Buscar

SEMINARIO METODOLOGIA

Prévia do material em texto

0
	Introdução à Pesquisa
Jennifer Feijó
Leticia Rossignolo
	
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“Tal como noutros períodos de transição, difíceis de entender e de percorrer, é necessário voltar às coisas simples, à capacidade de formular perguntas simples” (SANTOS, 1990, p. 6).
Ao participar desse programa fomentamos de forma crítica e reflexiva, parâmetros para aprofundarmos e enriquecermos a nossa vida acadêmica e beneficiarmos de maneira significativa o âmbito social ao qual vivenciamos. Atualmente estou encerrando a minha Pós-graduação (Lato-senso) e já fiz a minha inscrição para o Programa de Mestrado. E um dos fatores que me proporcionaram nitidamente um embasamento teórico foi Artigo Científico que desenvolvi durante a Graduação. Essas práticas contribuem qualitativamente para ampliarmos e aprimorarmos nossa ótica a respeito de questões que permeiam a proposta que pretendemos pesquisar em nosso trabalho (Aluna 5 - Graduação em Pedagogia).
Segundo Oliveira (2010) existe o desafio de que se realize uma certa equidade em número de programas de Iniciação Científica e de alunos entre as diferentes regiões brasileiras, “trata-se de aumentar o investimento no PIBIC e programas similares, que promovam a iniciação científica não apenas na graduação, mas desde o ensino básico” (OLIVEIRA, 2010, p. 102).
REFERÊNCIASOLIVEIRA, Elizangela Lizardo. A formação científica do jovem universitário: um estudo com base no programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 114 f. 2010. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. Porto: Afrontamento, 1990.
1 Jennifer Feijó
2 Leticia Rossignolo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa

Continue navegando

Outros materiais