Buscar

APOL Objetiva 2 (Regular) - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Numa concepção instrumental de educação, a preocupação central é que o aluno domine os conhecimentos escolares tradicionais". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 117. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que a menciona a preocupação central da concepção dialógica: 
Nota: 10.0
	
	A
	Complexidade de aprendizagem.
	
	B
	Notas dos alunos.
	
	C
	Estudo de conhecimentos com significado sociocultural.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Na concepção dialógica preocupa-se com o estudo de conhecimentos com significado sociocultural [...]" (Livro-base, p. 117).
passamos a conhecer um sentido de alfabetização em Freire: alfabetização de adultos como ato de conhecimento".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 120.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta o que é necessário para que a alfabetização de adultos seja um ato de conhecimento, na visão de Paulo Freire: 
Nota: 10.0
	
	A
	Uma relação de diálogo entre educadores e educandos.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Para ser um ato de conhecimento o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relação de autêntico diálogo" (Livro-base, p. 120).
[Na concepção tradicional de ensino], a educação restringe-se à instrução e à transmissão de conteúdos, há uma relação vertical entre professor e aluno [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 113.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar que a  a alfabetização de adultos é caracterizada como semelhante à educação de: 
Nota: 10.0
	
	A
	Idosos.
	
	B
	Adolescentes.
	
	C
	Adultos.
	
	D
	Crianças.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Com essa concepção tradicional de ensino, a alfabetização de adultos é caracterizada como semelhante à educação das crianças [...]" (Livro base, p. 113). 
O analfabeto era visto como um ignorante, característica que marcou o desenvolvimento de programas de alfabetização, os quais valorizavam o ensino das primeiras letras [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 116.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta o que bastava de conhecimento para que o sujeito fosse considerado alfabetizado até 1950 no Brasil: 
Nota: 10.0
	
	A
	Memorizar as vogais.
	
	B
	Dominar a leitura e a escrita.
	
	C
	Assinar o próprio nome.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] bastava que o sujeito assinasse o próprio nome para ser considerado alfabetizado" (Livro-base, p. 116).
A concepção instrumental de educação e de alfabetização ainda tem lugar em nossa sociedade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 117. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta como era concebida a alfabetização de adultos até a década de 1930: 
Nota: 10.0
	
	A
	Aprendizagem de um sistema de código numéricos.
	
	B
	Aquisição de um sistema de código alfabético.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] até por volta da década de 1930 foi concebida como 'aquisição de um sistema de código alfabético, tendo um único objetivo que era instrumentalizar a população com os rudimentos de leitura e escrita'" (Livro-base, p. 117).
"O próprio método de alfabetização que Paulo Freire pensou funciona de tal sorte que realiza [...] a prática do diálogo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 130.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta a nomenclatura atribuída por Freire para se referir à prática do diálogo: 
Nota: 10.0
	
	A
	Círculo de Educação.
	
	B
	Círculo de Cultura.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "O próprio método de alfabetização que Paulo Freire pensou funciona de tal sorte que realiza, dentro do círculo de cultura, a prática do diálogo" (Livro base, p. 130).
A concepção de ensino denominada por Mizukami [...] de sociocultural apresenta características da concepção dialógica de educação defendida por Paulo Freire".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 113.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta características da abordagem sociocultural: 
Nota: 10.0
	
	A
	Busca de interação entre homem e mundo, sendo o sujeito entendido como elaborador e criador de conhecimentos. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Tal abordagem caracteriza-se pela busca de interação entre homem e mundo, sendo o sujeito  entendido como elaborador e criador de conhecimentos" (Livro-base, p. 113). 
a abordagem tradicional do ensino identifica o aluno como parte de um mundo que irá conhecer [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 113.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta as características da abordagem tradicional: 
Nota: 10.0
	
	A
	Inclui o diálogo do professor e aluno, além de excessiva preocupação com técnicas. 
	
	B
	Restringe-se a instrução e transmissão de conteúdos, além da relação vertical entre professor e aluno.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] a educação restringe-se a instrução e transmissão de conteúdos, relação vertical entre professor e aluno [...]"(Livro base, p. 113).
"A formação e a prática do educador são dois temas que inquietam alunos, professores, comunidade, coletivos de educação e instâncias governamentais. A formação é um processo essencial à prática da EJA [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 113. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar que a produção do conhecimento na EJA tem mais sentido político e social quando: 
Nota: 10.0
	
	A
	Alfabetiza a população.
	
	B
	Conversa com a comunidade. 
	
	C
	Mantém a população informada.
	
	D
	Fornece livros a sociedade. 
	
	E
	Articula teoria e prática.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] a produção do conhecimento na EJA tem mais sentido político e social quando articula teoria na prática" (Livro base, p. 113).
As primeiras experiências do método Paulo Freire começaram na cidade de Angicos (RN), em 1963, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012.
p. 126.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que menciona a quantidade de tempo que levou para alfabetizar os 300 trabalhadores rurais em Angicos (RN) com o método Paulo Freire: 
Nota: 10.0
	
	A
	15 dias.
	
	B
	45 dias.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "As primeiras experiências do método Paulo Freire começaram na cidade de Angicos (RN), em 1963, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias" (Livro-base, p. 126).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais