Buscar

ATIVIDADE PÓS-AULA SÍNCRONA JUST IN TIME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIEVANGÉLICA – Ceres -
Acadêmica: Luana Martins Ferreira
Professor: Vitor Martins Cortizo
Curso: Direito – 3ª Período
Disciplina: Direito Civil III 
ATIVIDADE PÓS-AULA SÍNCRONA JUST IN TIME
1) O que significa a organização dos poderes?
R: Pelo disposto na Constituição, os poderes são divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. Em verdade o poder é um só, ocorrendo uma divisão de atribuições e funções do Estado. O mesmo necessita praticar atos para se mostrar presente na vida dos governados. Estes precisam de normas que regulamentem as suas vidas e de entes que as façam cumprir. Como meio de evitar o abuso de poder e tirania, a divisão do "poder-função" é uma forma eficiente de exercê-lo. A independência dos poderes entendidos como a impossibilidade de ingerência arbitrária entre os poderes torna o Estado funcional, garantindo o seu equilíbrio.
2) Qual foi a teoria adotada pela nossa primeira constituição quanto à separação dos poderes?
R: A importância da teoria de Montesquieu até os dias de hoje é incontestável, mesmo após mais de 200 anos de seu surgimento. Conheça um pouco mais sobre suas ideias - atuais modernas e atrativas - e como se pode dizer que elas compuseram alguns textos constitucionais mundo afora, sobretudo no Brasil.
3) Quais são as funções típicas de cada um dos poderes?
R: A função típica de um órgão é atípica dos outros, sendo que o aspecto da tipicidade se dá com a preponderância. Por exemplo, o Poder Legislativo tem a função principal de elaborar o regramento jurídico do Estado — é sua função típica — mas também administram seus órgãos, momento em que exerce uma atividade típica do Executivo, podendo, ainda julgar seus membros, como é o caso do sistema brasileiro, assim como a edição de medidas provisórias pelo Presidente da República é uma função atípica do Poder Executivo.
4) Quais são as funções atípicas de cada poder?
R: Legislativo: Elabora leis; Executivo: Administração do Estado; Judiciário: Aplica as leis. Legislativo: Elabora leis;

Continue navegando