Buscar

Exercício - Aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mestrado em Odontologia
Faculdade de Odontologia - Disciplina de Bioestatística
Profa. Andreia Figueiredo 
Exercícios de Medidas de Tendência Central e dispersão
Aluno: David Júnio de Oliveira Pôppe 
Medidas de Tendência Central e Dispersão
1. Um estudo verificou a média de dentes cariados, perdidos e obturados em duas amostras de escolares. O primeiro grupo obteve o seguinte resultado: média=2,3 (DP= 0,5). A segunda amostra obteve a média=2,1 (DP= 3,5). Em relação às medidas de dispersão o que se pode observar? 
A variância e o desvio padrão são medidas de dispersão que permitem a análise da distribuição dos dados em torno da média aritmética. Nesta questão foi analisada o desvio padrão, no qual a segunda amostra apresentou maior valor do que na primeira amostra. Um desvio padrão grande significa que os valores amostrais estão bem distribuídos e mais distantes da média, enquanto que um desvio padrão pequeno indica que eles estão condensados próximos da média. Em poucas palavras, quanto menor o desvio padrão, mais homogênea é a amostra.
2. O que é um desvio padrão?
É uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados. Ou seja, é uma medida de dispersão em torno da média de uma variável aleatória, o desvio padrão indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneo são os dados.
3. Um pesquisador coletou informações sobre renda de uma determinada população. Como poderá representar esses dados em uma tabela sendo a variável classificada com quantitativa?
Pode ser representada identificando a média, mediana, moda e o desvio padrão da renda daquela determinada população.
4. Qual seria a interpretação possível do gráfico abaixo?
 
Figura 1 – Variação na Leitura da cor A1 nas três escalas estudadas segundo a luminosidade, Salvador, 2011.
	O boxplot da escala Vita e da Noritake possuem uma mediana bem parecida, pois o segundo quartil de ambas estão próximos em valores, porém a escala Vita tem uma maior variabilidade e maior desvio padrão do que a escala Noritake, pois esta última é mais achatada e os valores do primeiro e terceiro quartis são mais próximos da mediana. Vale observar também que o boxplot da escala Vita é assimétrico negativo, pois sua mediana está mais voltada para o terceiro quartil, diferentemente da escala Cerec que possui uma assimetria positiva já que sua mediana está voltada para o primeiro quartil. Atenção, dizer que um gráfico boxplot é assimétrico positivo significa que este alcançou o estudo desejado, porém isto pode variar já que o desvio padrão e a variabilidade interferem. Por fim, a escala Cerec é a que possui menor mediana de todas as outras duas escalas, porém é a que possui maior variabilidade e maior desvio padrão, pois seu primeiro e terceiro quartis distanciam-se muito da mediana (segundo quartil).
12
60
60
N =
tipo escala
cerec
noritake
vita
luminosidade
100
90
80
70
60

Outros materiais

Outros materiais