Buscar

Apol 1 Ensino médio e Educação Profissional: Fundamentos e metodologias

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“[...] Precisa-se de cursos profissionalizantes que atuem de forma mais ampla, não atendendo apenas as demandas do mercado, mas trabalhando para a formação de profissionais que possam também ser pessoas melhores, contribuindo para modificar as suas condições sociais, suas relações e atuações na sociedade, favorecendo a construção de um novo projeto de nação, menos desigual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf> Acesso em 1 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) a respeito da superação do viés assistencialista atribuído à qualificação profissional,  analise as seguintes afirmativas:
I. Dentro desta perspectiva, não será possível buscar uma sociedade igualitária e equânime socialmente.
II. É necessário que a qualificação profissional vise apenas suprir a demanda do mercado de trabalho.
III. É preciso ser contrário à concepção de uma Educação Profissional economicista e dependente do processo de reprodução do capital.
IV. Para superar a visão assistencialista, a educação deve favorecer uma formação humana integral que prepare o ser para a vida em sociedade, como ser histórico e social.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I, III e IV estão CORRETAS e a afirmativa II está INCORRETA. “A Educação Profissional passou a ter um viés assistencialista atribuído apenas à qualificação profissional. Contudo, observamos que se permanecermos nessa lógica não será possível uma sociedade igualitária e equânime socialmente. Portanto, devemos ir contra a concepção de uma Educação Profissional economicista dependente do processo de reprodução do capital, para isso devemos buscar sempre uma educação omnilateral alicerçada em uma formação humana integral que prepare o ser para a vida em sociedade, como ser histórico e social” (texto-base, p. 69).
Questão 2/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“O contraditório na proposta de reforma do ensino médio e profissionalizante do MEC encontra-se exatamente no papel que ele reserva a cada uma dessas modalidades de ensino. Enquanto que, para o ensino médio, o MEC atribui um papel central no desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania e à inserção no mercado de trabalho, considera o ensino profissional apenas como espaço preparatório para o mercado de trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.6. <http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 2 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), sobre a necessidade de superar a separação histórica ao se propor a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional no PNE ( 2014-2024), leia as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Entende-se a necessidade de integrar os dois sistemas como forma de superar as falhas advindas do ensino fundamental.
	
	B
	É preciso integrar o ensino médio e o profissional devido às dificuldades de acesso dos alunos ao ensino superior.
	
	C
	Faz-se necessária a compreensão da educação enquanto um direito social, de modo a superar a dicotomia entre o trabalho manual e o intelectual.
Você acertou!
Comentário: “ [...] a proposta dessa integração [...] Tem-se como referência que a formação do trabalhador na perspectiva da formação humana integral, passa necessariamente pela compreensão da educação como direito social, fundamentada na superação da dicotomia histórica entre a formação para trabalho manual e o trabalho intelectual, a ser concretizada em uma escola de base unitária” (texto-base, p.64).
	
	D
	O ensino médio somente terá qualidade se for integrado ao ensino profissional, como forma de dar-lhe a fundamentação necessária para a formação do sujeito para o mercado de trabalho.
	
