Buscar

Quest 02_Arquitetura e Urbanismo_UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Arquitetura e Urbanismo
Parte superior do formulário
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Texto da questão
Qual é a cidade brasileira a ser a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem urbana?
Escolha uma:
a. Porto Alegre.
b. Recife.
c. Salvador.
d. Rio de Janeiro.
e. Manaus.
Limpar minha escolha
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Texto da questão
Vulnerabilidade hídrica em cidades. Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o documento “Declaração Universal dos Direitos da Água” (IFRAH, 1992), que declara, entre outros, que: “A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis”. Desenvolvia-se a consciência de que a água não é um recurso inesgotável.
A utilização de água de fontes alternativas à água potável das concessionárias para atendimento a demandas menos restritivas contribui para a redução do consumo de água potável e permite que as águas de melhor qualidade sejam dirigidas aos usos mais nobres.
Entre as possibilidades de utilização de água de fontes alternativas à água potável das concessionárias estão o aproveitamento de águas pluviais, os poços artesianos e o reúso de águas cinzas. Portanto:
1. No uso racional da água, a gestão enfoca a (redução?) ou (aumento?) da quantidade de água, monitorando a variação dos indicadores de consumo e agindo no sistema predial para que esses indicadores se mantenham em níveis adequados – gestão da demanda com foco na quantidade de água.
2. Na conservação de água, além da gestão se preocupar com a quantidade de água consumida, deve, obrigatoriamente, monitorar permanentemente a variação dos parâmetros de (qualidade ?) ou (quantidade?) da água fornecida por fontes alternativas e impedir a possibilidade de contaminação do sistema potável do edifício – gestão da oferta com foco na quantidade e na qualidade da água.
Analise as palavras que estão entre parênteses nas frases 1 e 2. Você deve escolher apenas uma palavra para cada frase. Escolha a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Nenhuma das anteriores.
b. 1. aumento, 2. quantidade.
c. 1. aumento, 2. qualidade.
d. 1. redução, 2. quantidade.
e. 1. redução, 2. qualidade.
Limpar minha escolha
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Texto da questão
Nas áreas densamente urbanizadas, o armazenamento de calor pelos edifícios, a troca de calor entre estes, a diminuição do resfriamento evaporativo, a diminuição da ventilação e as fontes antropogênicas de calor (indústrias, veículos, condicionadores de ar, etc.) dão origem às _______________________________, anomalia térmica em que a temperatura de superfície do ar urbano fica superior à da vizinhança não urbanizada, podendo acontecer em diferentes escalas, variando também temporal e sazonalmente. Tal aumento de temperatura implica em um aumento no consumo de energia para refrigeração nos períodos quentes (OKE, 1982).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Escolha uma:
a. Inércias térmicas.
b. Mudanças climáticas.
c. Ilhas de calor urbano.
d. Zonas de conforto.
e. Capacidades térmicas.
Limpar minha escolha
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Texto da questão
Alguns instrumentos do Estatuto da Cidade são importantes no processo de seleção e aplicação, pelos pequenos Municípios, na elaboração dos Planos Diretores para Municípios de pequeno porte. São eles: a) zonas especiais de interesse social (ZEIS); b) parcelamento, edificação ou utilização compulsórios (PEUC); c) transferência do direito de construir; d) outorga onerosa do direito de construir (OODC) e de alteração de uso (ONALT); e) direito de preempção. Afinal, o que é a Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC)?
Escolha uma:
a. Pode ser aplicado em situações de imóveis vagos, não utilizados ou subutilizados, com infraestrutura em determinadas áreas que contribuem para o processo de segregação social. Ou seja, há setores do Município em que os imóveis são precários, desprovidos de infraestrutura urbana, porém com forte densidade populacional, e há outras áreas em que se observam terrenos bem-localizados e dotados de infraestrutura, porém vagos, não utilizados ou subutilizados.
b. Garante a preferência ao ente municipal para a aquisição de determinado imóvel mediante compra.
c. É um instrumento de incentivo para boas práticas de ordenamento territorial. Pode ser aplicada na situação em que o poder público municipal confere ao proprietário de um lote a possibilidade de exercer seu potencial construtivo em outro lote ou local.
d. Podem utilizar o instrumento para fins de alteração do uso do solo de rural para urbano com o estabelecimento de compensações para abrigar as atividades, os usos e ocupações do solo urbano, sejam integral ou parcial. Apenas é possível a alteração do solo de rural para urbano em áreas que apresentem infraestrutura para abrigar novas atividades.
e. Também é conhecida como solo criado. A aplicação ocorre quando o Plano Diretor estabelece as áreas nas quais o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado (único ou diferenciado para áreas específicas dentro da zona urbana), mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiárioLimpar minha escolha
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Texto da questão
O Brasil possui 5.568 Municípios. Destes, 1.054 Municípios estão enquadrados no porte populacional entre 20 e até 50 mil habitantes, caracterizados como Municípios de pequeno porte e, portanto, obrigados a elaborar o Plano Diretor. As Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) são um dos instrumentos do Estatuto da Cidade que são importantes no processo de seleção e aplicação na elaboração dos Planos Diretores para Municípios de pequeno porte. Não basta apenas delimitar as ZEIS, é necessário regulamentá-las. O poder público municipal é responsável por estabelecer, regulamentar e coordenar a implementação das ZEIS porque elas são um instrumento da política de desenvolvimento urbano do Município. Desta forma, o que são Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS)?
Escolha uma:
a. São porções do território destinadas ao uso exclusivamente residencial de habitações unifamiliares, com densidade demográfica baixa. Esta zona se caracteriza pela ausência dos usos não residenciais e pela baixa densidade, sendo que alguns bairros contam com intensa arborização.
b. São a delimitação de perímetros urbanos com regras diferenciadas de uso e ocupação do solo destinadas para o interesse social, em especial das populações em situação de vulnerabilidade.
c. São porções do território com predominância de uso industrial, destinadas à manutenção, incentivo e modernização desses usos, às atividades produtivas de alta intensidade em conhecimento e tecnologia e aos centros de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico, entre outras atividades econômicas onde não deverão ser permitidos os empreendimentos imobiliários para uso residencial.
d. São porções do território em que se pretende promover usos residenciais e não residenciais, com predominância do uso residencial, com densidades construtiva e demográfica baixas e médias.
e. São porções do território destinadas a abrigar predominantemente atividades que, por suas características únicas, como aeroportos, centros de convenção, grandes áreas de lazer, recreação e esportes, necessitem disciplina especial de uso e ocupação do solo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais