A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliação II -ações culturais e sociais em biblioteconomia - uniasselvi

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Ações culturais e sociais em Biblioteconomia (19554)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:653077) ( peso.:1,50)
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Painéis interativos são propícios como metodologia para desenvolvimento de projetos de ação cultural. Esse tipo de trabalho com painéis traz articulação da Biblioteca com outros profissionais, oportuniza interação entre os usuários e, ainda, oportuniza divulgação pelos desdobramentos em redes sociais. Sobre as vantagens trazidas para a biblioteca nos projetos de painéis interativos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ação interdisciplinar.
II- Ação individualizada.
III- Ação de extensão.
(    ) Objetiva a expansão da experiência dos usuários e organizadores em ações extramuros da biblioteca, apoiando atividades de cunho social e cultural.
(    ) Estabelece vínculos de solidariedade e cooperação entre os envolvidos na ação cultural que sejam participantes de várias áreas do conhecimento.
(    ) Ação exclusiva da biblioteca, sem participação de outros agentes e instituições parceiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	2.
	O desenvolvimento de uma biblioteca para a diversidade é um grande avanço para aceitação e valorização da diversidade. A Biblioteca da Diversidade nasce, portanto, como uma tentativa de combater esse quadro de violência física e simbólica, alimentado pela ignorância. A criação de uma proposta de desenvolver uma associação que englobe bibliotecas que atendam à temática, sem estereótipos e preconceitos, está em pauta. Quanto aos objetivos de uma associação de bibliotecas para a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Oferecer um acervo bibliográfico destinado a atender às necessidades das minorias sexuais e religiosas.
(    ) Oferecer comércio de produtos que sejam voltados a difundir e angariar recursos para campanhas em favor das diversidades.
(    ) Promover eventos de discussão e orientação que atendam às necessidades de aprofundamento dos temas envolvendo gênero e orientação sexual.
(    ) Reproduzir bibliotecários nus para desmentir o preconceito e a neutralidade dos profissionais frente ao tema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	No exterior, as preocupações com a conscientização e o combate ao preconceito estão no mesmo nível de problematização, porém as iniciativas das bibliotecas na inserção da temática LGBTQI+ estão mais avançadas no sentido de desenvolver programas e projetos sobre a temática, especialmente nos Estados Unidos da América. Sobre essas iniciativas, analise as sentenças a seguir:
I- Bibliotecas públicas e privadas, universitárias e comunitárias, realizam eventos específicos que discutem autores LGBTQI+.
II- O Mês do Livro LGBTQI+ é uma iniciativa que está empenhada em atender às necessidades de informação e acesso daquela comunidade, em sua forma mais abrangente.
III- O mês de junho foi estabelecido como Mês Nacional de Lésbicas e Gays pela indústria editorial americana.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	  c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	As políticas culturais e sociais brasileiras têm como característica de sua gênese, a participação e as demandas de grupos diretamente interessados. É o caso do Movimento Negro que, entre outras conquistas, transformou em lei o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A data é um marco na preocupação de trazer reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A respeito do assunto, as bibliotecas desenvolvem eventos no sentido de contribuírem com essa luta. A respeito de algumas possíveis ações sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exposição de obras bibliográficas com obras literárias, históricas, fotográficas e biográficas sobre grandes figuras da cultura afrodescendente.
(    ) Realização de oficinas, seminários e cursos abordando faces da temática.
(    ) Desenvolvimento de passeatas e assembleias, fortalecendo o vínculo político que a abordagem exige.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	5.
	O profissional da informação precisa se manter em constante preocupação com a atualização de suas concepções e práticas. No que se refere ao desenvolvimento de práticas de ação cultural, as inovações são frequentes, pois a criatividade humana é ilimitada. Ainda mais frente às possibilidades tecnológicas, que estão sempre se renovando. A respeito dos projetos realizados em redes sociais, é preciso ter objetivos. Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Incentivar, integrar, divulgar são itens obrigatórios no projeto para redes sociais.
(    ) O marketing institucional é o ponto central dos projetos de ação cultural em redes sociais.
(    ) Para ser criativo, o profissional deve estar atento às novidades sociais e tecnológicas de projetos de incentivo à leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	6.
	As práticas de ações culturais em bibliotecas estabelecem possibilidades de conscientização social e formação cultural. As bibliotecas são excelentes espaços para o desenvolvimento dessas ações que levam à interação das pessoas com as bibliotecas. Assim, o trabalho dos bibliotecários no desenvolvimento de ações culturais exige o contato com outras áreas e práticas de conhecimento e experiência social. Pensando nessas condições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
  
(    ) Com a produção de atividades de ação cultural, as bibliotecas avançam no modelo tradicional para se inserirem na transformação da comunidade onde estão inseridas.
(    ) As ações culturais não devem ser frequentes, pois devem zelar pelo acervo, haja vista que são atividades que geram riscos e deterioração aos suportes informacionais.
(    ) As ações culturais são contribuições sociais e educativas que estão inseridas no contexto da difusão de informações.
(    ) A dinâmica exigida para a elaboração de práticas de ação cultural é inviável frente à realidade das bibliotecas e do trabalho do bibliotecário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	Houve época na história da educação em que associava-se os espaços angulares das escolas como lugares de castigo e até humilhação. Felizmente, os tempos mudaram, e atualmente podemos utilizar os cantos das salas de aula ou das paredes dos colégios como oportunidades de divulgação e incentivo à leitura. As bibliotecas escolares podem desenvolver projetos estimulando o usuário a frequentá-la mais, e uma das opções é o Cantinho da Literatura de Lazer. A respeito dessa ação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mobiliários confortáveis e divertidos, coloridos nas paredes, são possibilidades de encantamento do espaço como forma de atrair os leitores para a adesão ao projeto.
(    ) A denominação desse tipo de projeto deve ser seriamente levada em consideração, correndo o risco de comprometer a proposta.
(    ) A divulgação da ação a ser realizada no canto da leitura e lazer, é fundamental para o seu sucesso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	8.
	Um projeto bem elaborado tem maior condição de receber recursos e financiamentos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.