Buscar

Análise das Demonstrações Contábeis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Análise das Demonstrações Contábeis (CON32)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:655454) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26185732
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As notas explicativas não são consideradas relatórios legais, porém são obrigatórias porque complementam os dados do balanço patrimonial e demais relatórios contábeis que requerem maior detalhamento de sua origem, prazo etc. Elas são compostas por um conjunto de elementos que auxiliam em uma avaliação mais ampla da empresa. Sobre as principais notas explicativas utilizadas, analise as opções a seguir:
I- Critérios de avaliação de estoques.
II- Critérios de avaliação da depreciação.
III- Investimentos em outras sociedades, quando relevante.
IV- Critério para compras.
V- Faturamento mensal dos principais clientes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I, IV e V estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	2.
	O Ativo de uma empresa é composto por todos seus bens e direitos de propriedade e controle da empresa, que são avaliáveis em dinheiro e que representam benefícios presentes ou futuros. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Bens: máquinas, terrenos, estoques, dinheiro (moeda), ferramentas, veículos, instalações etc.
(    ) Se o bem ou direito não for de propriedade da empresa, constará normalmente do seu Ativo porque a empresa tem sua posse.
(    ) Direitos: contas a receber, duplicatas a receber, títulos a receber, ações, títulos de crédito etc.
(    ) Para ser um Ativo, é necessário preencher quatro requisitos simultaneamente: ser mensurável monetariamente, trazer benefícios presentes/futuros, constituir-se bem/direito e ter seu controle de curto prazo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	A análise de balanços de um ou mais exercícios, através da análise horizontal ou vertical, aponta e sinaliza os problemas a serem investigados, e assim encontrar as soluções. Essa é uma ferramenta poderosa para a administração. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição para Análise Vertical:
	 a)
	É uma técnica de análise que compara cada item do demonstrativo, em cada ano, com o valor correspondente em determinado ano anterior, considerado como base.
	 b)
	É conhecida por análise de evolução e, para realizar-se a análise, é preciso ter alguns cuidados.
	 c)
	É o processo que objetiva a medição percentual de cada componente patrimonial ou de resultado econômico em relação ao total de que se faz parte.
	 d)
	É um instrumento utilizado para avaliar o crescimento monetário dos elementos do balanço patrimonial ou do Demonstrativo do Resultado do Exercício denominado índice.
	4.
	A DRE é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, que geralmente é de doze meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical). Sobre a ordem das contas apresentadas na DRE, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Primeiro se demonstram as receitas brutas de vendas/serviços, subtraem-se as despesas até atingirmos o lucro positivo do exercício.
	 b)
	Primeiro se demonstram as receitas brutas de vendas/serviços, subtraem-se os custos, as despesas até atingirmos o resultado do exercício que pode ser lucro ou prejuízo.
	 c)
	Apresentam-se as receitas brutas de vendas/serviços, subtraem-se os custos e obtém-se o resultado do exercício que pode ser lucro ou prejuízo.
	 d)
	Demonstram-se as receitas líquidas de vendas/serviços, subtraem-se os custos, as despesas até atingirmos o resultado do exercício que pode ser lucro ou prejuízo.
	5.
	A análise vertical permite, inicialmente, que o analista avalie a estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, o que chamamos de lógica de balanço. Quanto à análise vertical, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	O capital próprio não foi capaz de financiar integralmente o ativo não circulante, porém foi suficiente para financiar o imobilizado.
	 b)
	A maior origem de recursos foi o capital próprio o que provocou baixo endividamento do perfil de curto prazo.
	 c)
	A relação dos realizáveis a curto prazo e dos exigíveis a curto prazo evidencia uma capacidade plena de pagamento em que o índice de liquidez é superior a 1,0.
	 d)
	A maior aplicação de recursos foi nos realizáveis tanto a curto quanto a longo prazo, resultando em menores recursos aplicados no ativo fixo.
	6.
	Um dos grandes desafios da contabilidade, quando se refere à evidenciação, tem sido o dimensionamento da qualidade e da quantidade de informações de forma que atendam às necessidades dos usuários, principalmente os externos. Nesse sentido, aplicam-se as notas explicativas, que não são consideradas relatórios legais, porém são obrigatórios, pois complementam os dados do balanço patrimonial que requerem maior detalhamento. Sobre as notas explicativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As notas explicativas devem ser expressas somente na forma descritiva.
(    ) São compostas por um conjunto de elementos que auxiliam a fazer uma avaliação mais ampla da empresa, como as taxas de juros, os vencimentos, as garantias atribuídas a empréstimos etc.
(    ) São dados e informações que deverão complementar as demonstrações financeiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	7.
	As notas explicativas podem esclarecer muitas dúvidas ao usuário da informação contábil, bem como os procedimentos adotados para a realização na elaboração das demonstrações financeiras. Sobre a finalidade do balanço patrimonial, analise as sentenças a seguir:
I- Trazer a posição financeira e patrimonial, demonstrada em um determinado momento.
II- Representa uma posição estática.
III- As contas são classificadas segundo os elementos do patrimônio.
IV- Mostra a dinâmica das ações, das empresas definidas pela expressão limitada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	As demonstrações contábeis contêm notas explicativas, que mostram a situação patrimonial e os resultados do exercício com quadros de dados e informações que são complementação de elementos que auxiliam a fazer avaliação mais ampla da empresa. Sobre as notas explicativas, analise as sentenças a seguir:
I- As contas devem estar dispostas em ordem decrescente por grau de liquidez, sendo que primeiro são mencionadas as de disponibilidades imediatas.
II- Não são considerados relatórios legais, mas obrigatórios para complementar dados do balanço patrimonial que requerem maior detalhamento de sua origem, prazo, entre outras.
III- Investimentos relevantes realizados pela empresa deverão conter informações precisas sobre
as sociedades coligadas e controladas, e suas relações com a companhia.
IV- Apresenta a declaração de conformidade com os pronunciamentos, orientações e interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é peça relevante na dinâmica patrimonial, pois informa a receita bruta da empresa, o custo para obtê-la e as demais despesas operacionais, evidenciando os lucros bruto e operacional. Sobre as características da DRE, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas
da empresa em determinado período (14 meses).
(    ) É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).
(    ) Inicia-se a DRE com a demonstração da Receita Bruta de Vendas ou da Prestação de Serviços, que é o total bruto vendido no período.
(    ) A análise da DRE se inicia com base na Receita Líquida, porque os impostos não são de propriedade da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) é uma demonstração financeira, elaborada pela diretoria de uma sociedade por ações, de divulgação obrigatória segundo a Lei 6.404/76. Acerca da Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm. Acesso em: 7 out. 2020.
	 a)
	A DLPA não evidenciará a reserva de lucros a realizar.
	 b)
	A DLPA não evidenciará a parcela dos lucros incorporada ao capital social.
	 c)
	A DLPA não evidenciará a distribuição de dividendos.
	 d)
	A DLPA evidenciará o montante de dividendos por ação do capital social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes