Buscar

DOENÇAS BACTERIANA DO SISTEMA URINARIO E REPRODUTIVO

Prévia do material em texto

DOENÇAS BACTERIANAS DO SISTEMA URINARIO E REPRODUTIVO
· Composto por: bexiga urinaria, uretra, ureteres, rins. São importantes para filtração do sangue e eliminar substancia não necessárias nas excretas. 
· Normalmente o composto inorgânico na urina é nitrato e as bactérias transformam nitrato nitrito. Portanto, alguns testes de urina com presença de nitrito informa a possível contaminação.
· Nos órgãos reprodutivos, na mulher é mais difícil de diagnosticar infecções e já o homem facilmente é detectável infecções. Nas mulheres, além da região do sistema urinário, tem o útero e ovário e também podem ser infectados pelas DST/IST (sexualmente transmissíveis). Onde existem bactérias que se desenvolvem nesses órgãos e são transmitidas por essa via sexual. 
· Doenças bacterianas do sistema urinário: 
- Cistite (infecção da bexiga): causada por E. coli e estafilococos e saprophyticus, apresentando sintomas de dificuldade ou dor ao urinar.
- Pielonefrite (infecção renal): causada pela E.coli, apresentando sintomas como febre, dor nas costas ou nos flancos. A mesma porta de entrada da cistite, onde ao limpar o anus puxa as fezes para a vagina, uso de banheiro públicos sem cuidados, relações anais após relações vaginais carregam bactérias. O tratamento é uso de antibióticos cefalosporina.
- Leptospirose (infecção renal): causada por Leptospira interrogans, apresentando sintomas como dor de cabeça, dores musculares, febre, insuficiência renal como complicação, com amarelamento dos olhos. São bactérias de forma espiroqueta. Seu tratamento é feito pelo uso de doxiciclina. 
· Teste farmacêutico para infecções urinarias: “veroval”; detecta aumento de glóbulos brancos, que com contaminação eles aumentam e tenta combater. Além de detectar proteínas e nitrito (bactéria transforma nitrato -> nitrito) que na presença dele detecta a ação de bactérias.
DOENÇAS COMUNS NO SISTEMA GENITAL:
· Gonorreia: doença bacteriana comum de DST, diminui com uso de preservativos. Causada por Neisseria gonorrhoeae. Essas bactérias são do tipo gram negativa e visível em forma de pares de cocos. 
Resistência de antibióticos em N. gonorrhoeae, onde atualmente aumento bastante essa resistência, devido a uma adaptação. 
· Salpingite: inflamação de ovários e tuba uterina; podem ser causadas pela chamydia trachomatis e N. gonorrhoeae.
· Sífilis: causada por treponema pallidum, agente causador da sífilis. Provocam cancro no seu primeiro estagio na área genitália, lesões cutâneas no estagio secundário e gomas no estagio terciário. E pode ser transmitida de forma congênita para o feto.
· Vaginose bacteriana (VB): não há coceira e nem pruridos, causando odor ruim idêntico a peixe. Apresenta corrimentos líquidos acinzentados, sem apresentar dor e causada por bactérias chamadas gardinella. 
· Candidíase: apresenta prurido e irritação e não vem acompanhado de odor. O corrimento fica espesso idêntico a requeijão de coloração branca. Apresenta sintomas de dor e são causados por fungos.
· Características dos tipos mais comuns de vaginites e vaginoses: 
- Candidíase: causada por fungo cândida albincans, corrimento em forma de coalha. A mucosa vaginal encontra-se seca e avermelhada e o seu tratamento é feito com fluconazol.
- vaginose bacteriana: causada pela bactéria gardnerella vaginallis. Onde o corrimento apresenta odor de peixe, com coloração amarelada-acinzentado, rala e espumosa. O seu tratamento é feito através do uso de metronidazol.
- tricomoniase: causada pelo protozoário trichomona vaginallis, causando odor desagradável com corrimento amarelo-esverdeado e espumoso. A mucosa encontra-se edemaciada e avermelhada e seu tratamento é feito pela metronidazol. 
· Doenças bacterianas: 
- gonorreia: patógeno neisseria gonorrhoeae. Apresentam sintomas diferentes em homens e mulheres. Nos homens dor ao urinar e descarga de pus. Já nas mulheres apresentam poucos sintomas. Seu tratamento é feito com o uso de cefalosporinas.
- uretrite não gonocócica (UNG): patógeno chlamydia trachomatis, mycoplasma hominis e ureaplasma ureallyticum. Causando sintomas como dor ao urinar e descarga aquosa. Seu tratamento é feito através do uso de doxiciclina e azitromicina.
- doença inflamatória pélvica (DIP): patógeno N. gonorrhoeae e C. trachomatis. Apresenta sintomas como dor abdominal crônica e possível infertilidade. Seu tratamento é feito através do uso de doxiciclina e cefaxitina.
- sífilis (cancro duro): patógeno treponema pallidum. Causando ulcera no local inicial da infecção, erupções de pele tardias e febre branda; os estágios finais podem apresentar lesões muito graves, dano aos sistemas circulatório e neurológico. Seu tratamento é feito com uso de penicilina.
- Linfogranuloma venereo (LGV): patógeno C. trachomatis, causando linfonodos edemaciados na virilha e seu tratamento é feito com uso de doxiciclina.
- cancroide (cancro mole): patógenos Haemophilus ducreyi, causando ulceras genitais dolorosas e linfonodos edemaciados na virilha e seu tratamento é feito com eritromicina.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes