Buscar

Atividade 3 tecnologia na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No decorrer desta unidade, aprofundamos nosso conhecimento sobre as ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, apontando as possibilidades de realização de atividades de aprendizagem motivadoras para os estudantes e professores. 
Vimos que, cada vez mais, professores de diversas áreas do conhecimento estão se apropriando de ferramentas de apresentação de slides em suas aulas, como uma forma visual e criativa de trabalhar conteúdos, utilizando imagens, animações, vídeos e sons, a fim de potencializar o processo de ensino-aprendizagem. 
A ferramenta de apresentação de slides é ideal para dinamizar aulas, instrumentalizando o professor em práticas educativas, que possibilitam maior aproximação da realidade de seus alunos.
Com base nisso: - Proponha uma atividade pedagógica, utilizando uma das ferramentas que vimos nesta unidade (PowerPoint, Prezi ou Canva) para auxiliar no processo. 
- Destaque a importância do uso dessa ferramenta e quais benefícios proporcionam durante a aula. 
Bons estudos! 
 A minha proposta seria realizar uma atividade usando como ferramenta pedagógica o PowerPoint, pois a cada dia que se passa é mais comum ver professores de diversas áreas apropriando de ferramentas de apresentações de slides em sala de aulas, como uma forma visual e criativa de trabalhar diferentes conteúdos, usando as imagens, animações e vídeos, potencializando o processo de ensino aprendizagem, sendo assim os alunos deverá ser expostos ao conhecimento prático e teórico dessa ferramenta que tende a ser significativa no processo educacional.
 Na atividade que pretendo propor aos alunos, seria de realizarmos um jogo chamado “Forca”. Esse jogo seria preparado para os alunos em fase de alfabetização, onde cada um tentaria que adivinhar quais letras são necessárias para formar o nome do objeto ou animal, por meio do som que eles emite ou pelas dicas da utilidade do objeto e depois o mesmo apareceria na tela do computador. O teclado do computador aparecera do lado da estrutura da forca, e cada um dos alunos terá a chance de apertar uma letra de cada vez, até que a palavra seja descoberta. No jogo cada letra selecionada que não contem na palavra é equivalente a um erro, e sendo assim cada letra errada forma uma parte do corpo do bonequinho, apresentando também aos alunos a anatomia do seu corpo. O jogo teria duração de uma aula, e cada vez que os alunos adivinhassem o animal ou objeto teria que escrever e desenhar, exercitando sua gramatica e criatividade nos desenhos. 
 A escolha do PowerPoint como ferramenta seria porque através dele podemos visualizar imagens, animações e sons que não tem nos livros didáticos por exemplo. Sem contar que através do PowerPoint podemos criar um ambiente diferente aos alunos, lhes mostrando diferentes formas de aprender com entretenimento. Além de proporcionar uma certa liberdade aos alunos, podendo assim oferecer novas competências de forma interessante e inovadoras. Quando trazemos para dentro da sala de aula um jeito diferente de atrair a atenção dos alunos, desenvolvemos novas maneiras de pensar a respeito de determinados assuntos, contribuindo para que o aluno aproxime-se daquilo que já faz parte do seu cotidiano, como é o caso da internet e do computador e sem falar que sai um pouco do ensino tradicional que consiste em livros e cadernos.

Outros materiais