Buscar

Prova de Introdução à Arqueologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Introdução à Arqueologia - Exercício do Conhecimento - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 5
Considere o excerto de texto abaixo:
“[...] Além dos artefatos, também são estudados pela arqueologia os ecofatos e os biofatos, ambos ligados à apropriação da natureza pelo homem. [...] os conceitos de ecofato e biofato para se referirem a vestígios do meio ambiente e restos de animais associados aos seres humanos”.FUNARI, Pedro Paulo. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2003, p.14.
De acordo com a afirmação acima sobre os “ecofatos” e os conteúdos de Introdução à Arqueologia, assinale a alternativa correta no que diz respeito às ampliações de estudo decorrentes dessa possibilidade de pesquisa:
A - A Arqueologia Ambiental, decorrente dos estudos dos “ecofatos” tem por objetivo entender o efeito das sociedades com o meio ambiente. Resposta correta
B - As ciências da natureza corroboram com alguns preceitos da Arqueologia Ambiental, entretanto, esta tem suas teorias próprias em relação à natureza.
C - Dados geoambientais são considerados pelos “ecofatos e biofatos” sem relação com as perspectivas culturais do sítio arqueológico.
D - Marcadores de paisagem são os vestígios diretos e indiretos encontrados nas estruturas arqueológicas que compõe a cultura material.
E - O principal desafio da Arqueologia Ambiental é a preservação do espaço natural devido às mudanças climáticas.
Questão 2 de 5
Considere o excerto de texto abaixo:
“Os desenhos do Tocantins e do Ereré estão cuidadosamente copiados. As figuras das estampas passaram diretamente dos meus esboços originais para a madeira. Não tenho a pretensão de exigir para elas a exatidão fotográfica; porém estou certo que traduzem fielmente a ideia que os índios tiveram em vista representar. As inscrições originais são mesmo mais grosseiramente acabadas do que se pode inferir das estampas”.
HARTT, Charles Frederick. Inscrições em rochedos do Brasil. Revista do Instituto Archeologico e Histórico Pernambucano, Recife, n. 47, p. 300-329, 1895, p.308.
De acordo com os apontamentos sobre um sítio arqueológico em 1895 e os conteúdos de Introdução à Arqueologia, assinale a alternativa correta no que se refere às metodologias e formas de análise desenvolvidas no século XX:
A - A forma simples e “grosseira” aos olhos arqueológicos como Charles Hartt descreve o sítio reflete apenas os estudos iniciais da ciência arqueológica. Resposta correta
B - A metodologia de divisão de análise de um sítio arqueológico considera o aspecto cultural material como parte essencial.
C - A prospecção subsuperficial não-interventina faz uso de metodologias que dependem do trabalho humano exclusivamente.
D - A prospecção superficial não-interventina diz respeito à uma análise de poucos recursos humanos e sem uso de tecnologias de perfuração, por exemplo.
E - O sistema de amostragem utilizado pode ser dividido em duas categorias: aleatória e sistemática.
Questão 3 de 5
Considere o excerto de texto abaixo:
“Aqui nesta região do mundo, que a memória mais recente instituiu que se chama América, aqui nesta parte mais restrita, que nós chamamos de Brasil, muito antes de ser ‘América’ e muito antes de ter um carimbo de fronteiras que separa os países vizinhos e distantes, nossas famílias grandes já viviam aqui. Essas nossas famílias grandes, que já viviam aqui, são essa gente que hoje é reconhecida como tribos”. KRENAK, Ailton. Antes o mundo não existia. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 201-204.
Com base na importância dos grupos indígenas atuais da Amazônia e no conteúdo de Introdução à Arqueologia, escolha a afirmativa correta no que se refere à ocupação dessa região brasileira:
A - A diversidade ecológica da região também permite aprofundar as perspectivas de estudo da Arqueologia Ambiental. Resposta correta
B - Apesar da extensão amazônica ser larga, os povos amazônicos são divididos em três macro-regiões.
C - O material arqueológico encontrado referente ao Pleistoceno e ao Holoceno diz respeito aos marcadores de paisagem.
D - O principal elemento que dá base aos descobrimentos da região amazônica são sambaquis cerâmicos.
E - Pleistoceno seria o período de ocupação Amazônica com predominância e apoiado pela maioria dos pesquisadores.
Questão 4 de 5
Considere o fragmento de texto abaixo:
“[...] Enfatizou que cada cultura deve ser descrita de modo a ver-se individualizada em termos dos artefatos que a constituem. Sublinhou que culturas não podem ser definidas tão somente pela subdivisão em bases espaciais ou temporais das idades e épocas dos arqueólogos evolucionistas. Em vez disso, os limites geográficos e a duração de cada cultura devem ser estabelecidos empiricamente, e as culturas particulares alinhadas cronologicamente por meio da estratigrafia, seriações e sincronismos. Ele sustentava que o significado histórico de diferentes tipos de artefatos só podia ser verificado considerando-se o papel que desempenhavam nas culturas pré-históricas”. TRIGGER, Bruce. História do Pensamento Arqueológico. São Paulo: Odysseus Editora Ltda, 2004, p.166.
De acordo com a afirmação acima e os conteúdos de Introdução à Arqueologia, assinale a alternativa correta no que diz respeito às perspectivas da teoria arqueológica histórico cultural:
A - A “lei de Kossina” foi questionada a partir das interpretações dos arqueólogos desse grupo, ao compararem fontes diversas indígenas.
B - A arqueologia histórico cultural pouco acrescentou em termos de métodos à disciplina, devido a sua postura evolucional e de defesa do relativismo cultural.
C - A partir das críticas feitas a esse grupo foram desenvolvidos métodos de seriação nas décadas seguintes.
D - Franz Boaz é um representante desse grupo que refutou a perspectiva evolucional defendida com base nas diferenças culturais.
E - Os estudos desenvolvidos por esse grupo aproximaram pesquisadores da Arqueologia com os da Antropologia, ao comparar fontes de tempos diferentes. Resposta correta
Questão 5 de 5
Considere o excerto de texto abaixo:
“[..] Os sítios são caracterizados basicamente por serem uma elevação de forma arredondadas que, em algumas regiões do Brasil, chega a ter mais de 30m de altura. São construídos basicamente com restos faunísticos como conchas, ossos de peixes e mamíferos. Ocorrem também frutos e sementes, sendo que determinadas áreas dos sítios foram espaços dedicados ao ritual funerário e lá foram sepultados homens, mulheres e crianças de diferentes idades. Contam igualmente com inúmeros artefatos de pedra e de osso, marcas de estacas e manchas de fogueira, que compõem uma intricada estratigrafia”. GASPAR, Madu. Sambaqui: Arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p.9-10)
Com base na importância da existência dos sambaquis e nos conteúdos de Introdução à Arqueologia, escolha a afirmativa correta no que se refere à cultura material e à analise desse tipo de sítio arqueológico brasileiro:
A - A monumentalidade é exclusiva dos sambaquis do Sul do Brasil.
B - As camadas de conchas trazem perspectivas de uma mesma ocupação.
C - As ocupações sambaquis em geral eram individuais ou de pequenos grupos.
D - Moluscos compõe mais de 80% em geral dos sambaquis. Resposta correta
E - Os estudos dos sambaquis consideram exclusivamente os locais de habitação e de sepultamentos.

Continue navegando