Buscar

Formas de custeio dos sindicatos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho
Formas de custeio dos sindicatos:
Contribuição confederativa (art.8, IV CF), assistencial (taxa de reversão), contribuição sindical e mensalidade sindical;
Podem existir outras formas de custeio: verbas de poder público, entidades maiores.
Confederativa 
Permite o sindicato fixar uma contribuição, por meio da decisão da Assembleia Geral, para custeio do sistema confederativo, independentemente da contribuição previsto em lei
É feita pelo sindicato para o confederativo, quem paga é somente aquele que é filiado; É exigida unicamente em razão dos filiados (precedente normativo 119 da SDC/TST e Súmula vinculante número 40 STF).
Contribuição Assistencial (taxa de reversão)
Criada pelo sindicato e só paga pelos trabalhadores ou empregadores que sejam filiados ao sindicato; tem natureza convencional, facultativa, não compulsória.
Existe quando há um pagamento, realização de serviço, quando o sindicato vai prestar uma contraprestação. Ex: atendimento médico. Ou seja, em contrapartida ele oferece algum tipo de serviço aos filiados. 
Contribuição associativa (mensalidade)
Aquele valor pago do filiado ao sindicato, a ideia de financiamento do sindicato, pelo corpo que o compõe, contribuição dos vinculados, os filiados.
Contribuição sindical
Com a reforma trabalhista – lei 13.467/2017- a tornou facultativa, não é mais um imposto sindical (ela era obrigatória 
Art. 578 a 610 – natureza jurídica de tributo.
Art. 578. As contribuições devidas aos sindicatos pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades, serão, sob a denominação de "Contribuição Sindical", pagas, recolhidas e aplicadas na forma estabelecida neste Capítulo.
Art. 579. O desconto da contribuição sindical está condicionado à autorização prévia e expressa dos que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591 desta Consolidação. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) – *autorização prévia de todos os envolvidos.
*OBS: Autorização de sindicato em assembleia geral não supre a autorização individual do empregado – STF 2019.
[O Brasil segue o princípio da unicidade e mesmo assim tem um enorme número de sindicatos. Muitas vezes eram criados apenas pelo repasse do dinheiro da contribuição sindical e não ofereciam nenhum serviço. Com a reforma trabalhista passou a ser facultativa a contribuição]
Para os empregadores – pagam de acordo com o percentual sobre o capital social da empresa (cálculo: capital social x alíquota (%)+ parcela a adicionar); janeiro de cada ano; as ME e EPP são excluídas do recolhimento. 
O empregado paga em março de cada ano, equivalente a um dia de trabalho.
Divisão da arrecadação (empregador): 60% fica com o sindicato, 5% confederação
Empregado: 60% para o sindicato, 5% confederação, 15% federação, central sindical 10% e contra emprego e salário 10% também. (Se não é indicado a qual central é filiado, a porcentagem de 10% vai para o emprego salário).
A destinação da contribuição: relativo a cada estatuto social qual será seu destino;
Competência de cobrança da contribuição: justiça do trabalho e cancelamento da súmula do STJ.

Outros materiais