	E
	O ensino médio integrado ao ensino profissional irá superar as desigualdades sociais e facilitar o acesso ao ensino superior.
Questão 3/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“A Constituição Federal Brasileira (CF/1988), no seu Artigo 214, trata do estabelecimento do Plano Nacional de Educação, definindo-o de duração plurianual, cujo objetivo primordial versa sobre a articulação e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, integrando as ações do poder público o trabalho e a promoção humanística, científica e tecnológica do País (Brasil, 1988)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANDA, Maria Alice de Miranda; LIMA, Franciele Ribeiro. O Plano Nacional de Educação e a busca pela qualidade socialmente referenciada. Revista Educação e Políticas em Debate – v. 3, n.2 – ago./dez. 2014.p.295. <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/viewFile/30281/16534>  Acesso em 3 de out. 2018.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do texto-base Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, sobre os fundamentos teóricos-metodológicos que sustentam a política educacional brasileira, analise as seguintes proposições:
I. A política educacional brasileira, fundamentada em aspectos tanto de ordem teórica quando ideológica, também define a educação profissional. Nesse contexto, existem parâmetros fortemente hegemônicos quando afirmam ser possível a funcionalidade e a racionalidade para as aprendizagens formativas e habilidades profissionalizantes
PORQUE
II. estão ancoradas em um roteiro de competências nas quais a flexibilidade e a vulnerabilidade são internalizadas enquanto incertezas que devem ser tomadas como o eixo das respostas permanentes para a vida, para as aprendizagens e para a profissionalização.
A respeito dessas asserções, analise as alternativas que seguem e, na sequência, assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
Comentário:” Os fundamentos teórico-ideológicos que sustentam a política educacional brasileira, em particular os que definem a educação profissional, estão fortemente centrados em parâmetros que se podem caracterizar como hegemônicos, ao afirmarem a funcionalidade e a racionalidade possível para as aprendizagens formativas e habilidades profissionalizantes. Isso porque estas estão ancoradas em um roteiro de competências nas quais a flexibilidade e a vulnerabilidade são internalizadas enquanto incertezas que devem ser tomadas como o eixo das respostas permanentes para a vida, para as aprendizagens e para a profissionalização” (texto-base, p. 181-182).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“[...] a expressão Educação Profissional, que constava do artigo 39 da LDBEN, passou para Educação Profissional e Tecnológica. Essaalteração teve por objetivo redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski;  JUNIOR, Antonio de Souza. A educação profissional no Brasil. INTERACÇÕES Nº. 40, p. 152-169 (2016) p. 159. <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes> Acesso em 3 de out. 2018.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014, sobre as mudanças destacadas na LDB com a Lei 11.741, analise as seguintes proposições:
I. As mudanças apresentadas na LDB garantiram uma maior estabilidade e possibilidade de planejamento em longo prazo a partir das políticas de Estado definidas na lei; por outro lado, continuam sendo criticadas por alguns setores da sociedade e de grande parte da comunidade acadêmica,
PORQUE
II. Permite outras possibilidades de formação que não apenas a integral a partir dos Cursos Técnicos Integrados. Como isso, estaria sendo incentivada uma formação mais tecnicista, imediata e simplista para atender apenas às necessidades do mercado de trabalho, ao permitir a oferta de cursos técnicos concomitantes.
A respeito dessas asserções, analise as alternativas que seguem e, na sequência, assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
Comentário: “As mudanças destacadas na LDB garantiram uma maior estabilidade e possibilidade de planejamento em longo prazo a partir das políticas de Estado definidas na lei, mas continuam sendo alvo de críticas de alguns setores da sociedade e de grande parte da comunidade acadêmica, pelo fato de permitir outras possibilidades de formação que não apenas a integral a partir dos Cursos Técnicos Integrados. Esses grupos entendem que estaria sendo incentivada uma formação mais tecnicista, imediata e simplista para atender apenas às necessidades do mercado de trabalho ao permitir a oferta de cursos técnicos concomitantes” (texto-base, p. 725).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“Quando registramos o caráter virtual das reformas do ensino médio, não estamos deixando de reconhecer as modificações que foram efetuadas. Entretanto, o princípio maior da dualidade persiste no interior do sistema educacional, refletindo um controle do conhecimento para pequenos estratos da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.13.< http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 1 de out. 2018.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do texto-base Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, sobre a reforma política educacional, analise as seguintes proposições:
I. A reforma da política educacional, desenvolvida em âmbito nacional, envolvendo particularmente a política de educação profissional, está relacionada diretamente com o processo de flexibilização das relações de trabalho no Brasil
PORQUE
II. havia a necessidade de adaptação às novas exigências e às competências produtivas e tecnológicas que surgiram em função da modernização e competitividade das empresas e da economia brasileira, de modo a permitir a integração ao mercado globalizado, impulsionada pelo chamado novo desenvolvimentismo.
A respeito dessas asserções, analise as alternativas que seguem e, na sequência, assinale a correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
Comentário: “Um primeiro aspecto apresentado refere-se à argumentação de que a reforma da política educacional, desenvolvida em âmbito nacional, envolvendo particularmente a política de educação profissional, está relacionada diretamente com o processo de flexibilização das relações de trabalho no Brasil. Justifica-se que essa reforma seria necessária para atender às novas exigências e às competências produtivas e tecnológicas demandadas pela modernização e competitividade das empresas e da economia brasileira à sua integração ao mercado globalizado, impulsionada pelo chamado novo desenvolvimentismo  [...]” (texto-base, p. 167-168).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 6/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“[...] definiu-se a seguinte temática central da II Conae ‘O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração’. Para avançar na problematização e deliberação dessa temática central foram aprovados sete eixos que compõem o documento referência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional de Educação e a construção do Sistema Nacional de Educação: dilemas e proposições. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. N° 16, p. 03–11, julho-dezembro de 2014. p. 4.< http://www.jpe.ufpr.br/n16_1.pdf> Acesso em 8 de out. 2018.
Tomando como referência os conteúdos do texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), relacione corretamente os eixos elencados a seguir às suas respectivas especificações:
1. Eixo I
2. Eixo II
3. Eixo III
4. Eixo IV 
5. Eixo V
6. Eixo VI
7. Eixo VII
(   ) Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente
(   ) Democrática, Participação Popular e Controle Social
(   )  O PNE e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
(   )  Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos
(   ) Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos
(   ) Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho
(   ) Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 5 – 1 – 7 – 2 – 6 - 4
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 3 – 5 – 1 – 7 – 2 – 6 – 4
“São propostos sete eixos centrais Documento-Referência da CONAE 2014: “ Eixo I – O PNE e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos” (texto-base, p.734-735).
	
