Buscar

MODALIDADES DE PAGAMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADES DA ROSSANA/MODALIDADES DE PAGAMENTO NO COMERCIO INTERNACIONAL.docx
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
MODALIDADES DE PAGAMENTO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
PROFESSORA ROSSANA
		Aluno 1: Franciele Vilela Mancilha de Almeida
		N403HE-9
Modalidades de pagamento no comércio internacional
Quando se trata de comércio internacional, atenção deve ser redobrada na hora do pagamento, devido à, na maioria das vezes, longas distâncias, variações de ordem monetária, a natureza do mercado e variações de ordem legal, o que dá ao comércio internacional algumas peculiaridades em relação ao comércio doméstico. Assim, foram criadas formas de pagamento para atender às necessidades do exportador e importador e minimizar os riscos de uma transação comercial em nível internacional. As principais modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional são: 
Pagamento antecipado: O importador remete previamente o valor da transação, após o que, o exportador providencia a exportação da mercadoria e o envio da respectiva documentação. Do ponto de vista cambial, o exportador deve providenciar, obrigatoriamente, o contrato de câmbio, antes do embarque, junto a um banco, pelo qual receberá reais em troca da moeda estrangeira, cuja conversão é definida pela taxa de câmbio vigente no dia. Esta modalidade de pagamento não é muito freqüente, pois coloca o importador na dependência do exportador. 
Cobrança Direta ou Remessa Direta de Documentos: O importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque. Promove o desembaraço da mercadoria na alfândega e, posteriormente, providencia a remessa da quantia respectiva diretamente para o exportador. Esta modalidade de pagamento é de alto risco para o exportador, no entanto, quando existir confiança entre o comprador e o vendedor, possui algumas vantagens, entre as quais: 
a. agilidade na tramitação de documentos; 
b. isenção ou redução de despesas bancárias.
Cobrança Documentária: Ao contrário das duas modalidades anteriores, a cobrança documentária é caracterizada pelo manuseio de documentos pelos bancos. Os bancos intervenientes nesse tipo de operação são meros cobradores internacionais de uma operação de exportação, cuja transação foi fechada diretamente entre o exportador e o importador, não lhes cabendo a responsabilidade quanto ao resultado da cobrança documentária. O exportador embarca a mercadoria e remete os documentos de embarque a um banco, que os remete para outro banco, na praça do importador, para que sejam apresentados para pagamento (cobrança à vista) ou para aceite no saque ou cambial e posterior pagamento (cobrança a prazo). Para que o importador possa desembaraçar a mercadoria na alfândega, ele necessita ter em mãos os documentos apresentados para cobrança. Portanto, após retirar os documentos do banco, pagando à vista ou aceitando o saque ou cambial (assina, manifestando concordância para pagamento posterior), o importador estará apto a liberar a mercadoria. 
Carta de Crédito ou Crédito Documentário: A carta de crédito, também conhecida por crédito documentário, é a modalidade de pagamento mais difundida no comércio internacional, pois oferece maiores garantias, tanto para o exportador como para o importador. É um instrumento emitido por um banco (o banco emitente), a pedido de um cliente (o importador, tomador do crédito). De conformidade com instruções deste, o banco compromete-se a efetuar um pagamento a um terceiro (o exportador, beneficiário), contra entrega de documentos estipulados, desde que os termos e condições do crédito sejam cumpridos. Por termos e condições do crédito, entende-se a concretização da operação de acordo com o combinado, especialmente no que diz respeito aos seguintes itens: valor do crédito, beneficiário e endereço, prazo de validade para embarque da mercadoria, prazo de validade para negociação do crédito, porto de embarque e de destino, discriminação da mercadoria, quantidades, embalagens, permissão ou não para embarques parciais e para transbordo, conhecimento de embarque, faturas, certificados, etc. A carta de crédito é uma ordem de pagamento condicionada, ou seja, o exportador (vendedor) só terá direito ao recebimento se atender a todas as exigências por ela convencionadas pelo importador (comprador).
A escolha da modalidade de pagamento é feita de comum acordo entre o exportador e o importador e vai depender, basicamente, do grau de confiança comercial existente entre as partes, das exigências do país importador e das disponibilidades das linhas de financiamento. A modalidade deve estar expressa em contrato internacional e deve-se levar em consideração os riscos tanto para o importador quanto para o exportador. 
O comércio internacional apresenta muitos desafios, principalmente para as micro e pequenas empresas. O domínio e a escolha consciente da modalidade de pagamento certamente trará tranquilidade ao exportador/importador em suas negociações internacionais.
https://administradores.com.br/artigos/modalidades-de-pagamento-no-comercio-internacional visualizado em 02/09/2020
mirelasousa@bol.com.br
Questões:
1) Qual a modalidade de pagamento que tem maior risco para o importador? Por que?
R: A modalidade de pagamento antecipado, pois o importador efetua o pagamento previamente do valor da transação, portanto, o importador efetua a compra de sua demanda, paga e depois de todo esse processo concluído ele receberá a demanda solicitada (sua compra).
Por que esta modalidade apresenta risco para o importador? Porque no meio desta transição deverá ter uma confiança no fornecedor, obter conhecimento e criar garantia de entrega, pois em caso de uma atitude que não seja profissional por parte do exportador, o importador terá grandes prejuízos.
2) Qual a modalidade de pagamento que tem menor risco para o exportador? Por que?
R: Modalidade de Pagamento antecipado, pois o exportador só embarcará o seu item após o pagamento da demanda solicitada pelo importador. Não havendo risco algum ao exportador, somente obrigações que deve ser atendida.
3) Qual a principal vantagem da carta de crédito?
R: A Carta de crédito é a modalidade mais utilizada devido a sua principal vantagem, no qual os bancos que são responsáveis em fazer o pagamento ao exportador. Portanto eliminando os riscos de não pagamento por parte do importador e ausência do envio da demanda, garantindo o envio da mercadoria após a conclusão de toda a documentação e pagamento.
4) A cobrança documentária a vista é uma forma de pagamento mais segura que a cobrança direta? Por que?
R: É considerada mais segura em comparação a cobrança direta, pois o exportador irá receber pelo banco, porém se tratando de pagamento a vista, porque na transação a prazo não há garantias, pois os bancos envolvidos são simplesmente cobradores, não lhe cabendo alguma responsabilidade contratual.
ATIVIDADES DA ROSSANA/Trabalho de Log?stica na Importacao e Exportacao.docx
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
LOGÍSTICA NA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 
PROFESSORA ROSSANA
		Aluno: Franciele Vilela Mancilha de Almeida
		N403HE-9
LOGÍSTICA NA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 
Por Carlos Araújo | @comexblog |consulta ago/20
A partir dos anos 90, o processo logístico ganhou importância no comércio exterior. 
As empresas perceberam que era preciso investir nas estratégias de logísticas para fidelizar os clientes.
Nos negócios externos, as atividades logísticas possuem diversos segmentos, os quais incluem o transporte, a armazenagem, a separação, a preparação e a movimentação de insumos e produtos.
E em todos esses segmentos, planejar cada etapa do processo internacional tornou-se vital e requer um alto grau de sofisticação.  Assim, a logística aduaneira se tornou peça
chave para empresas que importam ou exportam.
A logística aduaneira envolve decisões como escolha dos tipos de transporte, suas características técnicas, cumprimento de exigências sanitárias, desembaraço alfandegário dentre outras. E a figura fundamental nesse processo de planejamento é o despachante aduaneiro.
Via de regra, um despachante aduaneiro é um profissional que representa os importadores, exportadores, transportadores, armazéns alfandegados, perante aos diversos órgãos intervenientes governamentais e entidades comerciais, nos procedimentos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais, visando a liberação aduaneira da carga importada ou exportada.
Parte inferior do formulário
Mas atualmente esse profissional deixou ser apenas um ‘desembaraçador’ de papéis nos órgãos públicos federais e intervenientes no comércio exterior como há algumas décadas.
Ele se tornou um prestador de serviço que precisa possuir conhecimento total da cadeia de serviço dos seus clientes, desde os procedimentos iniciais, os chamados tratamentos administrativos, até as necessidades específicas para entrega e armazenamento da carga. Esse profissional passou se ser um consultor em logística aduaneira.
No passado, para ser um despachante aduaneiro era preciso apenas ter um registro perante a Receita Federal do Brasil. Atualmente, além do cadastro, as empresas exigem sólidos conhecimentos técnicos das suas operações e para isso é necessário ter um curso superior.
É bem verdade que a legislação atual não obriga o despachante aduaneiro a ter uma faculdade, apenas o segundo grau completo.  Porém, o mercado exige. E de nada adianta um despachante aduaneiro possuir sólidos conhecimentos operacionais (ou práticos como muitos gostam de chamar), sem que ele tenha estudado finanças, economia, relações internacionais, transportes e seguro.
Isso porque as empresas importadoras ou exportadoras estão inseridas em um mercado cujos concorrentes não são locais, e sim globais.  E também a legislação aduaneira obriga e fiscaliza para elas, uma série de obrigações acessórias, contábeis, operacionais que exige muito do profissional consultor.
E não é só o curso superior que se tornou condição obrigatória para esse novo profissional atuar no mercado. O inglês também passou a ser regra para ser ter uma carreira de sucesso na área aduaneira. Afinal, os documentos de comércio exterior são emitidos nessa língua, e não conhecer o idioma seria fatal.
E além do nível superior e do idioma, o ramo do direito é a terceira e importante visão que esse profissional necessita dominar.  Ele precisa ter amplos conhecimentos do 
direito comercial, empresarial e aduaneiro.  Afinal, o empresário de comércio exterior precisa estar ligado 24h por dia nesses três temas, e o consultor aduaneiro precisa ajudá-lo a desenvolver mecanismos que evitem autuação pela fiscalização aduaneira.
Enfim, é inquestionável o crescimento do comércio exterior brasileiro nos últimos dez anos. São sucessivos recordes mensais nas exportações brasileiras, e cada vez mais empresas começam a participar deste processo de internacionalização, seja através da importação ou da exportação.
E com conhecimento teórico, prático e com o uso de modernas tecnologias da informação, esse consultor aduaneiro ajudará as importadoras e exportadoras brasileiras a continuarem nesse rumo de crescimento.
Questões:
1) Por que a logística passou a ter um papel de destaque no comercio internacional?
R: A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais e  como foco adquirir fidelidade de seus clientes para alvo de investimento e estratégias logísticas.
A logística é uma área que está ligada com a parte estratégica da corporação, afinal, busca otimizar os fluxos de armazenamento dos produtos até a realização da entrega do mesmo, facilitando o seu modo de embarque.
2) Quais são os segmentos da logística a serem levados em consideração nas transações internacionais, explique cada um.
R: Transporte - É a área que engloba uma parte dos custos logísticos. Sem o transporte, nada pode ser feito, pois garante o funcionamento e assegura a produção, a distribuição e a comercialização dos produtos. 
 Armazenagem - A armazenagem define o melhor aproveitamento do espaço necessário para manter e conservar o estoque. Essa definição é estudada a localização e suas dimensões do espaço físico. 
 Separação – É a atividade de separação das mercadorias prontas a serem embarcadas com destino ao seu modal definido para ser o transportado ao seu destino final..
3) Quais as atribuições do consultor logístico internacional?
R: É necessário ter capacidade de organização, negociação, comunicação, obter uma visão macro do processo, tais como, tipo de transporte a ser utilizado, suas características técnicas, cumprimento de exigências sanitárias, desembaraço alfandegário, ajustes de divergências nas invoices entre outras.
4) Quais devem ser as habilidades requeridas de um profissional para atuar na logística internacional? Por quê?
R: Possuir total conhecimento da cadeia de serviço dos seus clientes, desde os procedimentos iniciais até as necessidades especifica para a entrega e armazenamento da carga. Ter conhecimento do direito comercial e aduaneiro, inglês intermediário, boa interface com os agentes aduaneiros, fiscais, entre outros.
Com os pontos acima, a sua comunicação com os distribuidores, clientes e despachantes se torna um fator bem sucedido de entregas exportadas ou importadas, trazendo redução de custos e tempo.
ATIVIDADES DA ROSSANA/Trabalho de Modalidades de pagamento.docx
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
MODALIDADES DE PAGAMENTO 
PROFESSORA ROSSANA
		Aluno 1: Franciele Vilela Mancilha de Almeida
		N403HE-9
QUESTÕES SOBRE MODALIDADES DE PAGAMENTO
1) A EMPRESA STARCARS METALURGICA LTDA ESTABELECIDA EM SJCAMPOS, ESTÁ EM NEGOCIAÇÃO COM A EMPRESA JR VECHICLES, INSTALADA NOS EUA PARA A COMPRA DE INSUMOS E MATÉRIA PRIMA PARA A FABRICAÇÃO DE PRODUTOS PARA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. TRATA-SE DA PRIMEIRA NEGOCIAÇÃO ENTRE EXPORTADOR E IMPORTADOR.
UM DOS ITENS É A MODALIDADE DE PAGAMENTO DA COMPRA.
O VALOR DA COMPRA É DE USD 15.500,00 A VISTA.
QUAL A MELHOR FORMA DE PAGAMENTO PARA O COMPRADOR?
E PARA O VENDEDOR?
R: Para o comprador a melhor forma de pagamento é a Cobrança documentária a vista, pois através desta modalidade os documentos são manuseados pelos bancos responsáveis na transação.
Para o vendedor, a melhor forma de pagamento será o pagamento antecipado, pois receberá a vista sem intermediação de banco e garantia de pagamento do seu produto vendido.
2) A MODALIDADE DE PAGAMENTO COBRANÇA DIRETA É A MAIS UTILIZADA ENTRE AS EMPRESAS COLIGADAS, OU EM AMBIENTES EMPRESARIAIS ONDE EXISTA EXTREMA CONFIANÇA. POR QUE?
R: Porque a confiança é um dos pilares de uma empresa bem sucedida, pois o demandante deverá retirar os documentos, paga-los de forma assertiva e garantir a entrega do item.
3) A MODALIDADE PAGAMENTO ANTECIPADO COSTUMA SER UTILIZADA EM DUAS SITUAÇÕES, QUAIS SÃO?
R: Pagamento antecipado é quando há conhecimento entre os envolvidos e por se tratar de produto específico, sobre encomenda, neste caso é feito um contrato, logo após uma entrada e o saldo será pago por carta de crédito.
4) A EMPRESA COMERCIAL ALIMENTICIA J.RUAN SITUADA EM BARCELONA, NA ESPANHA, COMPROU EURO 3.500,00 EM CASTANHAS DO PARÁ DA CIA SANTAREM DE ALIMENTOS A SER PAGO 90 DIAS APÓS O EMBARQUE. A NEGOCIAÇÃO É BASEADA EM CONFIANÇA, POIS AMBOS NEGOCIAM HÁ UM BOM TEMPO. QUAL A MODALIDADE DE PAGAMENTO VOCE SUGERE PARA ESTE CASO.
R: Cobrança documentária, pois por mais que se tenha
uma parceria entre as partes envolvidas (vendedor e comprador), imprevistos ou intercorrências poderão ocorrer no decorrer desses 90 dias e o importador não honrar com seu compromisso, nesta situação o banco iniciará com a sua cobrança.
5) A EMPRESA BRASILEIRA DE ENTRETENIMENTO NOSSA AMAZONIA S.A. ESTA NEGOCIANDO A COMPRA DE UM EQUIPAMENTO DE EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO VALOR DE USD 250.000,00 JUNTO A COMPANHIA FRANCESA CHAMP ELISYEE CINEMA.
OS 10% DO INVESTIMENTO DEVERÃO SER PAGOS ANTES DA FABRICAÇÃO DO BEM À COMPANHIA FRANCESA E O RESTANTE, 90% , SERÁ PAGO EM 5 PARCELAS BIMESTRAIS, SENDO A PRIMEIRA 60 DIAS APÓS O EMBARQUE DO EQUIPAMENTO. 
ESTA É A PRIMEIRA NEGOCIAÇÃO ENTRE AS DUAS CIAS., POR ESTA RAZÃO, QUEREM O MÁXIMO DE PROTEÇÃO COM RELAÇÃO A PARTE DOCUMENTAL E DE PAGAMENTO.
QUAL DAS MODALIDADES SERIAM UTILIZADAS NESTE NEGÓCIO.
R: Seriam utilizadas duas modalidades neste negocio:
- Pagamento antecipado nos 10% de entrada
- Carta de crédito para o saldo devedor.
6) EM QUE MODALIDADE EXISTE A NECESSIDADE DE EMISSÃO DE UM DRAFT (SAQUE) OU CAMBIAL?
R: Tudo que for a prazo (em qualquer modalidade)
7) A EMPRESA AMERICANA DONNA SHAPE, ENCOMENDOU UM APARELHO PARA ACADEMIA DA EMPRESA BRASILEIRA FIT BRAZIL LTDA. O VALOR DO EQUIPAMENTO É DE USD 8,700,00. PARA FABRICAÇÃO A FIT BRAZIL INFORMOU QUE NECESSITA DE 50% DO PAGAMENTO ANTES DO EMBARQUE E O RESTANTE A VISTA APÓS O EMBARQUE. QUAL A MODALIDADE QUE PODE SER SUGERIDA PARA NÃO GERAR MUITOS CUSTOS BANCÁRIOS, JÁ QUE AS EMPRESAS JÁ MANTÉM UM CERTO GRAU DE CONFIANÇA.
R: A modalidade a ser utilizada mediante ao grau de confiança de ambas as partes é de pagamento antecipado e cobrança direta.
8) A CARTA DE CRÉDITO É CONSIDERADA UMA MODALIDADE DE POUCO RISCO PARA AMBAS AS PARTES, POR QUE? QUEM SOLICITA A ABERTURA DO CRÉDITO DOCUMENTÁRIO E POR QUE MOTIVO? QUEM DEVE SOLICITAR AO BANCO A ABERTURA DA CARTA DE CRÉDITO? O PAGAMENTO DA COMISSÃO AO BANCO EMISSOR DA CARTA É DE QUEM?
R: Porque é uma garantia oferecida por um banco no exterior (banco emitente), que a pedido do importador, assume a obrigação de efetuar o pagamento ao exportador (beneficiário) relativo a operação de exportação, no vencimento, mediante a apresentação da documentação solicitada ao banco do exportador (banco negociador), e a comprovação de que todos os termos e condições foram rigorosamente cumpridos.
O importador deve solicitar a carta de crédito.
O comprador que paga a comissão ao banco.
ATIVIDADES DA ROSSANA/trabalho de peso bruto ou cubado.doc
		
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
LOGÍSTICA NA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 
EXERCÍCIO PESO BRUTO OU CUBAGEM 
PROFESSORA ROSSANA
Aluno 1: Franciele Vilela Mancilha de Almeida
N403HE-9
Exercício de Peso Bruto ou Cubagem 30/10/2020
		O Peso Bruto ou o Peso Cubado das cargas, define o valor a ser pago pelo transporte, de acordo com a sua modalidade, além de ser um importante fator para o manuseio e o transporte das mercadorias. O transporte das cargas é cobrado de acordo com o peso da mercadoria ou o espaço, sempre o que for maior. A regra é: Prevalece o que for maior !!!
A Cubagem é calculada multiplicando-se as medidas de: Comprimento x Altura x Largura (CAL) de cada volume a ser transportado. 
1 caixa com peso bruto de 81 kgs 
Cálculo de Cubagem:
 0,8 m (comp) x 0,6 m (altura) x 1 m (largura)
Resultado: 0,48m3
1 cilindro com peso bruto de 950 kgs 
Cálculo de Cubagem:
 2,3 m (comp) x 2,0 m (diâmetro) x 2,0 m (diâmetro)
Resultado: 9,2m3
* Para volumes cilíndricos, multiplica-se o diâmetro 2 vezes 
CONSIDERANDO O TIPO DE TRANSPORTE
Transporte Aéreo
No transporte aéreo, por regulamentação IATA, uma aeronave acomoda 166,66kgs em 1 metro cúbico.
O cálculo é sempre o mesmo: X m3 x 166,66 kgs 
Retomando os exemplos dados, vamos observar como fica a relação Peso Bruto e Peso Cubado no transporte aéreo :
Tipo
Peso Bruto
Volume Cubado
Peso Cubado 
Caixa
81 kgs
0,48.m3
79,99. kgs
Cilindro
950 Kgs
9,20 m3
 1533,27.kgs
PREÇO DO FRETE AÉREO GRU/MIA: MÉDIA DE USD 2,75 POR KG OU PESO CUBADO. FRETE MÍNIMO USD 180,00
RESPOSTA DO FRETE AÉREO: 
CAIXA: 81 x 2,75 = USD 222,75
CILINDRO: 1533,27 X 2,75 = USD 4.216,49
Transporte Marítimo
No transporte marítimo, por convenção: 1 tonelada = 1m3
Observe os exemplos dados sendo transportados via marítima: 
Tipo
Peso Bruto
Volume Cubado
Peso Cubado
Caixa
81.Kgs
 0,48m3
 1 Ton 
Cilindro
950.Kgs
 9,2m3
 9,2 Ton 
PREÇO DO FRETE MARÍTIMO SANTOS/MIAMI: MÉDIA DE USD 55,00 POR TON OU PESO CUBADO. FRETE MÍNIMO USD 100,00
 RESPOSTA DO FRETE MARÍTIMO: 
CAIXA: .1 X 55 = USD 55,00
CILINDRO: 9,2 X 55 USD 506,00
ATIVIDADES DA ROSSANA/trabalho de peso bruto x peso cubado.docx
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
LOGÍSTICA NA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 
EXERCÍCIO PESO BRUTO X PESO CUBADO
PROFESSORA ROSSANA
		Aluno 1: Franciele Vilela Mancilha de Almeida
		N403HE-9
EXERCÍCIO PESO BRUTO X PESO CUBADO
CAIXA COM PESO BRUTO DE 10 KG
		Comprimento
		Altura
		Largura
		1,20
		1,0
		1,50
		Resultado 
		1,80 M3
		
CILINDRO COM PESO BRUTO DE 3.500 KG
Comprimento	Diâmetro	Diâmetro
1,500 m	2,000 m	2,000 m
Resultado 6 M3
Para volumes cilíndricos, multiplica-se o diâmetro 2 vezes
Cálculo Aéreo
No transporte aéreo, por regulamentação IATA, uma aeronave acomoda. 166,66 kg em 1 metro cúbico.
O cálculo é sempre o mesmo: X m³ x 166,66 Kg
Tipo Peso Bruto Cubagem
Caixa	10 Kg 1,80 m³
Cilindro	3.500 Kg 6 m³
Peso Cubado
299,98 Kg == 299,98 x 2,75 = 824,94
999,96 Kg == 999,96 x 2,75 = 9625,00
PREÇO DO FRETE AÉREO GRU/MIA: MÉDIA DE USD 2,75 POR KG OU PESO CUBADO (cbm)
RESPOSTA DO FRETE AÉREO: Caixa USD 824,94 / CILINDRO USD 9.625,00	
Cálculo Marítimo
No transporte marítimo, por convenção..1.....tonelada e igual a 1 m³.
Tipo	Peso Bruto Cubagem
Caixa	10 Kg 1,80 m³
Cilindro	3.500 Kg 6 m³
Peso Cubado 
1,80 Ton ==1,80 x 55 == 99,00 == 100,00 (frete mínimo)
 6 Ton == 6 x 55 = 330,00
PREÇO DO FRETE MARÍTIMO SANTOS/MIAMI: MÉDIA DE USD 55,00 POR TON OU PESO CUBADO (cbm)
 RESPOSTA DO FRETE MARÍTIMO: Caixa USD 100,00 / CILINDRO USD 330,00
ATIVIDADES DA ROSSANA/trabalho de volume de carga pallets e containers.doc
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
LOGÍSTICA NA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 
EXERCICIOS DE VOLUME DE CARGA PALLETS E CONTAINERS
PROFESSORA ROSSANA
		Aluno 1: Franciele Vilela Mancilha de Almeida
		N403HE-9
01.Paletizar óleo de soja embalado em latas, a partir dos seguintes dados:
- Embalagem do óleo:
Caixas de papelão com 20 latas de 900ml cada, medindo:
Comprimento................39cm
Largura.........................32cm
Altura............................20cm
- Pallet de madeira:
Comprimento................1,20m
Largura.........................1,00m
Altura............................0,15m
Pergunta-se:
a) Quantas caixas, no máximo, podem ser acomodadas em cada pallet que, unitizado (incluindo o pallet de madeira), mede 1,95m de altura?
1,20m / 0,39m = 3
1,00m / 0,32m = 3
1,80m / 0,20m = 9 
3 x 3 x 9 = 81
b) Qual a metragem cúbica de cada caixa?
0,39m x 0,32m x 0,20m = 0,02496m³
c) Qual a metragem cúbica de cada pallet unitizado?
1,20m x 1,00m x 1,95m = 2,34m³
d) Com a resposta da pergunta “a”, quantas caixas teremos em 120 pallets?
1 pallet = 81 caixas
120 pallets = 9720 caixas
02. Paletizar cerveja em latas, a partir dos seguintes dados:
-Embalagem de cerveja:
Caixas de papelão com 12 latas de 350ml cada, medindo:
Comprimento..................26,0cm
Largura...........................20,0cm
Altura..............................12,5cm
-Pallet de madeira:
Comprimento...................1,20m
Largura.............................0,80m
Altura................................0,15m
Pergunta-se:
a) Quantas caixas, no máximo, podem ser acomodadas em cada pellet que, unitizado (incluindo o pallet de madeira), mede 2,15m de altura?
 256 caixas
b) Qual a metragem cúbica de cada caixa?
0,0065 m³
c)Qual a metragem cúbica de cada pallet unitizado?
0,144 m³
d) Com a resposta da questão “a”, quantas caixas teremos em 90 pallets?
 
 23.040 caixas
e) Qual a metragem cúbica das caixas da resposta da pergunta “d”?
 149,76 m³
03. Transporte de computadores paletizados em carretas rodoviárias, com os seguintes dados:
- Carga paletizada medindo:
Comprimento..................1,20m
Largura............................0,80m
Altura...............................1,10m
- Unidade de carga:
Comprimento....................12,21m
Largura.............................. 2,44m
Altura................................. 2,39m
Pergunta-se:
A)Quantos pallets, no máximo, podem ser colocados nesta carreta?
 45,64 == 45 palets
b) Qual a metragem cúbica de cada pallet?
 1,56 m³
c) Qual a metragem cúbica total da unidade de transporte?
 71,20 m³
d) Quantas unidades de transporte como esta seriam necessárias para 1.778 pallets?
 39 unidades
04. Transporte de maças, embaladas em caixas de papelão, pesando 20kg cada, paletizadas, em container reefer de 40`High Cube.
- Carga Paletizada medindo:
Comprimento.............1,20m
Largura.......................1,00m
Altura..........................2,20m
- Container
Comprimento.............. 11,37m
Largura........................ 2,30m
Altura........................... 2,50m
Pergunta-se:
a) Quantos pallets, no máximo, podem ser ovados neste container?
 24,70 == 24 palets
b) Qual a metragem cúbica de cada pallet?
 2,64 m³
c) Qual a metragem cúbica total dos pallets ovados neste container?
 63,36 m³
d) Qual a metragem cúbica total do container?
 65,37 m³
e) Com a resposta da questão “a”, quantos pallets teremos em 135 containers?
 3.240 palets
ATIVIDADES DA ROSSANA/Trabalho Porto de Santos.docx
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
 PORTO DE SANTOS
PROFESSORA ROSSANA
		Aluno 1: Franciele Vilela Mancilha de Almeida
		N403HE-9
PORTO DE SANTOS
O Porto de Santos iniciou suas atividades no início do século XVI, operando com estruturas rudimentares até 02 de fevereiro de 1892, quando foram inaugurados os primeiros 260 metros de cais construídos. 
Aquele modesto atracadouro tornava-se o primeiro Porto Organizado do Brasil. Impulsionado pelas exportações de café, o Porto de Santos cresceu rapidamente, com grandes e frequentes ampliações, e atravessou todos os ciclos de crescimento econômico do País.
Hoje Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e 
responde pela movimentação de cerca de 30% das trocas comerciais brasileiras. 
Seus padrões elevados de eficiência na prestação de serviços e um permanente processo de evolução, infraestrutura, usam de novas tecnologias, capacitação de seus trabalhadores e um modelo de gestão portuária voltada para atender plenamente as expectativas de seus clientes, garantem aumentos sucessivos na movimentação de cargas e criam um ambiente adequado para o comércio exterior, que gera empregos e desenvolvimento para a Baixada Santista, além de propiciar qualidade de vida para toda a região.
O complexo portuário santista conecta-se à sua área de influência primária, que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, que concentram mais de 60% do PIB nacional, por meio de ampla rede de rodovias, ferrovias e hidrovias que integram a principal cadeia logística do país. Os acessos ao Porto ocorrem através do Sistema Anchieta-Imigrantes; Rodovia Cônego Domênico Rangoni; BR-101 (Rio Santos) e SP-55 (Rodovia Padre Manoel da Nóbrega). 
Através do modal ferroviário a carga chega pelos ramais da MRS Logística, Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA) e América Latina Logística (ALL), por dutovia pelas linhas da Petrobrás Transporte S.A. – Transpetro e por hidrovia pela Tietê-Paraná.
OPERAÇÕES LOGÍSTICAS:
O bom funcionamento do Porto de Santos exige que todas as suas atividades sejam coordenadas de forma que uma auxilie a outra. Para isso, a Diretoria de Operações Logísticas da SPA trabalha para organizar e planejar todas as formas de acesso dos meios de transporte sejam eles aquaviários ou terrestres
SERVIÇOS:
Através de seus terminais portuários, o Porto de santos oferece serviços especializados e personalizados para atender, plenamente, todas as necessidades de seus clientes. 
· Embarque e descarga de mercadorias
· Armazenagem
· Atracação/Amarração
· Praticagem
· Rebocadores
· Fornecimento de Consumo de Bordo
· Lavagem de Porões de Carga de Navios Graneleiros
· Retirada de Resíduos de Embarcações
· Abastecimento de Energia
· Abastecimento de Água
· Abastecimento de combustível a navios
· Tratamento Fitossanitário
· Reparo em embarcações
· Serviços de Logística
· Transporte
Soluções para cargas especiais e de projetos
. INFRAESTRUTURA:
A modernização, ampliação e manutenção da infraestrutura do complexo portuário administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (SPA) é uma das principais atribuições da Autoridade Portuária.
A partir da entrada da iniciativa privada na operação portuária, com vultosos aportes de recursos na modernização e ampliação de terminais, o Porto experimentou um elevado crescimento em produtividade e capacidade operacional, confirmada por sucessivos recordes de movimentação. Este cenário cobrou ações de revitalização da infraestrutura portuária. 
Assim, a SPA, com recursos próprios e do Governo Federal, vem promovendo o desenvolvimento da infraestrutura portuária no Porto de Santos, com forte atuação, principalmente, nos setores de dragagem e viário interno.
Tais ações têm garantido as condições necessárias para que terminais instalados na área do porto organizado, operadores portuários, navegação e transportadores de carga possam desempenhar suas atividades utilizando todos os recursos oferecidos pela Autoridade Portuária.
Trata-se de um conjunto de instalações, serviços e vias de tráfego marítimo e terrestre imprescindíveis para manter o complexo portuário funcionando em atendimento às diversas operações desenvolvidas por todos os agentes dessa rede logística representada pelos vários segmentos contidos na rotina de atividades de um porto com as características e dimensões do complexo portuário santista.
O grande desafio de garantir a infraestrutura que o porto demanda está na complexidade e dimensões dos empreendimentos que a Área de Engenharia da SPA gerencia, supervisiona, acompanha e fiscaliza. 
As grandes obras e serviços são executados por empresas especializadas, através de contratos firmados a partir de recursos próprios, com a Autoridade Portuária ou com o Ministério da Infraestrutura, utilizando-se recursos do Governo Federal.
https://www.portodesantos.com.br/institucional/o-porto-de-santos/
ATIVIDADES DA ROSSANA/Trabalho Questoes sobre Incoterms 2020.docx
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
 QUESTÕES SOBRE INCOTERMS 2020
PROFESSORA ROSSANA
		
Aluno 1: Claudiney Pontes Domingos
		
N409JF-0
 QUESTÕES SOBRE INCOTERMS 2020
01) O que é Incoterm? Para que é utilizado?
R: O Incoterms foi desenvolvido pela primeira vez no ano de 1936
na tentativa de simplificar os problemas de comunicação envolvidos nos negócios internacionais. Incoterm é a abreviatura do inglês (International Commercial Terms), que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”. Os mesmos são utilizados para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacionais, os direitos e obrigações recíprocas do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando as regras. 
02) A empresa Import January necessita importar um torno da Alemanha. O fornecedor em Hamburgo informou que suas vendas são feitas somente na condição do incoterm FOB. O que isso significa?
R: FOB  (Free on Board), livre a bordo, neste incoterm o vendedor termina com as suas obrigações no momento em que a mercadoria passa pela a amurada do navio no porto de embarque que foi indicado anteriormente, a partir deste momento, todos os custos de frete e seguro será por conta do importador (comprador).
03) A condição de venda DPU significa que o vendedor além de entregar a mercadoria desembarcada no local combinado no país do importador, também fará o desembaraço aduaneiro naquele país? Explique.
R: No incoterm DPU, o vendedor de fato irá entregar a carga descarregada no local combinado com o comprador, mas não será responsável pelo o desembaraço aduaneiro, tão pouco os custos com seguros da carga a partir deste ponto acordado, mas neste incoterm, o vendedor deverá ter uma rede logística eficiente para atender o cliente no país do destino.
04) A condição de venda CIF ou CIP determinam quais responsabilidades ao comprador e ao vendedor? Explique
R: CIF Os custos de frete e seguro, ficarão por conta do exportador até o cais do porto de destino. O vendedor deve contratar uma cobertura de seguro contra o risco de perdas ou danos das mercadorias desde o porto de embarque até o porto de destino.
CIP O frete deve ser pago pelo vendedor e a partir do momento em que a mercadoria é entregue ao transportador do seu destino a responsabilidade com relação a danos, perdas e roubos passa a ser inteiramente do comprador. De acordo com o termo CIP, o vendedor só precisa fazer um seguro para uma cobertura mínima. Se o comprador desejar estar protegido por uma cobertura de seguro mais ampla, é necessário, nestas condições, obter o acordo do vendedor, ou então fazer ele mesmo um seguro suplementar.
05) A condição EXW é a melhor situação de venda para o vendedor. Por quê?
R: Porque toda a responsabilidade sobre a carga será finalizada no pátio da fabrica.
06 A condição FCA é semelhante ao FOB?
R: Sim, na FCA os riscos e custos irão até o local (porto, aeroporto), onde a mesma será entregue desembaraçada aos cuidados do transportador internacional.
Já no FOB, estes riscos e custos serão até a acomodação desta carga no interior do navio, aumentando com isso a responsabilidade por parte do exportador. 
07) Quais condições de Incoterms podem ser utilizadas para qualquer modal?
R: Incoterms EXW; FCA; CPT; CIP; DAP; DPU e DDP.
08) Dê um exemplo de uma venda feita na condição de Incoterm DDP.
R: No incoterm DDP, o vendedor irá assumir todos os custos e riscos desde a 
fabrica até o local combinado com o comprador, transferindo a responsabilidade somente no descarregamento do material.
9) Qual a diferença entre a condição DDP e DAP com relação a carga? E com relação a responsabilidade do vendedor?
R: Em relação a carga, ambas serão entregue no local combinado com o vendedor desde que não seja em porto ou aeroporto, poderá ser no depósito do comprador. No DAP não se faz o desembaraço aduaneiro no país do comprador.
10) Nas condições que se iniciam com a letra “C” qual a premissa?
R: Este grupo tem como característica principal o frete internacional. Este é pago pelo vendedor antes da mercadoria chegar ao destino final. Entretanto, a Transferência do Risco envolvido na operação (da carga) acontece no país do exportador, ao entregar a mercadoria ao transportador.
11) Todas as condições que se iniciam com a letra “F” tem que característica?
R; O exportador se compromete a entregar os produtos ao transportador contratado ou indicado pelo comprador, sendo que os custos e riscos terminam no transporte.
12) As condições iniciadas pela letra “D” explicam a responsabilidade do vendedor até que limites?
R: O vendedor se prontifica a arcar com todos os custos e riscos inerentes ao transporte e entrega dos produtos ao local combinado com o comprador, podendo ser no galpão, pátio, descarregado ou não.
13) Qual a diferença entre o FAS e o FOB?
R: A diferença fica pelo fato de que no FAS o vendedor terá a responsabilidade até a amurada do navio, já no FOB a responsabilidade cessará somente quando a carga estiver embarcada no navio.
14) Quais são as condições Incoterms utilizadas exclusivamente para o modal aquaviário?
R: FAS; FOB; CFR e CIF
15) Quais as características semelhantes e a diferença entre as condições CFR e CPT?
R: Ambas serão entregue no destino final, no CFR será até o cais final e seguro por conta do vendedor, já na CPT, será em local combinado com o comprador e o seguro por conta do comprador a partir do carregamento.
16) Quais as características semelhantes e a diferença entre as condições CIF e CIP?
R: Ambas serão entregue no destino final, na CIF será até o cais final e seguro por conta do vendedor até o embarque no navio, na CIP, será em local combinado com o comprador e o seguro por conta do comprador a partir do carregamento.
17) Qual a diferença fundamental entre DAP e DPU?
DAP é entregue dentro do caminhão e o vendedor será responsável pelos custos até o local designado pelo comprador, e a partir deste ponto os custos e riscos passam ao comprador.
DPU será entregue fora do caminhão (porto, pátio, galpão) e o vendedor será responsável pelos custos e riscos até o local combinado, a diferença fica pelo descarregamento que também será por conta do exportador.
Fontes:
https://www.fazcomex.com.br/blog/incoterms/
https://administradores.com.br/artigos/explicando-os-incoterms-grupo-c

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais