A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
RELATÓRIO PCC 4º período (1) ok

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
TATIANE FIRMINO VERAS-RA 1977377
NAYANE FIRMINO RODRIGUES-RA 1959524
NÁVILA FIRMINO SANTANA-RA 1959234
FAGNER ROBERTO BEZERRA DE BRITO-RA 1924357
ADELÂNIA MÁRCIA PEREIRA-RA 1914859
NIWELLINGTON MAYLSON DOS SANTOS-RA 1948129
ROSANE EMILY MICIAS ALMEIDA-RA 1915860
MAYARA MARIA CAMPOS NOGUEIRA-RA 1911199
PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
2020
PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Trabalho apresentado à disciplina de Prática como Componente Curricular, referente ao 4º semestre, do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Paulista, ofertado na modalidade à distância
AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
 2020
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é analisar as atividades de futebol e atletismo através do conteúdo estudado nas disciplinas desse semestre, fisiologia aplicada com as demais disciplinas do semestre (interdisciplinaridade), bem como realizar uma comparação entre os exercícios executado por crianças, adolescentes e adultos de faixa etária entre 11 a 27 anos, buscando observar o desempenho delas para execução deste relatório. 
Por fim, após o relatório serão respondidos alguns questionamentos trazidos na atividade proposta para a prática como componente curricular (PCC) do 4º semestre e, em seguida, realizada a conclusão do trabalho.
	
Atletismo
O atletismo é composto de grupos de provas, nos quais o praticante é desafiado a demonstrar o melhor de suas capacidades e habilidades naturais para correr, saltar, lançar e marchar de forma individual. Por ser uma atividade individual, pode ser praticado por todos, por prazer ou lazer ou pelo desejo de autossuperação. Quando se trata de competição, um mesmo atleta não é capaz de render o máximo de suas potencialidades para se tornar um vencedor completo, já que isso exigiria condições específicas em todas as capacidades físicas e motoras em cada prova. Assim, os praticantes se especializam apenas em algumas modalidades.
Nesse sentido do segmento atletismo, estudamos e analisamos neste 4º bimestre a modalidade da corrida de pista e de campo. Propomos a 3 adultos de 25 anos com condicionamento físico saudável, duas provas: corrida com obstáculos e corrida de campo. Na corrida com obstáculos usamos cones e faixas, esta prova tem como via metabólica predominante ATP-CP (Anaeróbio Alático) por ser uma prova curta e de alta intensidade; Na prova de campo, a proposta foi de arremesso de “dardo” adaptado com um cabo de vassoura, onde a participante deveria arremessar o objeto o mais longe possível, utilizando todas as técnicas para realização do arremesso. Nessa atividade tem como predomínio a via metabólica ATP – CP (Anaeróbio Alático) por ser uma atividade curta e de alta intensidade.
	O movimento de corrida é produzido por uma combinação de forças: internamente, a força muscular, que produz uma troca na reação do solo e vence a resistência devido à viscosidade dos músculos, a tensão das fáscias, ligamentos e tendões, etc.; externamente, a força da gravidade, a resistência do ar e as forças exercidas pelo solo contra o calçado do corredor e por isso o corredor usa calçados com cravos na sola para assegurar o máximo de força para frente (DYSON, 1978). 
Podemos concluir que é preciso considerar alguns fatores essenciais, que se resumem na ação total do corpo, o que envolve uma unidade formada pela linha de inclinação do corpo, posição da cabeça, direção do olhar, movimentação das pernas e forma de colocar os pés no chão. Esse conjunto de ações deve contribuir para a realização de movimentos para frente em linha reta, feitos sem perda aparente de energia usada desnecessariamente.
 01 02 03
Descrição das imagens 01,02 e 03: As atletas que participaram da corrida/100m de rua com obstáculos, utilizaram a via energética anaeróbico alático (é uma via metabólica utilizada por todas as células do corpo, onde se extrai parte da energia existente na molécula da glicose, dando origem a duas moléculas de lactato..) para realizar a síntese de ATP, pelo fato dá atividade ser de curta duração, e de alta intensidade. 
Esse arremesso é realizado no interior de um círculo idêntico ao usado no lançamento de martelo, com apenas uma diferença: a existência de um anteparo de madeira com 1,22 m de largura colocado na frente do círculo, no início do setor de queda. Não há necessidade de possuir uma gaiola de proteção como existe para o disco e o martelo.
Futebol 
Convidamos para a modalidade Futebol, João Pedro, 17 anos para utilizar o fundamento técnico de “chute a gol", pois o participante precisou de concentração, força, equilíbrio e precisão de chute, sendo ela: chute rasteiro, no qual a bola era chutada sobre o solo no intuito de marcar o gol. O público alvo desta atividade, foram adolescentes entre a faixa etária de 15 e 17 anos. Durante a realização do chute a gol predominou-se o sistema aeróbico, que ocorre na presença de oxigênio com picos de metabolismo anaeróbio, sem a presença de oxigênio. Quando o jogador chutou a bola ocorreu um movimento de flexão da coxa
Atualmente, no Brasil, existem milhares de academias compostas com suas organizações e seus sistemas de atividades em geral. Muitas destas, ainda não contam com um sistema ou uma pessoa para fazer o gerenciamento do espaço como um todo e, para que esses espaços tenham um bom desenvolvimento, faz-se necessária a existência de uma gestão, cujo objetivo é priorizar o bem estar daqueles que frequentam. Como exemplo, podemos citar em dar suporte com personal trainer, mensalidade, folha de pagamento, funcionários, fornecedores, manutenção dos aparelhos e etc. 
A função de um gestor não é fácil como parece, porém, existem alguns programas de computador que dão suporte, facilitando assim o trabalho dessa figura que é de suma importância. Infelizmente, estamos atravessando um momento crítico e delicado com a pandemia da COVID-19, que afetou a vida das pessoas, mudando assim a rotina não só do ser humano, como também dos estabelecimentos. 
Por sua vez, o mercado fitness teve que se reinventar, primeiramente saber lidar com o fechamento e agora, aos poucos, criar métodos para poder receber seu público de volta. Trazendo para o âmbito mais próximo, foi analisado como está o andamento da academia Performance da cidade Tabira-PE, por ser a maior tanto na estrutura, quanto no público. 
Assim foi possível saber como está o funcionamento nesse período e sobre as medidas de segurança, quais foram, redução do número de pessoas, distribuição de horários, uso obrigatório de máscara e álcool em gel, este por sua vez, está sendo disponibilizado na própria academia. Portanto, diante de todo o exposto, é possível perceber a necessidade de uma gestão, para que as academias possam alcançar o sucesso tanto no financeiro, ter êxito na prestação de serviço com profissionais capacitados, modernização e infraestrutura deixando assim seus clientes satisfeitos.