A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
projeto arquitetonico II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Projeto Arquitetônico (19335)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O estudo preliminar representa o estágio inicial da solução arquitetônica proposta para a obra (partido), ou seja, o estágio inicial do processo projetual. O estudo preliminar é uma ferramenta para viabilizar ou mesmo visualizar uma edificação antes de avançar com o projeto arquitetônico definitivo em suas fases (SANTOS, 2014). De acordo com a NBR 13.531/95, que regula a elaboração dos projetos de edificações, o estudo preliminar está disposto em três processos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três processos:
FONTE: SANTOS, D. Conceito de estudo preliminar. 2014. Disponível em: https://pt.slideshare.net/danicristina923/estudo-preliminar-38182706. Acesso em: 10 jul. 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.531/95: Elaboração de projetos de edificações. Rio de Janeiro, 1995.
	 a)
	Levantamento de dados, programa de necessidades e memorial descritivo.
	 b)
	Levantamento de dados, programa de necessidade e estudo de viabilidade.
	 c)
	Estudo preliminar, anteprojeto e possibilidade de licitação.
	 d)
	Evitar embargo da obra, diminuição dos desperdícios de material no canteiro de obras e diminuição dos riscos das patologias.
	2.
	Os projetos arquitetônicos são inseridos no espaço por meio da construção humana. Estes podem ser integrados tanto no contexto natural e/ou contexto cultural (COLIN, 2000). Os projetos arquitetônicos inseridos no contexto natural são aqueles que respeitam o meio natural, já os de contexto cultural são intensamente modificados para atender às necessidades humanas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a relação entre os projetos arquitetônicos e o meio natural:
FONTE: COLIN, S. Uma introdução à engenharia. Rio de Janeiro: Uapé, 2000.
	 a)
	Ocorrem por meio da dominação do homem.
	 b)
	Ocorrem por meio do contraste e harmonização, ou seja, acompanha e respeita a forma.
	 c)
	Ocorrem por meio da continuidade do espaço urbano existente.
	 d)
	Ocorrem por meio da edificação relacionadas as experiências autênticas de arquitetura.
	3.
	Uma obra arquitetônica passa a ser perceptível no local a partir do momento em que os elementos materiais passam a organizar o espaço físico. Os espaços são produzidos por meio de forma que influenciam as condições físicas e psicológicas das pessoas que utilizam o espaço. Nessas condições, a forma necessariamente precisa estar relacionada às necessidades impostas pelos usuários. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os pontos que caracterizam uma determinada forma:
	 a)
	Aglomerada, normatizadora e centralizadora.
	 b)
	Formato, cor, tamanho e textura.
	 c)
	Linear, radial e organização em malha.
	 d)
	Formato primário, espaço e ordem.
	4.
	Para projetar e criar soluções diferenciadas no campo arquitetônico é necessário abrir o horizonte de conhecimentos. Como ponto de partida, num estudo minucioso, leva-se em conta o aprendizado da representação dos desenhos técnicos. Por meio de uma rápida retrospectiva histórica sobre a arquitetura e as construções, denota-se que as civilizações sempre utilizaram técnicas para a comunicação e criações de ideias. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de desenho:
	 a)
	O desenho é um meio pelo qual o homem desenvolve soluções técnicas.
	 b)
	O desenho é um meio pelo qual o homem expressa sentimento e comunicação.
	 c)
	O desenho é o panorama básico que compõem uma obra arquitetônica.
	 d)
	O desenho são os elementos primários de uma obra arquitetônica.
	5.
	A etapa de Levantamento é destinada à coleta de informações e referências que representam as condições preexistentes, de interesse para instruir a elaboração do projeto (ABNT, 1995). Com base no documento aprovado na 77ª Reunião do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB, 2015), nos levantamentos do estudo preliminar deve constar diversos itens. Sobre os itens citados no documento relacionado à etapa de levantamento, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Levantamento topográfico planialtimétrico.
(    ) Levantamento arquitetônico.
(    ) Dados urbanísticos do entorno do terreno.
(    ) Levantamento Bibliográfico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.531/95: Elaboração de projetos de edificações. Rio de Janeiro, 1995.
IAB. Roteiro para desenvolvimento do projeto de arquitetura da edificação. 2015. Disponível: http://www.iab.org.br/sites/default/files/documentos/roteiroarquitetonico.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V
	 d)
	F - F - V - F.
	6.
	O estudo preliminar representa o estágio inicial da solução arquitetônica proposta para a obra (partido), ou seja, o estágio inicial do processo projetual. O estudo preliminar é uma ferramenta para viabilizar ou mesmo visualizar uma edificação antes de avançar com o projeto arquitetônico definitivo em suas fases (SANTOS, 2014). Sobre as características do processo preliminar, analise as sentenças a seguir:
(    ) Processo realizado em conjunto com o cliente e deve receber a sua aprovação.
(    ) A organização é fundamental para o bom andamento desse estudo.
(    ) Nesse processo são apresentados os projetos executivos.
(    ) Nesse processo serão apresentados as imagens em 3D finalizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SANTOS, D. Conceito de estudo preliminar. 2014. Disponível em: https://pt.slideshare.net/danicristina923/estudo-preliminar-38182706. Acesso em: 10 jul. 2019.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	7.
	São conhecidos como projetos complementares os projetos técnicos que se integram ao projeto arquitetônico e que o completam. Estes devem ser realizados por profissionais especialistas em cada área. Os projetos complementares são um guia para execução da obra e importante para que as necessidades do cliente ou usuário sejam transformadas na melhor solução. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais projetos complementares:
	 a)
	Planta baixa, planta de situação e planta de cobertura.
	 b)
	Cortes e fachadas.
	 c)
	Estrutural, hidrossanitário e elétrico.
	 d)
	Gesso, luminotécnico e elétrico.
	8.
	A segunda etapa do estudo preliminar é o desenvolvimento do programa de necessidades. O programa de necessidades é o conjunto sistematizado de necessidades para um determinado uso de uma construção. Etapa que tem a função de determinar as exigências de caráter prescritivo ou de desempenho (necessidades e expectativas dos usuários) a serem satisfeitas pela construção a ser concebida (ABNT, 1995). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os itens que o programa de necessidades deve conter:
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.531/95: Elaboração de projetos de edificações. Rio de Janeiro, 1995.
	 a)
	Representação gráfica completa.
	 b)
	Levantamento dos aspectos físicos, técnicos, jurídicos e legais.
	 c)
	Características funcionais da obra, compartimentação e dimensionamento preliminares, população fixa e variável; mobiliário, instalações e equipamentos básicos (por compartimento) e padrões de construção e acabamento e recursos técnicos disponíveis para a execução.
	 d)
	Plantas baixas, planta de situação, planta de cobertura e cortes gerais e fachadas.
	9.
	São conhecidos como projetos complementares os projetos técnicos que se integram ao projeto arquitetônico e que o completam. Estes devem ser realizados por profissionais especialistas em cada área. Os projetos complementares principais são: projeto estrutural, hidrossanitário e elétrico. Sobre as características do projeto complementar elétrico, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Representa a distribuição

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.