Buscar

Exercício - Aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Saúde
David Júnio de Oliveira Pôppe
ATIVIDADE DE EPIDEMIOLOGIA
Responda as perguntas abaixo sobre o vídeo:
1- O que você conseguiu conceituar como vigilância epidemiológica?
- A vigilância epidemiológica promove a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco. Ou seja, é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
2- Quais as principais estratégias utilizadas pela mesma? 
- Formular políticas públicas, planos e programas de saúde, estabelecendo prioridades de atuação, realizando análises e permitindo a organização dos serviços de saúde numa área geográfica ou população definida.
3- Que tipo de ações, de vigilância epidemiológica, poderia ser utilizado no cotidiano? E numa pandemia como a COVID-19?
- É atribuída à Vigilância Epidemiológica a detecção, a organização e a resposta a eventos em emergência em saúde pública, promover a redução e o controle das doenças imunopreveníveis, as transmitidas por vetores, transmissíveis e não transmissíveis, além de apoiar na logística e distribuição de imunobiológicos e insumos, capacitar os profissionais de saúde e subsidiar os municípios no controle de doenças e agravos em seus territórios. Planejar, acompanhar e normatizar técnicas das ações de imunização no Estado e instituir, desenvolver, implementar, capacitar, coordenar e avaliar ações de vigilância epidemiológica e assistenciais, relativas às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Diante de uma pandemia, caberia a vigilância Identificar precocemente a ocorrência de casos da COVID-19; Estabelecer critérios para a notificação e registro de casos suspeitos em serviços de saúde, públicos e privados; Estabelecer os procedimentos para investigação laboratorial; Monitorar e descrever o padrão de morbidade e mortalidade por COVID-19; Monitorar as características clínicas e epidemiológicas do vírus SARS-CoV-2; Estabelecer as medidas de prevenção e controle e realizar a comunicação oportuna e transparente da situação epidemiológica no Brasil.

Outros materiais