A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Atividade 2 gestao em serviços de saúde

Pré-visualização | Página 1 de 3

Atividade 2 gestao em serviços de saúde 
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para Chiavenato (2006, p. 176) “A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem aos objetivos previamente estabelecidos. Sua essência reside em verificar se a atividade está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste em um processo que apresenta fases ou etapas bem definidas [...] os padrões presentam o desempenho desejado, e os critérios representam as normas que guiam as decisões”.
CHIAVENATO, I. Princípios da administração : o essencial em teoria geral da administração. Barueri, SP: Editora Manole, 2006.
Analise as afirmativas a seguir com base no conteúdo estudado ao longo da unidade.
I. As decisões estratégicas e operacionais são muito semelhantes, a principal diferença é o nível hierárquico do gestor que as toma.
II. Uma das principais funções dos gestores é tomar decisões, ele deve seguir suas impressões e sentimentos, regras e afins são secundárias.
III. Na visão econômica o gestor deve buscar a solução ótima, a mais eficiente dentre todas as disponíveis.
IV. No mundo real os gestores abrem mão, conscientemente ou não, da melhor decisão, em troca de uma decisão satisfatória, mas que pode ser tomada utilizando o tempo e os recursos disponíveis.
V. As ferramentas sofisticadas de decisão são muito úteis nas organizações, mas seu uso tem algumas limitações que não devem ser ignoradas. O que ganha atenção nessa linha é o fato de necessitarem de problemas mais estruturados e com variáveis que podem analisadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, IV, V.
	Resposta Correta:
	 
III, IV, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: decisões operacionais são mais definíveis, estáveis ou estruturadas e passíveis de programação, são decisões tomadas no dia a dia, e que podem ser definidas até por meio de protocolos. As decisões estratégicas costumam ser menos estruturadas e de longo prazo. O gestor, em sua formação, aprende as regras e as teorias das operações de negócios e, acima de tudo, ele é o responsável por alguma decisão científica.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Dahan (2005), alguns recursos políticos serão específicos e durarão apenas o ciclo de vida do problema, como por exemplo o apoio das partes interessadas ou a imagem pública. Outros recursos políticos serão transferíveis para diferentes questões, como por exemplo a reputação política da empresa, que é acumulada ao longo do tempo através de sucessos e falhas, recursos financeiros e conhecimento político-administrativo.
DAHAN, N. A contribution to the conceptualization of political resources utilized in corporate political action. Journal of Public Affairs : An International Journal, v. 5, n. 1, p. 43-54, 2005.
A partir do texto, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Frequentemente as organizações fazem esforços para incentivar leis e normas que afetem seu setor de atuação.
PORQUE
As empresas são afetadas pela legislação dos países, estados ou municípios nos quais atuam. Tanto que as atividades de uma empresa se tornar inviáveis ou ganhar uma vantagem competitiva muito relevante, dependendo da legislação aprovada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: é reconhecida na literatura a interface entre empresa e governo. Portanto é comum que as organizações tentem influenciar leis e normas que irão afetar seu setor. Apesar de geralmente buscarem decisões a seu favor, as empresas podem incentivar determinadas normas prejudiciais às suas atividades, desde que o impacto seja ainda mais desfavorável para os concorrentes.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quanto as transformações da administração, de acordo com Maximiano (2010, p. 120) “As empresas desenvolveram soluções para se organizar internamente e profissionalizar sua administração. Isso as tornou capazes de continuar a crescer [...]. Foi essa a contribuição de algumas pessoas, que desenharam as estruturas organizacionais e as técnicas da administração das grandes corporações modernas.” MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração : da revolução urbana à revolução digital. 6. ed., p. 120. São Paulo: Atlas, 2010.
Analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(  ) Uma das principais características da teoria clássica é a separação da gestão das atividades operacionais da empresa. Tanto que gestores que não conseguissem se distanciar das atividades mais operacionais poderiam ser considerados menos competentes.
(  ) Cada empregado deve se concentrar no seu trabalho, iniciativa é mal vista, mesmo dentro dos limites de autoridade de disciplina.
(  ) Todos na empresa devem receber um tratamento o mais justo possível, usando como base para essas decisões fatores internos da empresa e do ambiente onde ela se encontra.
(  ) O trabalho deve ser dividido entre os trabalhadores de forma a colaborar com seu aprendizado (prática) e para que o mesmo possa se tornar familiar com ele.
(  ) As funções da gestão, na teoria clássica, se dividem em planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
Agora, assinale a alternativa que traz a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a teoria clássica trouxe mudanças para a organização administrativa. Dentro dos limites de autoridade e disciplina, todos os níveis de trabalhadores devem ser incentivados a mostrar iniciativa, e deve ser possibilitado a eles tratamentos justos e oportunidades de desenvolvimento profissional.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Barbosa e Brondani (2004, p. 123) “Planejar significa a formulação sistemática de objetivos e ações alternativas, que ao final, a escolha se dará sobre a melhor ação. Também diz respeito a implicações futuras de decisões presentes, pois é um processo de decisões recíprocas e independentes que visam alcançar objetivos anteriormente estabelecidos”
BARBOSA, E. R; BRONDANI, G. Planejamento estratégico organizacional. Revista Eletrônica de Contabilidade , Santa Maria, v. 1, n. 2, p. 123, 2004.
Agora, analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento é um processo que busca trabalhar com o futuro da organização, onde estamos hoje e onde queremos chegar.
II. Os dados de entrada do planejamento são todas as informações que serão utilizadas para sua formulação, elas devem tratar da organização e seu ambiente.
III. O plano, dentro do planejamento, é a formalização e descrição dos recursos necessários para a execução do planejamento, além dos objetivos a serem alcançados.
IV. Os recursos para execução do plano podem ser levantados conforme as coisas vão ocorrendo, provisões e outras decisões de longo prazo são custosas e costumam gerar desperdício de recursos.
V. Na etapa de organização, do processo administrativo, uma das atribuições é a departamentalização. Essa consiste basicamente em decidir o orçamento base de cada área da empresa para compra de móveis e outros insumos do departamento
Assinale a alternativa que traz as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: para executar os planos é necessário organizar os recursos, deve-se dispor de qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de planos. Também é tarefa da organização estabelecer os critérios departamentalização, que é a parte de organizar a divisão das tarefas entre diferentes áreas da empresa.