Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
aula 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

As moléculas orgânicas configuram uma classe de compostos com grande variedade de propriedades químicas e representam uma grande parte das biomoléculas. Assinale a alternativa que apresenta uma molécula orgânica.
		
	
	H2CO3
	
	H2O
	
	O2
	
	NaOH
	 
	H3C-CH2-OH
	Respondido em 15/11/2020 14:13:04
	
Explicação:
Nos compostos orgânicos, podemos observar cadeias de carbonos ligados entre si, o que não acontece na química inorgânica.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Qual a opção que apresenta o constituinte inorganico mais abundante da matéria viva?
		
	
	Lipídio
	 
	Água
	
	Glicídio
	
	Sal de sódio
	
	Proteína
	Respondido em 15/11/2020 14:15:52
	
Explicação:
O organismo humano é constituído em grande parte de água. O teor de água no organismo depende de uma série de fatores, como idade. Crianças têm, em média, 80% de água; idosos podem ter um conteúdo bem menor de água no organismo, chegando a 50% ou menos. O nosso organismo pode ser considerado um imenso meio aquoso, e a água possui propriedades que afetam a estrutura e a função de todos os outros constituintes celulares.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A respeito do pH e tampões biológicos assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O sistema tampão bicarbonato é importante para manter o pH do meio intracelular.
	 
	Como a medida de pH é logarítmica e não aritmética, a variação em uma unidade de pH significa que houve alteração de dez vezes na concentração de íons H+.
	
	o pH é uma medida da concentração de íons OH- em uma solução aquosa.
	
	Alterações de pH dos compartimentos biológicos não altera a maioria dos processos bioquímicos, já que macromoléculas como proteínas não são sensíveis a alterações de pH.
	
	Os sistemas tampão do organismo permitem a variação grande do pH fisiológico.
	Respondido em 15/11/2020 14:16:18
	
Explicação:
O pH é uma medida da concentração de íons H+ em uma solução aquosa. Como a medida de pH é logarítmica e não aritmética, a variação em uma unidade de pH significa que houve alteração de dez vezes na concentração de íons H+.
Alterações de pH dos compartimentos biológicos altera a maioria dos processos bioquímicos, já que macromoléculas como proteínas são sensíveis a alterações de pH. Os sistemas tampão do organismo não permitem variações no pH fisiológico quando pequenas quantidades de ácidos e bases são adicionados. O sistema tampão bicarbonato é importante para manter o pH sanguineo.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Pode ocorrer quando o corpo produz muito ácido, os rins não conseguem remover o ácido que é produzido normalmente pelo organismo, reduzindo o pH do sangue. Além disso, os rins também podem se sobrecarregar, uma vez que precisam excretar uma quantidade maior de ácido na urina. A esse processo metabólico damos o nome de:
		
	
	Basicidade
	
	Neutralidade
	 
	Acidose
	
	Alcalose
	
	Diastose
	Respondido em 15/11/2020 14:16:47
	
Explicação:
A condição fisiológica na qual o pH fisiológico é reduzido (pH ácido) denomina-se Acidose.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Durante uma competição esportiva, observa-se uma intensa sudorese nos atletas, que tem como principal função:
		
	
	Aliviar a excreção renal.
	 
	Manter a temperatura corporal.
	
	Eliminar os resíduos metabólicos.
 
	
	Controlar a pressão arterial.
 
	
	Regular o sistema cardio-vascular.
	Respondido em 15/11/2020 14:16:56
	
Explicação:
O suor é rico em água, líquido com elevado calor específico. A água presente no suor rouba calor do corpo (e do meio ambiente) e evapora, provocando o resfriamento do corpo.
 
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A polaridade é uma propriedade da matéria resultando em moléculas que têm compartilhamento desigual de elétrons, configurando em moléculas com densidades de cargas ligeiramente positivas e negativas. Um exemplo de molécula polar é:
		
	 
	NH3.
	
	N2.
	
	O2.
	
	CO2.
	
	H2.
	Respondido em 15/11/2020 14:17:46
	
Explicação:
A amônia é uma molécula que apresenta geometria piramidal. Além disso, o átomo de nitrogênio pertence à família 15 ou VA, portanto, apresenta cinco elétrons na camada de valência, dos quais três estão sendo utilizados nas ligações sigma, sobrando, então, um par de elétrons, ou seja, uma nuvem eletrônica. Por essa razão, a amônia apresenta três ligantes iguais (os hidrogênios) e quatro nuvens eletrônicas (três ligações sigma e uma nuvem que sobra no nitrogênio), o que configura uma molécula polar.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	A água é o principal constituinte do organismo humano, chegando a apresentar um teor de 70%, em média. Dessa forma, nosso organismo pode ser considerado um grande meio aquoso para a ocorrência de todos os processos químicos básicos que mantém a vida.
Assinale a alternativa incorreta sobre as propriedades da água.
		
	
	As moléculas de água possuem geometria angular característica, em função da distribuição eletrônica em volta dos átomos de hidrogênio e oxigênio.
	
	A maioria das biomoléculas polares são solúveis em água, através de interações água-soluto.
	 
	As moléculas de água interagem através de forças intermoleculares de hidrogênio, responsáveis por seus baixos pontos de fusão, ebulição e calor de vaporização em relação a outros solventes.
	
	Por formar grande parte de nosso organismo, a água possui propriedades que afetam a estrutura e a função de todos os demais constituintes celulares.
	
	As ligações intermoleculares de hidrogênio presentes entre as moléculas de água, também podem ser observadas entre moléculas de água e solutos polares que possuem átomos eletronegativos.
	Respondido em 15/11/2020 14:16:15
	
Explicação:
	Gabarito
	Alternativa correta: B
	Justificativa: As forças intermoleculares de hidrogênio são responsáveis pelos ALTOS valores de pontos de fusão, evaporação e calor de vaporização da água em relação a outros solventes.