A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
41 pág.
Pim 3 AN3 (correção)

Pré-visualização | Página 1 de 8

3
 
UNIVERSIDADE PAULISTA
ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM 
LOGÍSTICA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
PIM II
PRÁTICAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
Empresa: AN3 CENTRO AUTOMOTIVO LTDA.
Nome R.A
Felipe Santos Chagas						N4276G0
Franciele Vilela Mancilha de Almeida				N403HE9
Lucas Gamito Norce						N3849B0
Michel Anderson F. Araújo						F049AI7
Náthaly Fernandes Souza						N472081
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
NOVEMBRO/2019
ANÁLISE CONJUNTURAL
Empresa AN3 CENTRO AUTOMOTIVO LTDA.
 (
Proje
t
o 
Integrado
 
Multidisciplinar
 (PIM) desenvolvido
 
c
o
m
o 
e
x
i
g
ên
cia
 
pa
rc
i
a
l
 
do
s
 
re
q
u
is
i
t
o
s
 
ob
r
ig
a
t
ó
r
i
o
s
 
à 
ap
ro
v
a
ç
ã
o
 
s
e
me
stral
 
no Curso Superior de Tecnologia em Logística 
d
a
 
UNIP (Universidade Paulista), orientado pelo corpo docente do curso.
)
São José dos Campos – SP
Novembro / 2019
RESUMO
Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM ll), referente a projeto de pesquisa realizado no segundo semestre do Curso de Graduação e Tecnologia em Logística da Universidade Paulista – UNIP – realizado na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, e o trabalho tem como objetivo apresentar todas as informações e processos da empresa AN3 CENTRO AUTOMOTIVO, localizada na cidade de São José dos Campos/SP, que tem como principal objetivo ser revendedora de pneus e prestações de serviços de balanceamento, alinhamento e concertos de pneus furados atendendo as expectativas de seus clientes através de uma melhoria continua e bom atendimento. Desta forma pode-se notar que não existe nada muito complexo nessa análise, a pesquisa foi feita com embasamento teórico de personalidades importantes e influentes nos assuntos abordados. Baseado nessas informações é possível concluir que apesar da analise ser simples a mesma é bem completa, podendo ter uma visão ampla e clara da empresa em questão.
Palavras-Chave: Logística, Atendimento, Serviço.
SUMÁRIO
1. Introdução											6
2. Fundamentos e importância da logística 						6
 2.1 Origem										6
 2.2 A logística como fundamento para o comércio					7
 2 3 Controle do desempenho logístico						7
3. Contabilidade										8
 3.1 Origens da contabilidade								8
 3.2 Objetivos da contabilidade							8
 3.3 Patrimônio										9
 3.4 Demonstrações contábeis							9
 3.5 Demonstrações contábeis do resultado do exercício DRE			10
4 Estatística Aplicada									12
5 Planejamento e operações por categoria de produtos 				13
 5.1 Conceitos de layout									13
 5.2 Objetivos de layout									13
 5.3 Tipos de layout									14
 5.4 Conceitos de classificação de materiais						14
 5.5 Objetivos da classificação de materiais						15
 5.6 Conceitos de picking								16
 5.7 Picking										16
 5.8 Categorias de produtos na empresa						16
6 Relações interpessoais									18
7 Planejamento e controle de estoque							18
 7.1 Métodos de ressuprimentos							18
 7.2 Tempos de reposição								19
 7.3 Estoque mínimo									19
 7.4 Custos de estoque									19
 7.5 Custos de armazenagem e custo de pedido					19
 7.6 Giro de estoque									20
 7.7 Fundamentação teórica								20
 7.8 AN3 e PEP’s										21
8 Desenvolvimento do projeto								21
 8.1 Caracterizações do ambiente de estudos						21
 8.2 Apresentação e Análise do cenário 						22
9 Conclusão											22
10 Referências										
2
3
1.INTRODUÇÃO
Em 2009 a loja de autopeças e prestação de serviços chamada AN3 CENTRO AUTOMOTIVO LTDA, residindo em São José dos Campos, interior de são Paulo. Dentro do seu ramo de negócio a microempresa tem em seu principal objetivo fornecer produtos e serviços que atenda as expectativas de seus clientes através da inovação. Os seus principais clientes são transportadores ou autônomos que utilizam para trabalho veículos pesados como caminhões, ônibus, vans, entretanto é atendido todo tipo de veiculo. Desse modo, a empresa atua prestando serviços como: manutenção periódica, instalações de rodo-ar, faróis de milha, para-choque, buzinas, insul-film, manutenção automotiva, reparando suspensões, freios, amortecedores, geometria 3D (alinhamento computadorizado, balanceamento, cambagem, caster) dentre outros, vende peças de reposição desde pequenas conexões até peças que são obrigatórias e exigidas por lei. 
2 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
2.1 CONCEITO DE LOGISTICA NAS EMPRESAS
A logística está presente, à disposição 24 horas por dia, 07 dias por semana, durante 52 semanas no ano, ou seja, ela nunca para.
Para Bowersox (2007, p. 24), logística refere-se à responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total.
Desta forma podemos afirmar que a logística é o conjunto de planejamento, operações e controle de mercadorias, serviços e informações da empresa, unindo as funções sistêmicas desde a produção até a entrega, proporcionando assim, vantagens competitivas na cadeia de abastecimento e a consequente satisfação dos clientes.
De acordo com Ronald H. BALLOU, autor do livro (Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física);
“A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporte, estoques e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Hoje, as empresas devem realizar essas mesmas atividades como uma parte essencial de seus negócios, a fim de prover seus clientes com os bens e serviços que eles desejam. Entretanto, a administração de empresas nem sempre se preocupou em focalizar o controle e a coordenação coletiva de todas as atividades logísticas. Somente nos últimos anos é que ganhos substanciais nos custos foram conseguidos, graças à coordenação cuidadosa destas atividades. O ganho potencial resultante de se rever a administração das atividades logísticas está transformando a disciplina numa área de importância vital para uma grande variedade de empresas. ”
Ou seja, o conceito da Logística em uma determinada entidade se deve ao fato de antes mesmo da existência dessa empresa, as práticas e atividades em todas as áreas citadas como transporte, estoques e comunicações já devem estar em plena execução a fim de preparar o terreno e começar de forma eficaz e eficiente a nova empresa, sem esse conceito a empresas que estiver chegando ao mercado pode nem ao mesmo conseguir entrar no ramo para poder competir com suas concorrentes, e mesmo que consiga ser criada e já consiga de fato um espaço no mercado, ela não vai conseguir se manter, pois os principais conceitos e importantes fundamentos não estão sendo se fato seguidos.
2.1.1 ORIGEM DA LOGÍSTICA
A palavra logística vem do francês LOGISTIQUE e sua origem é definida de maneira diferente entre pesquisadores e historiadores. No dicionário Larousse (1990, p. 269) apresenta uma das definições como: “parte da arte da guerra que visa garantir provisões, transporte, alojamento, hospitalização, etc., aos efeitos militares em operação”.
Alguns historiadores defendem que a palavra logística vem do antigo grego logos, que significa cálculo, razão, analisar e pensar.
Para Bowersox et al. (2007, p. 24), logística refere-se à responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total.
2.1.2 EVOLUÇÃO DA LOGISTICA
Conforme Josival Soares (2006), em sua matéria sobre a evolução da logística,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.