Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 (1) LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior - Pedagogia
Semestre: 3º 
Disciplina: 
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente às aulas 1 a 4
Professor: Marlene Paula Piovezani
Aluna: Liliane Cristina Oviedo de Castro
Rgm:013.1080
1º) Leia as definições de Cultura e Identidade Surda e complete a lacuna de acordo com o significado de cada um, sendo 1 para Cultura e 2 para Identidade. (1,0)
( 1 ) é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo (Strobel, 2008, p. 24). 
( 2 ) está em situação de dependência, de necessidade do outro surdo. As identidades surdas são adquiridas através das experiências visuais e são multifacetadas, fragmentadas (diante das regras impostas pela cultura ouvinte), em constante mudança. Não encontramos uma identidade foco (Perlin, 2010, p. 54).
2º) O estigma e o preconceito fazem parte do nosso mundo mental e atitudinal, tendo em vista que pertencemos a categorias - mulheres, negros, analfabetos, políticos, professores, judeus, velhos, repetentes na escola, pós graduados, estrangeiros, desempregados - que são recebidas com pouca ou muita ressalva por um grupo determinado. Não importa a qual grupo pertencemos, mas sim a qual queremos pertencer, e é direito de cada indivíduo escolher o lugar na sociedade a que melhor se adapte.).Comente. (1,5)
R: Somos todos iguais independe das nossas dificuldades ou necessidades, temos nossos direitos garanti por lei e a melhor maneira de garantir nossos direitos é através da inclusão, uns dos principais meio de inclusão é a escola, deve se trabalhar uma pedagogia estratégica quebrando preconceitos, fazer com que os alunos aceite e respeite as diferenças de cada um , mostrar que a diferença faz parte de nossa vidas e que apreendemos muito com o que o outro tem de diferente, o mesmo deve acontecer com as pessoas surdas, eles devem ser incluída na sociedade e fazer valer seus direitos, a escola deve oferecer a língua de sinais- LIBRAS- para facilitar a vida das pessoas surdas e assim pode mostrar para os demais que os surdos são capazes de apreender igual a qualquer ouvinte. 
3º) Quando entramos em contato com a surdez e as “limitações” que lhe são associadas, é natural procurarmos saber quais as suas causas e, consequentemente, quais os meios de evitá-la ou tratá-la.
Segundo Della-Rosa (2008, p.40-46), as principais causas da perda auditiva ou da surdez são: Cite ao menos 5 causas. (1.5)
R: Existe vários fatores que causa a perda da audição, muitas são provocadas por vírus transmitido durante a gestação, os mesmos são descobertos ainda no PRÉ-NATAIS como: sarampo, sífilis, citomegalovírus, herpes simples, toxoplasmose, diabetes, patologias de tireoides, desnutrição da mãe e do bebe, uso de álcool e drogas da mãe durante a gestação, ainda tem os fatores hereditários e se por ventura a mãe sofrer algum acidente durante a gestação e provocar trauma no feto.
PERI-NATAIS, que ocorre durante o parto como; traumatismo obstétricos, hemorragia do ouvido interno ou nas meninges, falta de oxigenação cerebral, incompatibilidade sanguínea do fator do RH que pode provocar danos no sistema nervoso.
PÓS- NATAIS, depois do nascimento e no decorrer da vida, doenças infecciosas e virais, intoxicação de algum antibióticos e excesso de vitamina D, trauma acústico, explosões e diferença de pressão como no caso dos mergulhadores, também existe as causas desconhecidas a qual os médicos não conseguem identificar a origem da surdez. 
4º) Leia e assinale a alternativa correta: (1,0)
A educação dos surdos não tem oferecido condições favoráveis de acesso às suas complexidades cognitivas, ou seja, não há estímulos para que a criança surda desenvolva plenamente suas capacidades. Segundo Quadros (2008, p. 22), a melhor maneira de potencializar a produtividade e o desenvolvimento de uma criança surda é ensinar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) desde os primeiros dias de vida.
 PORQUE
Enfim, nada mudará se os problemas forem atribuídos à surdez, sem que a educação e as práticas pedagógicas se tornem objeto de dúvida. Enquanto isso, os surdos, sem compreender por que estão subeducados, se auto atribuem um estigma de incapacidade.
a - ( x ) a primeira asserção está correta e a segunda asserção justifica a primeira.
b - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda não justifica a primeira.
c - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda está incorreta.
d - ( ) a primeira asserção está incorreta, mas a segunda está correta.
e - ( ) as duas asserções estão incorretas.
5º) Leia atentamente as afirmações e complete com V se verdadeiro e F se falso: (1,0)
( v ) Os relatos existentes sobre a educação de pessoas surdas estão inseridos num contexto mundial que passou por inúmeras transformações até chegarmos, hoje, ao entendimento da inclusão. 
( f ) Após o Congresso, a maioria dos países adotou o bilinguismo
 nas escolas de surdos, proibindo, oficialmente, a língua de sinais, que foi subjugada por cem anos.
( v ) Existiu um período que ficou conhecido como o “Século Negro” e, para a comunidade surda, representou o domínio do pensamento hegemônico ouvintista.
( v ) Os primeiros atendimentos educacionais especiais para surdos foram registrados a partir de 1857 quando foi inaugurado o Imperial Instituto de Surdos-Mudos que hoje é conhecido como Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. 
6º) Leia as afirmações abaixo e assinale somente a que estiver correta. (1,0)
( ) No ano de 2005 os surdos e todos educadores a favor de uma educação bilíngue se beneficiaram com o reconhecimento da LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) como meio legal de comunicação e expressão através da Lei nº 10436/2002 que em 2005 seria ratificada pelo Decreto 5626/2005.
( x ) Desde os séculos passados até os dias atuais, a hegemonia de discursos ligando a surdez à questão médica, fez predominar uma abordagem clínico-terapêutica dentro dos projetos educacionais. 
( ) Desde o final da década de 1980, o INES realiza cursos para capacitar os professores da educação especial a como trabalhar dentro da proposta bilíngue, fazendo, também, parcerias com consultores na área de Educação e Fonoaudiologia, adeptos da proposta
7º) Vimos que houveram algumas tentativas de educar os surdos e algumas delas não obtiveram sucesso. Sendo assim, fale brevemente sobre cada uma dessas abordagens e apresente qual seria para que atenda as especificidades do sujeito surdo. (1,5)
R: As principais metodologias abordadas para o ensino de pessoas surdas são: ORALISMO que tem como principal objetivo o desenvolvimento da fala do surdo, pois para os defensores desse método a língua falada era considera de educação que se enquadra no modelo clinico onde o sujeito surdo de apreender a falar através dos trinos auditivos e leituras labiais, após a constaçao do fracasso do oralismo surgir então um novo método chamado comunicação total, que deixa livre a maneira de como se comunicar do surdo, seja através de gesto, mimicas, língua de sinal, leitura labial entre outros recursos, mais este novo método também não teve sucesso, depois de muitas lutas finalmente chegaram a um consenso de que o método bilíngue seria o melhor a seguir, esse método é o mais aceito pelos os surdo e muito utilizado nas instituições educacionais brasileira, eu acho esse método como o mais adequado porque reconhece a língua de sinal sendo a língua natural do surdo como a primeira língua a ser usada e depois sendo a segunda a língua Portuguesa, assim os surdo pode ser educado com mais segurança. 
8º) O que você compreende como Políticas Públicas e qual a sua importância. (1,5)R: Políticas Públicas é um processo com uma série de etapas e regras que tem por objetivo resolver juntos aos seus governantes um problema público não importa se esse grupo é maioria ou minoria o que importa é todos temos direitos iguais, exemplo; os surdos que lutam pelos seus direitos de inclusão social e igualdade, elas são essenciais para o desenvolvimento humano, formação da cidadania e promoções de igualdade dando assistência á classe menos favorecidas da população.

Outros materiais