Buscar

Atividade Driscritiva Segurança em Instalações Elétricas NR10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com norma pertinente acerca de segurança em instalações e serviços com eletricidade, as medidas de proteção coletiva possíveis de serem adotadas em uma instalação elétrica compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica. Julgue a afirmação acima relativa à segurança em instalações e serviços com eletricidade.
NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Objetivo e Campo de Aplicação Para garantir à segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, a Norma Regulamentadora estabelece requisitos e condições mínimas com medidas de controle e sistemas preventivos, sendo aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, desde a etapa de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas.
Medidas de Controle São necessárias as medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, em todas as intervenções em instalações elétricas, garantindo assim a segurança e a saúde no trabalho. As empresas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, as medidas de controle, para a preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho. Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 KW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo no mínimo, conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos, equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados, resultados dos testes de isolação elétrica realizados em E.P.I.S e E.P.C.S, certificações dos equipamentos e materiais.
Aspectos de segurança em instalações elétricas Muitas vezes, os perigos da energia elétrica são subestimados porque eles não são visíveis nem apalpáveis .
Para prevenir riscos de acidentes com eletricidade, algumas providências devem ser tomadas:
Não deixar fios, partes metálicas e objetos energizados expostos ao contato acidental; Proteger os equipamentos elétricos de alta tensão por meio de guardas fixas como telas;
Proteger as instalações elétricas, usando fusíveis e disjuntores devidamente dimensionados; Verificar se a tensão da linha de fornecimento de energia corresponde à necessidade especifica do equipamento que deverá ser ligado à rede elétrica a fim de evitar sobrecarga .
RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRECIDADE
Choque elétrico Arcos elétricos e Campo eletromagnético CHOQUE ELÉTRICO A passagem de corrente elétrica pelo corpo humano produz um efeito o qual chamamos de choque elétrico . Se a passagem da corrente através do corpo for de ordem muito pequena, o choque não produz dano, mas se a corrente atingir um certo valor poderá causar danos irreparáveis ou mesmo a morte. ARCOS ELÉTRICOS DEFINIÇÃO: Quando dois materiais possuem grande diferença de cargas elétricas, ou seja, diferença de potencial entre os mesmos, havendo um pequeno distanciamento entre os materiais, pode-se assim existir a ruptura dielétrica entre os materiais, ocasionando assim a formação do arco elétrico. Arco elétrico é a descarga elétrica que se estabelece, em condições apropriadas, num gás ou vapor, e na qual a densidade de corrente é elevada e a tensão elétrica relativamente baixa. Nesta descarga, a densidade de corrente diminui, entre certos limites, quando a tensão cresce, também entre certos limites.
Este trabalho tem o objetivo de nos mostrar a importância que a Nr 10 tem na àrea técnica, sua aplicação, as formas corretas de proteção, o uso adequado de EPIs, qualificações dos profissionais, em que circunstâncias ela é aplicada, as medidas básicas de controle e exigências feitas pela CA. Cada item abordado nesse trabalho é de suma importância na vida de um técnico, pois sem o conhecimento dessas normas o nosso aprendizado não estaria completo. A NR 10 embasa a preocupação e o cuidado que o técnico tem que ter desde o uso dos EPIs corretos, a qualificação profissional dos trabalhadores. Ela é especifica para a área de eletricidade e é muito importante ter a atenção redobrada e a segurança completa na hora de executar o trabalho evitando assim riscos maiores

Continue navegando