Buscar

gab av final objetiva zeia

Prévia do material em texto

Disciplina:
	
Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar (PED16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657355) ( peso.:3,00)
	Prova:
	25951875
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O professor que é realmente comprometido com o aluno e com seu processo de aquisição de conhecimento irá lutar por vários ângulos da didática para proteger o seu aluno, assegurando-o ao direito ao conhecimento de forma significativa. Sobre os meios que ele deve seguir, analise as sentenças a seguir:
I- Buscará o acesso a aulas extras e metodologias mais lúdicas e pensará no aluno e em sua condição ambiental.
II- Usará a sensibilidade como forma de compreensão das dificuldades do aluno e pensará estrategicamente em soluções didáticas para a promoção do ensino.
III- Seguirá os seus instintos empíricos somente.
IV- Verificará a culpa do aluno e dará seguimento nas matérias, pois o fato de o aluno ter fracasso escolar não partiu do professor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	A brinquedoteca no Brasil apresenta um sentido voltado ao manuseio de brinquedos pelas crianças, que inventam inúmeras brincadeiras conforme sua imaginação. A brinquedoteca hospitalar consiste no espaço que objetiva tornar a vida da criança hospitalizada menos deprimente e traumática. Sobre as características da brinquedoteca hospitalar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Espaço com atividades interativas e computadores onde a criança consegue jogar e se divertir.
	 b)
	Local lúdico com vários brinquedos para a criança manusear e, quando necessário, o pedagogo hospitalar os leva até o seu leito.
	 c)
	Ambiente que reproduz a sala de aula com quadros, carteiras, para que a criança se sinta na escola.
	 d)
	Espaço que apresenta brincadeiras mediadas pelo professor com teor alfabetizador e de ensino.
	3.
	(ENADE, 2008) A relação entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:
	 a)
	garante empregabilidade compatível com o nível de instrução.
	 b)
	vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho.
	 c)
	está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego.
	 d)
	gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.
	4.
	Os estudos sobre a pedagogia social são recentes no Brasil, com os cursos de formação de professores privilegiando a formação do pedagogo para a docência escolar. Desta forma, a função de pedagogo atualmente recorda as diversas possibilidades de atuação para além da escola. Sobre a inserção da pedagogia social nas políticas públicas no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A pedagogia social intenciona desenvolver relações humanas saudáveis, pautadas na plena felicidade.
(    ) O Centro de Referência em Assistência Social - CRAS - consiste no atendimento psicológico.
(    ) O CRAS oferece o primeiro atendimento às famílias, disponibilizando os serviços socioassistenciais.
(    ) O pedagogo social atua acompanhando o desenvolvimento da convivência familiar e comunitária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	(ENADE, 2014) No trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, buscam-se os seguintes objetivos primordiais: assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos; criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual, visando à sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento; orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiem suas opções diante dos problemas e das situações da vida real.
FONTE: LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 75 (adaptado).
Com base no texto, avalie, entre as afirmações a seguir, as que se referem a concepções que devem pautar o trabalho docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental:
I. Os métodos e os procedimentos didáticos são técnicas de ensino que devem ser aplicadas com o mínimo de alterações durante a trajetória profissional do professor, para que se assegure o domínio dos conhecimentos científicos pelos alunos.
II. Na atividade pedagógica, o professor deve relacionar a aprendizagem de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades pelos alunos às convicções e ações deles frente à realidade, o que evidencia a dimensão educativa no processo do ensino escolar.
III. As preocupações com métodos de estudo e de aprendizagem estão no âmbito das responsabilidades dos alunos, ao passo que as formulações sobre métodos de ensino e de avaliação são incumbências do professor.
V. O trabalho docente compreende ensino, aprendizagem ativa de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos alunos, o que demonstra a relação dinâmica e indissociável entre professor, aluno e conteúdo.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	I, III e IV.
	 c)
	I e II.
	 d)
	I e III.
	6.
	Bock (1995) afirma que o indivíduo começa a ter noção de vida em sociedade a partir da convivência com a família. Partindo desta experiência, o indivíduo começa a desenvolver sua identidade perante a sociedade. Sobre as prioridades da família neste processo, analise as sentenças a seguir:
I- Fazer a orientação da criança apenas em casa.
II- Orientar a criança, a fim de prepará-la para a ampliação do seu futuro círculo de relações.
III- Orientar a criança para a convivência em novos espaços e como se comportar com novas amizades.
IV- Apenas para estar presente em sua infância.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BOCK, Ana M. B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de L. T. Psicologias. 8 ed. São Paulo: Saraiva. 1995.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	A socialização secundária parte de todo e qualquer processo que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas atividades dos países para os quais visita ou emigra etc.). Sobre as características referentes à socialização secundária, analise as sentenças a seguir:
I- Nos pontos experimentados nas socializações primárias e secundárias, as diferenças são imperceptíveis.
II- A formação da identidade começa a se desenvolver no indivíduo a partir da socialização secundária.
III- A socialização real do ser humano depende de quem o insere no contexto social.
IV- Os processos de socialização não deixam de fazer parte da vida do indivíduo, mesmo que ele já esteja na vida adulta, pois os sistemas de aprendizado e as socializações são ininterruptas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	Há dois conceitos que inferem sobre a aprendizagem de pessoas: pedagogia e andragogia. Para Hesnchke (1998), a Andragogia se ocupa em descobrir como os adultos aprendem e sobre as formas de envolvê-los no processo de ensino e aprendizagem. A pedagogia aponta sobrea educação de jovens, das crianças, ao ponto que andragogia infere sobre a condução dos adultos, o ensino voltado para os adultos. Desta forma, a andragogia se diferencia da pedagogia, quando possibilita o desenvolvimento de metodologias específicas e direcionadas para as faixas etárias mais elevadas. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A andragogia considera o conhecimento tácito e a experiência vivenciada pelos adultos, como se encontra vinculada à qualificação para o trabalho, valoriza a experiência profissional e o autoconceito enquanto responsáveis pelas suas decisões, necessitando de um estudo dirigido.
PORQUE
II- Os adultos não se encontram totalmente prontos para o aprendizado de novos conteúdos, necessitando que o professor direcione seus interesses para as áreas do conhecimento, visto que não há necessidade de motivá-los, por terem a compreensão da importância de conclusão dos seus estudos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HENSCHEL, J. A. Historical antecedents shaping conceptions of andragogy: a comparison of sources and roots. In Proceedings of the International Conference on Research in Comparative Andragogy. Radovljica: UMSL, 1998.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	9.
	A perspectiva humanista contribuiu em aspectos centrais para o processo da prática pedagógica. Tanto o educador quanto o educando são vistos como organismos em constante atualização. Assim, é necessário perceber o encontro pedagógico como uma relação de liberdade e responsabilidade. Neste contexto, Carl Rogers (apud CONZATTI, 2014) elenca três qualidades do educador que seriam fundamentais para o exercício da docência. Sobre essas qualidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Congruência.
II- Empatia.
III- Respeito.
(    ) O educador precisa compreender o aluno, esforçar-se para ver o mundo a partir dos olhos do educando.
(    ) O educador deve ser transparente, sincero, no sentido de ser autêntico com o aluno.
(    ) O educador deve aceitar, acolher o aluno sem preconceitos e de modo incondicional, vendo-o sempre como pessoa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CONZATTI, Mônica. Organização do trabalho educativo em ambiente não escolar. Indaial: Uniasselvi, 2014.
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	10.
	As modalidades de educação podem ser divididas em formal, informal e não formal. Cada modalidade apresenta características próprias que difere na organização e estrutura dos processos de ensino e aprendizagem. Assim, a educação formal infere em uma aprendizagem formal, a informal revela os conhecimentos do senso comum e a não formal desenvolve uma série de situações de aprendizado. A respeito dos processos de aprendizagem desenvolvidos na educação não formal, avalie as asserções a seguir:
I- A educação não formal desenvolve alguns processos de aprendizagem, como a capacidade da criança em interagir nos grupos coletivos de forma coerente.
PORQUE
II- Amplia as interpretações sobre a construção de mundo e contribui para a formação do entendimento da identidade em relação a uma determinada comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	11.
	A história da educação no Brasil revela não somente a discussão e a aplicação de teorias advindas do continente europeu ou norte-americano. Pensadores nacionais dedicaram seus esforços no refletir, criar e aplicar teorias educacionais que nasceram da própria realidade brasileira. Um exemplo disso ocorre na pedagogia social. Qual cientista educacional foi o grande inspirador da pedagogia social no Brasil?
	 a)
	Anita Polaniski.
	 b)
	Havana Shiron.
	 c)
	Paulo Freire.
	 d)
	Augusto Cury.
	12.
	Diversos modelos sobre o desenvolvimento cognitivo foram propostos por pesquisadores como Piaget, Vygotsky e Wallon. Contudo, há modelos que se especializam no estudo do desenvolvimento cognitivo não apenas da infância, mas enfatizam outras fases, como a adulta e a velhice. Um destes modelos propostos é o de K. Warner Schale (apud CONZATTI, 2014), que classifica o desenvolvimento cognitivo da infância à velhice em sete estágios. Sobre esses estágios do Modelo Schale, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No Estágio Aquisitivo, as pessoas de meia idade aplicam seus recursos cognitivos na resolução de problemas de ordem prática que estão vinculados às suas responsabilidades com outras pessoas.
(    ) No Estágio Realizador, o conhecimento é adquirido pela sua função e não meramente pelo valor intrínseco, assim os jovens adultos utilizam estes conhecimentos para buscar objetivos próprios.
(    ) No Estágio Executivo, indivíduos entre os trinta anos à meia idade podem atribuir aos estágios realizador e responsável sistemas sociais, permitindo-os lidar com modalidades complexas de relacionamentos em múltiplos níveis.
(    ) No Estágio Reorganizacional, indivíduos na idade adulta tardia, aumentam a sua seletividade de atividades que exigem seus esforços, enfatizando o propósito de suas ações em tarefas mais significativas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CONZATTI, Mônica. Organização do trabalho educativo em ambiente não escolar. Indaial: Uniasselvi, 2014.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando