Buscar

Fórum Avaliativo Literatura infantojuvenil 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum Avaliativo – Literatura Infantojuvenil
 
A partir dos estudos empreendidos na Unidade 1 e da leitura do fragmento do texto de autoria de Eleonora Abílio e Margareth Mattos (2006, p.84-89), elabore um texto-dissertativo de até 10 linhas e defina Fábula.
 
ABÍLIO, Eleonora Cretton; MATTOS, Margareth Sãva de. Letramento e leitura da Literatura. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de; Mendonça, Rosa Helena (orgs.). Práticas de Leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p.84-89. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em: 28 de junho de 2019.
Link: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf.
A fábula é um gênero que faz parte da literatura infantil, sendo uma narrativa curta e de linguagem de fácil compreensão que apresenta uma lição de moral no final do texto, quase sempre uma frase curta e de impacto. Os personagens da fábula são animais com comportamento humano, que vivem histórias ligadas às relações éticas, políticas ou de comportamento que visam a moralidade ao final do texto. 
As fábulas atravessaram o tempo e o espaço: iniciaram oralmente com Esopo na Grécia Antiga; foram reinventadas e transformadas em texto escrito por La Fontaine, na França do século XVII; atravessaram o Atlântico e foram reescritas e apresentaram releituras por Monteiro Lobato. 
O ponto em comum que não se alterou com o tempo foi o uso das fábulas na contação de histórias, a passagem dos valores éticos e a abertura ao diálogo, tão importantes na formação da personalidade das crianças.

Outros materiais