Buscar

engeharia de trafego atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta atividade 1
 O transporte hidroviário é o tipo de transporte aquaviário realizado nas hidrovias (são percursos pré-determinados para o tráfego sobre águas) para transporte de pessoas e mercadorias. As hidrovias de interior podem ser rios, lagos e lagoas navegáveis que receberam algum tipo de melhoria/sinalização/balizamento para que um determinado tipo de embarcação possa trafegar com segurança por esta via.
 Assim com os veículos terrestres, o Brasil também possui outros tipos de modais de transportes para atender a demanda de transporte de pessoas e cargas, sendo também área de estudo da Engenharia de Trafego, onde o modal pode ser uma opção ou um PGT – Polo Gerador de Tráfego. Onde o ideal sempre é te r mais que uma opção de transporte para ligar dois destinos, facilitando a concorrência entre os custos finais. 
 O sistema prontuário brasileiro comporta hoje duas realidades, a do terminal especializado e a do cais de uso publico. Os terminais especializados obtiveram ganhos de produtividade dignos de registro, em consequência direta da entrega à iniciativa privada, o que possibilitou razoável modernização de equipamentos, métodos e processos de movimentação das cargas . Embora ainda estejam muito aquém do nível de desempenho dos melhores terminais do mundo, podemos afirmar que estão melhorando dia a dia para serem comparáveis, em eficiência, a os terminais estrangeiros do mesmo porte. Os elevados custos salariais das tripulações, que são visivelmente inchadas , o excesso de burocracia para o despacho e para o transbordo, a baixa produtividade no cais publico e privado e a retenção, em algumas rotas, dos recursos arrecadados pelo AFRMM – Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante provocam grande desinteresse em investir no modal Aquaviário do Brasil.

Outros materiais