferenças de idade na quantidade de cartas escolhidas em cada baralho (método utilizado neste estudo) podendo estar associada a explanações distintas, porém relacionadas. Uma delas refere-se a inexistência de um declínio global nas funções relacionadas ao lóbulo frontal no envelhecimento, a qual sugere que a sub-região frontal seja menos sensível aos déficits que naturalmente acompanham o envelhecimento saudável (MacPherson et al., 2002).