Buscar

Prova presencial regular FUNDAMENTOS DE MARKETING (Pedro)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
FUNDAMENTOS DE MARKETING
1 ) Dentro do processo de gestão de marketing, qual atividade de avaliação de oportunidades o mercado abrange?
A ) A realização de pesquisas de mercado visando avaliar as atitudes e as necessidades dos clientes.
.
2 ) Segundo Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), para elaboração de estratégias de Marketing 4.0 é primordial dar importância ao lado humano. As relações e interações ocorrem por meio dos produtos, marcas, serviços e experiências oferecidas aos clientes. Para analisar e compreender a qualidade do relacionamento com a base de clientes, as estratégias de Marketing 4.0 sugerem a utilização de práticas e ferramentas sistematicamente. Sobre essas práticas e ferramentas assinale a alternativa correta:
E ) A participação e a compreensão das comunidades online são uma das formas utilizadas para entender a visão e a opinião dos clientes sobre suas preferências.
3 ) A análise da concorrência tornou-se mais complexa nas últimas décadas. Há tempos, era relativamente fácil identificar os competidores. Com as novas tecnologias e as mudanças abruptas no mercado, essa análise se tornou mais complexa. Quanto aos tipos de concorrentes, leia as assertivas abaixo e, em seguida, escolha a alternativa correta:
I. Na concorrência horizontal, identificam-se competidores que possuem modelos de negócios similares: são os concorrentes mais próximos. Por exemplo: concorrência entre montadoras de carros.
II. Na concorrência vertical, a competição ocorre entre níveis diferentes na cadeia de suprimentos. Por exemplo: editoras que vendem diretamente aos clientes competem com livrarias.
III. Na concorrência intertipos, ocorre a competição entre redes de negócios. Por exemplo: redes de franquias com fornecedores exclusivos.
E ) I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa.
4 ) Leia a definição a seguir:
Trata-se do processo de planejamento e execução do mix de marketing para facilitar o consumo, a produção, a distribuição, a promoção, a embalagem e a recuperação do produto de uma forma que seja sensível às preocupações ecológicas.
Qual alternativa se refere a essa definição?
B ) Gestão de marketing verde.
5 ) Considerando-se o conceito de entregar valor para o cliente, uma das análises propõe a investigação detalhada da relação custo x benefício percebido e entregue ao cliente. Quanto a essa análise é correto afirmar que:
C ) O valor do produto/serviço refere-se ao seu desempenho e a sua aplicabilidade para o cliente.
6 ) O Marketing 4.0 traz também mudanças nas características da competitividade e afirma que o conceito de confiança está em processo de redefinição. (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2017). Quanto a esses aspectos assinale a alternativa correta:
B ) Crescimento das marcas de nicho e de menor volume em virtude da diminuição das restrições logísticas proporcionadas pela internet. Empresas que entregam valor e agem com transparência tendem a ganhar a confiança dos consumidores.
7 ) Em se tratando dos conceitos do marketing verde, é correto afirmar que:
D ) Prioriza o modo de consumo sustentável e a melhor qualidade de vida da sociedade.
8 ) As características de uma população, ou seja, os dados referentes a essa população, formam a base mais comum para segmentar um mercado. Quais são as variáveis que compõem essa base?
C ) Idade, sexo, estado civil e ocupação.
9 ) O Marketing 4.0 apresenta a intensificação de duas grandes tendências: marketing de conteúdo e omnichannel. (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2017). Assinale a alternativa que possui afirmação correta sobre uma dessas tendências:
A ) O marketing de conteúdo pode ser disseminado por vários canais como sites, blogs e redes sociais. Em qualquer um deles, a interatividade é importante.
10 ) Há uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para extrair economicamente o valor de volumes muito grandes e de uma variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e/ou análise. Qual alternativa retrata esse pensamento?
E ) Big Data.
11 ) Quando se fala em produto, é possível imaginar qualquer coisa que é oferecida ao mercado. Com o propósito de analisar mais detalhadamente o assunto, existem algumas classificações de produtos. Essas classificações possibilitam o estabelecimento de estratégias mais assertivas para o composto de marketing. Quanto à classificação de bens e serviços, qual é a alternativa correta?
B ) No mercado corporativo, os serviços dão suporte à atividade empresarial. Serviços jurídicos e contábeis pertencem a essa classificação.
12 ) Segundo Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), as estratégias de marketing contemporâneas são estabelecidas com a investigação e o monitoramento contínuo do uso das plataformas digitais que são utilizadas para diversas finalidades, tais como pesquisas sobre preços, especificações de produtos e recomendações de outros clientes. Assim, torna-se essencial buscar compreender as características do
Marketing 4.0. Quanto a essas características analise as afirmações abaixo:
I. Com o propósito de se adaptar mais rapidamente e atender os clientes com agilidade, as empresas estão se estruturando de modo mais horizontal.
II. Grandes esforços para diminuir os custos de produção com acesso de uma base de clientes maior para produtos. A automação e a miniaturização contribuem com essa redução de custos
III. Menor inclusão social e participação dos clientes nos projetos de desenvolvimento de novos produtos. Com o crescimento do uso da internet, tornou-se importante manter áreas de pesquisa e desenvolvimento atuando em sigilo.
Assinale a alternativa correta considerando as afirmações acima:
A ) I e II são afirmações verdadeiras e III é falsa.

Continue navegando