Buscar

Exercício - Aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DODONTOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS GRADUCAÇÃO EM ODONTOLOGIA E SAÚDE
Disciplina: Epidemiologia
Desenhos de estudos epidemiológicos - Estudo dirigido
Professoras: Johelle Passos, Maria Beatriz Cabral, Maria Cristina Cangussu, Maria Isabel Vianna, Tatiana Frederico de Almeida
Aluno(a): David Júnio de Oliveira Pôppe
1. Apresente os principais aspectos dos estudos epidemiológicos utilizados para sua classificação.
- Os principais aspectos analisados são o tipo do estudo, sua distribuição, seus determinantes, as condições relacionadas à saúde e as populações especificadas. Ou seja, eles podem levar em consideração a unidade de observação (agregado ou individuado), a posição do investigador (observacional ou intervencional), a referência temporal (transversal ou longitudinal) e por fim os tipos de estudos em si (ecológicos, séries temporais, ensaios comunitários, corte transversal, coorte, caso-controle e ensaios clínico).
2. Em uma escola municipal onde estudam 1200 crianças investigou-se a infestação por Entamoeba histolytica (amebíase intestinal) em relação ao uso da água encanada. As crianças realizaram exames de fezes e suas famílias foram entrevistadas em único momento do ano de 2018. A aplicação de um questionário permitiu detectar que 400 crianças não possuíam água encanada. Ao todo foram detectadas 75 crianças portadoras de cistos Entamoeba histolytica, sendo que destas somente 30 não utilizavam água encanada.
Pergunta-se:
a) Qual tipo de estudo epidemiológico foi empregado no exemplo acima?
- Observacional do tipo corte transversal.
b) Cite três vantagens e igual número de limitações deste tipo de estudo. 
- Vantagens: Simplicidade e baixo custo, objetividade na coleta de dados e alto potencial descritivo. Limitações: Condições de baixa prevalência exigem amostra de grande tamanho, possibilidade de erros de classificação e pacientes curados ou falecidos não aparecem na estatística da doença.
c) Qual medida de associação pode ser calculada para a possibilidade de adquirir amebíase quando se usa água não tratada? Calcule-a. 
- Razão de prevalência (divisão da prevalência dos expostos sobre os não-expostos).
	
	Amebíase
	Total
	Fator
	Doentes
	Não-doentes
	
	Água tratada
	45
	755
	800
	Água não tratada
	30
	370
	400
	Total
	75
	1125
	1200
Logo, para determinada possibilidade temos,
DAT=45x100/800=5,625%
DANT= 30x100/400=7,5%
RP=7,5/5,625=1,33
d) Interprete esta medida de associação.
- Significa que indivíduos expostos a água não tratada têm 1,33x mais chances, ou seja têm um potencial fator de risco, de adquirir amebíase do que indivíduos expostos a água tratada/encanada.
3. Um estudo calculou o percentual de pessoas com auto-avaliação de saúde considerada positiva e o utilizou como indicador de saúde referida, a fim de este indicador pudesse ser comparado com o de outras populações. Responda:
a) Que tipo/delineamento de estudo é este?
- Observacional do tipo ecológico.
b) Cite três vantagens e limitações deste estudo.
- Vantagens: Facilidade de execução, baixo custo relativo e simplicidade analítica. Limitações: Baixo poder analítico, pouco desenvolvimento das técnicas de análise dos dados e vulnerável à chamada “falácia ecológica”.
Para responder às três próximas questões, considere o estudo abaixo.
Um estudo epidemiológico foi realizado para investigar possíveis fatores de risco ou proteção para a síndrome da morte súbita (SMS) em crianças com idade entre 28 dias e um ano de idade. Foram entrevistadas as mães de 191 crianças entre 28 dias e um ano de idade, cujo atestado de óbito apontava esta causa de morte, assim como as mães de 301 crianças vivas na mesma faixa etária. Relataram presença de um adulto dormindo no quarto da criança: 68 mães das crianças falecidas com SMS e 159 das crianças vivas. 
4. Este estudo epidemiológico é um exemplo de:
a) Estudo de corte transversal
 b) Ensaio Clínico Controlado 
c) Estudo Caso-Controle
 d) Estudo de Coorte retrospectivo 
e) Estudo de Coorte Prospectivo
5. Cite três vantagens e limitações deste estudo.
- Vantagens: Fácil de executar, curta duração e baixo custo. Limitações: Dificuldade de formar um grupo controle aceitável, a documentação é incompleta e não é conveniente quando o diagnóstico não é preciso.
	
	Adulto no Quarto
	Total
	Crianças
	Não
	Sim
	
	SMS
	123
	68
	191
	Vivos
	142
	159
	301
	Total
	165
	227
	 
	Odds ratio = Odds exposto / Odds não - exposto
	
	
	
	Odds exposto=68/191//123/191
	0,35/0,64=0,55
	
	
	Odds não-exposto=159/301//142/301
	0,53/0,47=1,12
	
	
	Logo, o Odds ratio=0,55/1,12=0,49
	 
	
	
6. O “odds ratio” (razão de chances/ medida de associação) de síndrome da morte súbita em crianças com idade entre 28 dias e um ano, associado ao relato de haver um adulto dormindo no mesmo quarto da criança, foi: 
a) 0,32 
b) 0,56
 c) 1,41 
d) 1,80 
e) 0,49
7. Para avaliar a influência do fumo passivo sobre o risco de câncer de pulmão, foi feito um estudo em que se mediu a frequência de câncer de pulmão em mulheres não fumantes, com marido fumante e não fumantes. O resultado mostrou um odds ratio (OR) de 1,8 para as mulheres com maridos fumantes em relação aos não fumantes. 
Responda:
a) Interprete esse resultado. 
- Significa que mulheres não fumantes com maridos fumantes têm 1,8 vezes mais chances de adquirir câncer de pulmão do que as mulher não fumantes com maridos não fumantes.
b) A informação dada permite concluir se o fumo passivo modifica o risco para câncer de pulmão? 
- Não, porque risco é a probabilidade de uma coisa vir a acontecer. Ou seja, para termos esta informação precisamos de uma amostra onde o desfecho ainda não ocorreu para vermos a proporção da amostra que o desfecho ocorrerá (futuro). Precisa realizar um estudo prospectivo.
c) Qual o valor que indica que uma exposição não altera o risco de adoecer? 
- Risco Relativo.
8. Explique porque a escolha do grupo controle é o ponto mais difícil e crítico nos estudos de caso controle, podendo resultar em relato de associações espúrias ou desconsideração de associações verdadeiras, quando feita inadequadamente.
- A tarefa mais difícil é selecionar os controles de modo que representem a prevalência de exposição na população de onde os casos foram originados. Controles podem ser recrutados nos hospitais onde os casos foram obtidos, na vizinhança dos casos, nas mesmas escolas, entre amigos e colegas de trabalho dos casos, na população em geral sob esquema de amostra probabilística. Em qualquer situação haverá vantagens e desvantagens, sempre com possibilidade de resultados viesados. Controles obtidos por sugestão dos próprios casos podem ser muito semelhantes nos seus comportamentos e costumes, e, se o fator de risco estudado está relacionado a hábitos que podem ser comuns entre amigos, não será detectado. O custo e dificuldade operacional de obtenção de controles populacionais tornam esta abordagem pouco prática.
9. Em uma fábrica de fertilizantes, o serviço médico ocupacional acompanhou seus trabalhadores durante um ano e observou que em uma linha de produção com exposição à poeira com 100 pessoas, 30 desenvolveram rinite alérgica durante este ano. Outras 200 pessoas, entre as quais 20 desenvolveram rinite alérgica, trabalhavam em um ambiente sem esse agente de risco. Logo, o Risco Relativo de ter rinite alérgica no ambiente com poeira é:
	
	Exposto à Poeira
	Total
	Doença
	Não
	Sim
	
	Alérgico
	20
	30
	50
	Não Alérgico
	180
	70
	250
	Total
	200
	100
	
	Risco Relativo = Doentes expostos / Doentes não expostos
	
	
	
	RR=30/100//20/200=3
	
	
	
A) 3
B) 2,5
C) 2
D) 1,5
E) 1
10. Para investigar a relação entre o uso de estrogênio após a menopausa e o risco de doença coronariana (DC), 32.317 enfermeiras que haviam entrado na menopausa e que estavam inicialmente livres de DC foram seguidas, sendo obtido ao final do estudo um total de 105.786 pessoas-ano de observação. Entre os principais resultados, encontrou-se:
	Tipo de uso
	X (IC 95%)
	Nunca usou
	1,0
	Usou alguma vez
	0,8 (0,3 -1,2)
	Usa atualmente0,3 (0,2 – 0,5)
a) Cite o nome da medida X e interprete o seu significado.
- Intervalo de Confiança são usados para indicar a confiabilidade de uma estimativa, pode ser usado para descrever o quanto os resultados de uma pesquisa são confiáveis. Logo, IC de 95% deduz que o intervalo entre X e Y é confiante e contém o verdadeiro valor do parâmetro da pesquisa. A grosso modo, o intervalo de confiança com nível de confiança de 95% é o mais comum e significa que o resultado está dentro do intervalo de 95 dos 100 estudos hipoteticamente realizados (a leitura correta é que o resultado está dentro do intervalo de confiança em 95 das 100 amostras realizadas).
b) Cite três vantagens e limitações do tipo de estudo realizado.
- Coorte. Vantagens: O estudo pode ser planejado com exatidão, o risco de chegar a conclusões falsas é menor e a medição do risco não é influenciada pela presença da enfermidade. Limitações: Dificuldade de manter a uniformidade do trabalho, duração (vários anos) e custo elevado.
11. Para exposição X e desfecho Y, é determinado que o Risco Relativo é de 0,89 (IC 95% 0,78-1,03). Isto indica que a exposição e o desfecho são associados ________ e que esta associação  __________.
A) positivamente, tem significância estatística
B) positivamente, não tem significância estatística
C) negativamente, tem siginificância estatística
D) negativamente, não tem significância estatística
E) nenhuma das alternativas acima
Fonte: University of Guelph Department of Population Medicine /Midterm #2 Examination /POPM*3240/ November 1st, 2013

Outros materiais

Outros materiais