Buscar

Patologia Clínica - perfil renal monitoria

Prévia do material em texto

Patologia Clínica
Monitoria Perfil Renal (Teórica):
É necessário saber diferença de injúria renal aguda e doença renal crônica.
A primeira é causada por um problema agudo no rim , o rim volta ao normal ao passar do tempo, pode ser ocasionado por medicamentos não esterioidais, erro de dosagem, quimioterápicos , etc (o animal tem ureia e creatinina alta mas se mudar o manejo , dieta e deixar ele no fluido um tempo o animal volta ao normal). 
Já a doença renal crônica , há necessariamente 75% dos néfrons afetados, não é reversível. Atualmente os animais apresentam mais esse tipo de doença pela alta expectativa de vida e muitas vezes por erro de manejo.
Funções do rim: Regulação da pressão arterial, excreção de resíduos metabólicos como ureia e creatinina , manutenção do equilíbrio ácido-básico, regulação do equilíbrio hidroeletrolítico pelo sistema renina-angiostensina-aldosterona, sintetiza eritropoietina, participação no metabolismo de cálcio e fósforo. 
Ureia e Creatina: São pedidos no perfil renal, a creatinina possui um valor mais confiável de avaliação, uma vez que, ela é liberada do musculo vai para o rim para ser excretada e não é reabsorvida , de jeito nenhum, já a ureia sai do fígado e vai para o rim ela é absorvida e secreta milhares de vezes. Então a creatinina é mais confiável para indiciar dando renal, ou seja , quando ela estiver aumentada no sangue ela indicará problema renal (há exceções).
Fosforo: Quando ele está aumentado no sangue ele pode ser indicativo de dano renal;
Cuidados Laboratoriais:
Tomar cuidado com a medição de ureia , pois se o exame for feito através de BUN(Nitrogenio Ureico Sanguineo) os parâmetros mudam.
Em alguns animais por conta da dieta, a ureia sempre vai está um pouco aumentada no sangue;
Azotemia x Uremia:
A azotemia ou hiperazotemia é o aumento de ureia e(ou) creatinina , sem sinais clínicos;
Uremia é o aumento de ureia e (ou) creatinina, com sinais clínicos;
Tipos de Azotemia: 
Existem 3 tipos : pré-renal, renal e pôs-renal. *na prova ela pergunta os motivos da azotemia pré-renal, ou pós ou renal;
- Pré-renal: o que causa esse aumento é algo não relacionado ao rim como: hipovolemia, desidratação ou baixa do débito cardíaco; Quando se tem hipovolemia o rim tende a não deixa passar muita água, então ele concentra essa urina (sai muito mais soluto do que solvente)- a densidade vai está alta (>1030); Logo se o urina está mais concentrada, ele irá urinar menos, o termo usado para caracterizar esse quadro é : oligúria , consequentemente a isso o animal irá ingerir mais água (polidipsia);* Justificativas : A ureia e a creatinina estão aumentadas nesse caso , por conta da hipovolemia que vai ativar os receptores justaglomerulares (sistema-renina-angio-aldosterona), que vai levar a uma constrição dos vasos do rim, fazendo com que a ureia e a creatinina passe menos para a urina, aumento a concentração de ambas no sangue; Além disso a baixa de filtração glomerular é presente nesses casos, logo o sangue fica mais tempo retido na luz do túbulo, com isso a ureia fica mais tempo sendo reabsorvida no sangue (a creatinina não pois ela é 100% excretada); Pelos Sistema Angio- Aldosterona, , a aldosterona leva a uma maior reabsorção de sódio e água , a água então ‘’puxa’’ a ureia , logo está fica mais aumentada no sangue por conta disso também.
- Renal : Nesse caso o problema é diretamente no rim (75% de néfrons lesionados), pode ocorrer por processos inflamatórios, tóxicos etc. A taxa de filtração glomerular estará muito baixa, pode ser gerada por motivos inflamatórios, tóxicos, entre outros. *Justificativas: Nesse caso a ureia e a creatinina estará alta , porque a taxa de filtração glomerular está muito baixa, devido a uma deficiência dos néfrons , então o sangue está demorando muito tempo para passar no rim para ser filtrado, além da deficiência dos nefrons que irá levar ao aumento de creatinina e ureia no sangue. Nesses casos na Urinálise se observa-rá um quadro de isoestenúria (1008-1012) e significa que a densidade da urina é a mesma do filtrado glomerular. Volume urinário : geralmente alto;
- Pôs-Renal: Causado por conta de uma obstrução (uretra, bexiga , ureter etc). 
Justificativa : 
Nesses casos a urina pode voltar pro rim e causar uma hidronefrose, lesionando o rim aumentando ureia e creatinina, ou com a obstrução como a saída de urina estará diminuída, diminuindo a taxa de filtração; Densidade variável e volume urinário geralmente baixo. – Q
uando se tem rompimento da bexiga a urina e a creatinina ficam livre no abdomem e a ureia e creatinina são absorvida passivamente pelo vasos sanguíneos pro sangue, aumento drasticamente seus níveis sanguíneos..
Na Cistite – os processos inflamatórios levam à produção de algumas prostaglandinas, que associadas a ANG II levam à vasoconstrição e como consequência temos a redução da taxa de filtração glomerular. Usamos, portanto, o mesmo raciocínio aplicado à azotemia pré-renal.
*na prova cai pra fazer o quadrinho que ta no slide : relação dentre densidade urinária, volume urinário e as causas de azotemia *
- Anúria verdadeira x Anúria falsa:
A verdadeira é causada quando o rim não produz urina mais e a falsa por obstrução;
- Hipoazotemia:
É quando a concentração de ureia no sangue está baixa, relacionada por problema hepático grave;
*Na prova ela cobre um caso clínico e pede pra gente falar o estágio desse paciente : paciente renal;
#Estadiamento da doença renal:
- Estágio 01: Não há presença de azotemia, significa que não tem 75% de lesão no rim, mas o rim já está danificado, nesses casos o volume urinário é normal e no final desse estágio pode-se observar poliúria;
- Estágio 02 e 03: Observará uma azotemia renal leve a moderada, nessa fase já se tem uma insuficiência renal com poliúria. 
- Estágio 04: Azotemia renal severa , com oligúria e anúria no fim da doença;
#Doença Renal Crônica (geralmente estágio 02 032 e 04): O animal irá ter uma anemia aregenerativa, por conta da deficiência de eritropetina. Ureia e Creatinina alta obviamente, e ele também pode ter uma hipocalcemia, hiperfosfatemia levando a um hiperparatireoidismo secundário renal.
O cavalo possui particularidade em relação a urina, fisiologicamente ela é acastanhada e turva fisiologicamente, por causa dos cristais de oxalato de cálcio e carbonato de cálcio, e pirocatequinas, além disso as fêmeas possui mais glândulas para produção de filamentos de muco, então a urina possui maior concentração deste.
#Perguntas de prova:
A prática vai cair : 4 casos clínicos + algumas perguntas como:
Como devemos conservar a amostra ¿
E as particularidades da urina do cavalo;

Continue navegando