Buscar

AOL 5 - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No que se refere ao processo de avaliação da aprendizagem do aluno, o método aplicado na maioria das escolas tem afetado negativamente os estudantes, e isso não apresenta relação somente com as provas aplicadas. O modo como o resultado, comumente intitulado de “nota” é comunicado aos alunos também gera impactos negativos. A fim de melhorar esse aspecto, pode-se aplicar modelos diferentes de devolutivas aos alunos, como, por exemplo, o modelo mostrado nas pesquisas de Elawar e Corno (1985) e de Butler (1987; 1988), os quais afirmaram que os estudantes que receberam comentários diagnósticos em uma avaliação aumentaram seus resultados quando comparados àqueles que receberam notas numéricas.
Somado a isto, o feedback de orientação objetiva ajudar os alunos a aprimorarem suas técnicas e seu conhecimento, servindo, também, para abordar suas impressões ao que está sendo estudado, além de ajudar o aluno a crescer, aprender e mudar. Podem ser usadas frases como: “para melhorar nesse aspecto da disciplina, você pode fazer…”, “vejo que está se comportando dessa forma, mas o esperado é que…”, entre outras. Já o feedback de avaliação busca classificar ou comparar com um padrão, ajustando expectativas e auxiliando a tomada de decisões por parte do aluno. Podem ser feitos comentários como: “vi que seu desempenho não foi tão bom, porém, agora corrigimos os pontos principais e tenho certeza de que em uma próxima oportunidade você melhorará” 
Para isso, é preciso explicar o objetivo de cada tarefa para os alunos, mostrando, os motivos do desenvolvimento de cada atividade. O importante é relacionar com problemas que fazem parte do cotidiano e que seja do interesse dos alunos. É importante mostrar os possíveis resultados na vida do aluno, o que se espera deles durante sua realização e o impacto dela em outros conceitos. Isso aumenta o engajamento e a motivação dos alunos.
Além disso, o uso de feedback é fundamental para concluir se os alunos estão aprendendo efetivamente, para isso, recomenda-se: a autoavaliação e a avaliação de um grupo. Considerando o olhar sobre a possibilidade de um aluno ter aprendido ou não um determinado conceito, é fundamental levar os alunos a refletir sobre o que aprenderam ao final de um processo, refletindo sobre a questão: “o que aprendi ao final desta aula?”. Isso clareia a visão deles sobre o próprio aprendizado conceitual, fornecendo uma imagem sobre eles próprios e a compreensão que tiveram do que foi ensinado.

Continue navegando