Buscar

Análise do Filme Matilda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP 
ICH – Curso de Psicologia / Campus Paraíso 
Nome: Débora Abreu de Souza
RA: D123FC-2
Semestre / Período: 10 º Semestre/ Noturno 
Título da atividade: Matilda, 1996. 
Data da realização: 25/09/2020 
Filme Matilda, 1996. 
Matilda é uma garota superdotada que nasceu em uma familia tradicional americana. Seus pais sem capacidade mental para ter filhos são negligentes e irresponsaveis, por conta disso Matilda aos 6 anos de idade desenvolve alto nivel de responsabilidade e maturidade por ficar todos os dias sozinha. A garota diferente de sua familia ama ler, ela acria uma rotina de ir a biblioteca e le livros de todos os generos, assim cresce seu desejo de ir a escola e cobra seus pais por isso.
	Na escola seu primeiro contato visual é com a diretora Agatha Thunchbull, mulher assustadora e altoritaria, a todo momento se comporta como ditadora, agredindo as crianças fisicamente e psicologicamente. Em contra partida tem a professora Jenny Honey, profissional qualificada, logo percebe que sua nova aluna possui altas habilidades.
	No filme mostra que em nenhum momento a garota foi estimulada a aprender, todo seu conhecimento partiu de sua curiosidade. A gravidade dos fatos é que uma criança quando nasce em um lar corrupto e destruturado a possiibilidade dela também ser são enormes, como por exemplo se irmão. Ana Teberoski e Emília Ferreiro (1985) acreditem que para o sujeito concluir o processo de alfabetização é necessário passar pelas quatro fases (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético), mas como dito, todo o processo da aprendizagem de Matilda se deu de maneira rápida por causa de seu interesse e sua curiosidade.
	Pela observação dos aspectos percebesse uma deficiencia em muitas familia para lhe dar com a educação de seus filhos, isso porque muitas vezes nem mesmo os pais tem educaçaõ para oferecer. Já no embiente escolar o descaso dos proprios profissionais que não são adequados para o cargo. No Brasil em 2019 foi promulgada uma lei que garante atendimento psicologico para alunos das escolas publicas.
Bibliografia 
FERREIRO, Emilia; Teberosk, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Medicas 1985. 284p.

Continue navegando