	B
	5 - 4 – 6 - 3 – 2– 7 – 1
	
	C
	4 – 2 – 7- 5 – 6 -  3 – 1
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3 – 5 – 6 - 7
	
	E
	7 – 5 – 6 - 4 – 3 – 2 – 1
Questão 7/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“É importante ressaltar que em 1982 através da Lei nº 7.044 foi retirada a obrigatoriedade da habilitação profissional no ensino de 2º grau, mas não retomando de forma explícita a dualidade. Deixando como possibilidade o seu oferecimento, conforme o artigo 4º da Lei. [...] O que significou ‘o esvaziamento do ensino profissionalizante no 2º grau’ ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. <educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8126_4720.pdf> Acesso em 3 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014, a respeito das transformações econômicas no cenário internacional e no Brasil, desde os anos de 1980, analise as seguintes afirmativas:
I. As transformações econômicas sempre estão em consonância com as transformações sociais, conforme aponta o Documento-Referência da CONAE 2014.
II. O Documento-Referência da CONAE 2014 trata das transformações econômico-produtivas ocorridas em função das mudanças e inovações tecnológicas, além dos novos modos de ação dos Estados e dos organismos multilaterais nas economias que surgiram em função da globalização.
III. De acordo com o Documento-Referência da CONAE 2014, a formação de trabalhadores levou às transformação econômicas.
IV. O Documento-Referência da CONAE 2014 afirma que as demandas do mercado influenciaram a formação de trabalhadores, pois surgiram novos perfis profissionais assim como o desenvolvimento de novas habilidades, o que trouxe implicações para as instituições formativas, acadêmicas e profissionais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I e III estão INCORRETAS e as afirmativas II e IV estão CORRETAS. “O documento [Documento-Referência da CONAE 2014] trata das transformações econômico-produtivas, sobretudo em razão das mudanças e inovações tecnológicas e dos novos modos de ação dos Estados e dos organismos multilaterais nas economias cada vez mais globalizadas. Afirma que foram se ampliando as demandas por formação de trabalhadores, considerando-se os novos perfis profissionais e a necessidade do desenvolvimento de novas habilidades, o que trouxe implicações para as instituições formativas, acadêmicas e profissionais (texto-base p. 736).
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.
Questão 8/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Conae, como espaço de discussão e deliberação coletiva, avança ao ser precedida por conferências municipais/intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal realizados ao longo do ano de 2013 e que resultaram no documento base, que incorporou as deliberações das conferências estaduais propostas ao documento referência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional de Educação e a construção do Sistema Nacional de Educação: dilemas e proposições. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. N° 16, p. 03–11, julho-dezembro de 2014. p. 4.< http://www.jpe.ufpr.br/n16_1.pdf> Acesso em 8 de out. 2018.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 em relação aos pontos que travavam a pauta de discussões da construção do PNE 2014-2024, analise as assertivas que seguem. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) O desejo de uma educação de melhor qualidade e o receio do compromisso que deveria ser assumido por dez anos, perpassando vários mandatos políticos nesse período.
II. ( ) A discussão em torno do PNE residiu no fato de haver lacunas com relação às políticas de governo que prejudicariam, entre outras coisas, a expansão da oferta do ensino público e a criação de programas de formação de professores.
III.( ) Os interesses por uma educação melhor e o receio da obrigatoriedade de cumprir um compromisso que exige, na maioria dos casos, muito investimento, vontade política e desgastes com diferentes atores sociais.
IV. ( ) Pesam as discussões para um planejamento de médio prazo em um país tão acostumado a propor apenas políticas de governo de curto prazo de execução que, na maioria das vezes, são abandonadas ou desfeitas no governo seguinte.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I, III e IV são VERDADEIRAS. “Alguns pontos que travavam a pauta às vezes se confundiam entre o desejo de uma educação de melhor qualidade e o receio do compromisso que deveria ser assumido por dez anos, o que perpassa vários mandatos políticos no período. Confundem-se os interesses por uma educação melhor e o receio da obrigatoriedade de cumprir um compromisso que exige, na maioria dos casos, muito investimento, vontade política e desgastes com diferentes atores sociais. Pesam as discussões para um planejamento de médio prazo em um país tão acostumado a propor apenas políticas de governo de curto prazo de execução que, na maioria das vezes, são abandonadas ou desfeitas no governo seguinte”(texto-base, p. 726-727). A afirmativa II é FALSA. “[...] o PNE já orientava algumas políticas de governo e servia como norte para o estabelecimento de discussões e embates. Algumas ações de expansão da oferta de ensino público, criação de programas para formação de professores, ampliação de vagas para formação de técnicos em programas de ensino público a distância ou através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) são exemplos de políticas de governo que foram implantadas em sintonia com o novo PNE” (texto-base, p. 727)
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 9/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“Preocupante se torna pensar que todos os objetivos traçados para o ensino médio podem ser colocados em plano secundário em virtude da realidade pouco alentadora encontrada nas redes estaduais e municipais de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.11. <http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 2 de out. 2018.
Considerando a citação anterior e os conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024),  sobre a finalidade do Ensino Médio determinada na LDB, analise as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta :
Nota: 10.0
	
	A
	O Ensino Médio tem, como finalidade, não somente a consolidação e aprofundamento do conhecimento acumulado ao longo do Ensino Fundamental, mas também de propiciar a continuidade dos estudos do indivíduo.
Você acertou!
Comentário: “[...] tem como finalidade consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, além de possibilitar o prosseguimento dos estudos” (texto-base, p. 69).
	
	B
	O Ensino Médio tem, como finalidade, suprir as lacunas deixadas pelo Ensino Fundamental, de modo que o indivíduo tenha condições de acesso aos estudos de nível superior.
	
	C
	O Ensino Médio tem, como única finalidade, ofertar outra modalidade de ensino independente daquilo que foi adquirido pelo indivíduo durante o Ensino Fundamental.D
	O Ensino Médio tem, como finalidade,  propiciar ao indivíduo  melhores chances de opção no Ensino Profissional, de modo que ele tenha condições futuras de escolher uma carreira no nível superior.
	
	E
	O Ensino Médio tem, como finalidade, formar indivíduos capacitados para suprir o mercado de trabalho.
Questão 10/10 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“O MEC entende que a contribuição da educação para uma futura inserção no mercado de trabalho não está mais restrita à educação profissionalizante. Na sua concepção, não faz mais sentido a manutenção de uma dualidade entre a educação profissionalizante e a educação acadêmica. Embora a educação profissional objetive uma formação específica para a inserção laboral, a educação de cunho acadêmico deve garantir um conjunto de conhecimentos básicos que promovam a aquisição de competências fundamentais para uma futura profissionalização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.4.< http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 1 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) a respeito da articulação entre Ensino Médio e a Educação Profissional, analise as seguintes afirmativas:
I. A articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional deve servir para suprir de forma mais imediata a demanda que o mercado de trabalho exige.
II. A integração pode contribuir para a formação integral dos sujeitos.
III. A integração estaria orientada pelo estabelecimento da relação entre conhecimento e prática do trabalho; entre ciência, tecnologia e cultura.
IV. É necessário propiciar aos alunos um ensino que seja humanista e emancipatório, que contribua para o desenvolvimento das capacidades de compreensão da totalidade social nos sujeitos.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II, III e IV estão CORRETAS e a afirmativa I está INCORRETA. “[...] a articulação do Ensino Médio à Educação Profissional de forma integrada pode contribuir para a formação humana integral dos sujeitos. Essa proposta de integração estaria orientada pelo estabelecimento da relação entre conhecimento e prática do trabalho; entre ciência, tecnologia e cultura. [...] Os autores [FRIGOTTO, CIAVATA;  RAMOS, 2005] enfatizam a necessidade de propiciar aos alunos um ensino que seja humanista e emancipatório, que contribua para o desenvolvimento, nos sujeitos, das capacidades de compreensão da totalidade social” ( texto-base, p. 70).
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes