Buscar

Avaliação II COMERCIO EXTERIOR

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:655429) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23568859
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com o objetivo de ampliar a base exportadora, são oferecidas linhas de financiamento especificamente destinadas a propiciar recursos aos exportadores para a produção (fase pré-embarque) e a comercialização (fase pós-embarque) de seus produtos destinados ao exterior. Por meio de mecanismos de financiamentos, proporciona-se ao produto a ser exportado melhores condições de competitividade na comercialização com o exterior. Portanto, antes de começar a exportar, previna-se com informações cuidadosas acerca dos mecanismos de financiamento disponíveis. Com relação ao adiantamento do contrato de câmbio (ACC) e o adiantamento sobre cambiais entregues (ACE), analise as afirmativas a seguir:
I- As modalidades de ACC e ACE são financiamentos onde os bancos antecipam o valor total ou parcial das mercadorias para exportação.
II- No adiantamento do contrato de câmbio, o exportador obtém recursos financeiros em bancos comerciais logo após o embarque da mercadoria.
III- No adiantamento sobre cambiais entregues, o exportador pode contar antecipadamente com recursos financeiros para a produção da mercadoria com destino à exportação.
IV- Logo após o embarque da mercadoria, o exportador pode solicitar financiamento através do adiantamento sobre cambiais entregues (ACE).
V- O ACC é o financiamento utilizado pelos exportadores para produção das mercadorias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II, III e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas
	 d)
	As afirmativas IV e V estão corretas.
	2.
	Os centros financeiros são sinônimos de países que atraem investidores estrangeiros, e os investidores aplicam seu dinheiro em diferentes países (dependendo da estabilidade de cada país). Para que um país seja considerado um centro financeiro internacional, é necessário proporcionar aos investidores estabilidade econômica, ou seja, o governo deve proteger o mercado controlando a inflação e ter uma moeda estável. Os principais centros financeiros estão localizados na Ásia, nas cidades de Tóquio, Cingapura, Hong Kong e Shangai. Na EUROPA, nas cidades de Frankfurt, Milão, Paris e Londres. Na América do Norte, nas cidades de Nova York, Chicago e San Francisco.  Os principais centros financeiros na América Latina estão localizados em quais cidades?
	 a)
	Chile, Argentina e Uruguai.
	 b)
	Cidade do México e São Paulo.
	 c)
	Rio de Janeiro e Chile.
	 d)
	Argentina, São Paulo e Rio de Janeiro.
	3.
	As organizações bancárias privadas e os bancos governamentais ofertam diferentes linhas de financiamento, auxiliando as empresas de comércio exterior. As exportações são ainda mais privilegiadas com estas linhas de financiamento, pois ajudam aumentar a produtividade do mercado interno e também na criação de empregos e renda para a população brasileira. O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é uma destas linhas de financiamento que beneficiam os exportadores. Sobre o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ACC é possível somente se o exportador já tiver o contrato fechado e com previsão de embarque da mercadoria.
(    ) O ACC é solicitado pelo exportador após o embarque da mercadoria, na qual tenha sido negociada anteriormente.
(    ) O ACC tem o prazo máximo de 390 dias.
(    ) O ACC tem prazo de adiantamento de 360 dias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	Para atingir as metas de exportação, o governo brasileiro conta com uma estrutura administrativa diversificada, com vários ministérios envolvidos, cada um desempenhando funções diferentes e, muitas vezes, conflitantes. Assim, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é a pasta governamental que cuida da parte administrativa do comércio exterior, regulamentando o setor, acompanhando as estatísticas, a elaboração da balança comercial mensal e anual e outras atividades ligadas ao controle das exportações e importações. Dentro da estrutura Administrativa do Comércio Exterior, encontramos a Câmara do Comércio Exterior (CAMEX) e a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Sobre as responsabilidades da CAMEX e a SECEX, associe os itens, utilizando o código a seguir.
I- CAMEX (Câmara de Comércio Exterior).
II- SECEX (Secretaria de Comércio Exterior).
(    ) Atua nas negociações dos acordos comerciais internacionais do governo brasileiro.
(    ) Objetiva a formulação, a adoção, a implementação e a coordenação de políticas, atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o turismo.
(    ) Fixar alíquotas do imposto de exportação e importação.
(    ) Estipular diretrizes e procedimentos investigativos com relação às práticas desleais ao comércio exterior.
(    ) Planeja, supervisiona, orienta, controla e faz avaliações de todas as atividades envolvendo o comércio exterior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CARPIO, Rômulo F. M. V. Gestão de Operações de Exportação e Importação. Balneário Camboriú/SC: Fundação Getúlio Vargas, [2010?].
	 a)
	I - I - II - II - II.
	 b)
	II - II - II - I - I.
	 c)
	II - I - I - I - II.
	 d)
	I - II - I - II - I.
	5.
	O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é responsável por formular e executar políticas públicas que promovam a competitividade do comércio exterior no nosso país e que possam aumentar as oportunidades das empresas brasileiras. Sobre os assuntos que competem ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), analise as sentenças a seguir:
I-  Participação em negociações internacionais de comércio exterior.
II-  Determinação de alíquotas maiores de imposto de exportação.
III- Normatização, metrologia e qualidade industrial.
IV- Transferência de tecnologia e propriedade intelectual.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	A estruturação do Comércio Exterior Brasileiro apresenta alguns órgãos e instituições relevantes, apresentando suas funções e atuando diretamente na definição das políticas ou na realização das atividades necessárias à sua consecução. O Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX -, instituído pelo Decreto n° 660, de 25 de setembro de 1992, é a sistemática administrativa do comércio exterior brasileiro, que integra as atividades afins da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX -, da Secretaria da Receita Federal - SRF - e do Banco Central do Brasil - BACEN -, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operações de exportação. A partir de 1993, com a criação do SISCOMEX, todo o processamento administrativo relativo às exportações foi informatizado. As operações passaram a ser registradas via sistema e analisadas "on-line" pelos órgãos que atuam em comércio exterior, tanto os chamados órgãos "gestores" (SECEX, SRF e BACEN) como os órgãos "anuentes", que atuam apenas em algumas operações específicas (Ministério da Saúde, Departamento da Polícia Federal, Comando do Exército etc.). De acordo com a SRF e o BACEN, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Secretaria da Receita Federal - SRF.
II- Banco Central do Brasil - BACEN.
(    ) Tem como responsabilidade as relações financeiras com o exterior.
(    ) Órgão subordinado ao Ministério da Fazenda.
(    ) Sistema ligado ao Ministério da Fazenda.
(    ) Sua atribuição é combater a pirataria e auxiliar no desenvolvimento de políticas tributárias.
(    ) Gerenciamento no descaminho, contrabando e supervisionamento nos pontos alfandegários.(    ) A movimentação de capitais e moeda estrangeira faz parte deste órgão fiscalizador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://portogente.com.br/portopedia/73285-siscomex-sistema-integrado-de-comercio-exterior>. Acesso em: 8 mar. 2017.
	 a)
	II - II - I - II - II - I.
	 b)
	II - I - II - I - I - II.
	 c)
	I -  I - I - II - II - II.
	 d)
	I - II - II - I - I - I.
	7.
	O Sistema Integrado de Comércio Exterior ou Siscomex é um sistema informatizado, utilizado pelo governo do Brasil, responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único e automatizado de informações. O Siscomex permite acompanhar a saída e o ingresso de mercadorias no país. Os órgãos de governo intervenientes no comércio exterior podem, em diversos níveis de acesso, controlar e interferir no processamento de operações para uma melhor gestão de processos. Por intermédio do próprio Sistema, o exportador ou o importador trocam informações com os órgãos responsáveis pela autorização e fiscalização. Sobre a saúde e o comércio internacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Somente o Ministério da Saúde será envolvido nas comercializações internacionais para dar anuência.
(    ) O Ministério da Saúde é um atuante órgão regulador nas comercializações internacionais de medicações.
(    ) O Ministério da Saúde tem como objetivo de promover a proteção populacional na importação de remédios.
(    ) Na comercialização internacional de produtos o Ministério da Saúde exige o certificado fitossanitário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/produtos/importacao/modalidades/sistema-integrado-de-comercio-exterior-siscomex-. Acesso em: 9 abr. 2020.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	Segundo o Banco Central do Brasil (BACEN, 2017), os centros financeiros são jurisdições em que a maior parte das transações do sistema financeiro envolvem pessoas jurídicas e físicas que não residem na jurisdição e a maior parte das instituições financeiras envolvidas é controlada por não residentes. Os investidores que buscam investir nestes centros financeiros analisam diversos fatores, incluindo o risco-país. Sobre as características que tornam um centro financeiro importante, analise as afirmativas a seguir:
I- Tem isenção fiscal para qualquer tipo de operação financeira.
II- Proporciona estabilidade econômica e política.
III- Tem facilidades administrativas e sistema de telecomunicações eficiente.
IV- Proporciona rentabilidade conveniente.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BACEN - Banco Central do Brasil. Centros Financeiros. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br>. Acesso em: 24 jan. 2017.
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	9.
	Com o objetivo de ampliar a base exportadora, são oferecidas linhas de financiamento especificamente destinadas a propiciar recursos aos exportadores para a produção (fase pré-embarque) e a comercialização (fase pós-embarque) de seus produtos destinados ao exterior. Por meio de mecanismos de financiamentos, proporciona-se ao produto a ser exportado melhores condições de competitividade na comercialização com o exterior. Para isto, os bancos oferecem diversas linhas de crédito dependendo do tipo de atividade relacionada aos exportadores e/ou aos importadores. Com relação às linhas de crédito, analise as sentenças a seguir:
I- O Adiantamento do Contrato de Câmbio é a modalidade de financiamento de exportação que antecipa a importância em moeda nacional ao exportador sobre o contrato de câmbio para cobertura para embarque da mercadoria ou para produção de suas mercadorias.
II- O Programa de Financiamento às Exportações brasileiras tem o suporte do Governo Federal através do Banco do Brasil às exportações de bens e serviços.
III- O Adiantamento sobre Cambiais Entregues podem ser contratadas antecipadamente num prazo de 390 dias antes do embarque da mercadoria e o exportador tem o mesmo prazo para efetuar a liquidação do adiantamento.
IV- O Finamex é uma modalidade de financiamento que abrange a modalidade de pré-embarque para produção de máquinas e equipamentos num prazo de liquidação de 360 dias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	Para estar inserido no mundo dos negócios, é preciso ter conhecimento aprofundado no mercado de ações, políticas econômicas, produtos financeiros, ou melhor, entender o sistema financeiro, obedecendo regras e normas que estabelecem mecanismos para tornar mais seguros os investimentos. No mercado internacional, é comum identificarmos investidores estrangeiros em busca de mercados que possam proporcionar a maximização do lucro diante de altas taxas de retorno. O capital desses investidores é dividido em dois modelos: compensatórios ou autônomos. Sobre o capital estrangeiro autônomo de risco de curto ou longo prazo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Curto prazo.
II- Longo prazo.
(    ) Investimento considerado de risco para o país, porque pode ser sacado a qualquer momento.
(    ) As oscilações do mercado interferem diretamente nas ações do investidor, que pode recuperar o capital a qualquer momento.
(    ) O investidor aplica seu capital direto em empresas, resultando no aquecimento da economia do país.
(    ) Considerado um investimento de baixo risco, pois os investidores não podem sacar a qualquer momento os recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II.
	 b)
	II - I - II - I.
	 c)
	I - II - I - II.
	 d)
	II - II - I - I.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes