A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
prova Gerontologia em Estética n2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Gerontologia em Estética (TIP25)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:657861) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26707807
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com o avanço da idade, algumas alterações neste sistema são comuns: ocorre aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular magra e mudança no metabolismo do hormônio do crescimento. O gasto de energia diária diminui com a idade. Além disso, a diminuição da água corporal gera encolhimento de órgãos, diminuição da altura e do peso. Com exceção da próstata, coração e pulmão, os demais órgãos internos diminuem de tamanho com a progressão do envelhecimento. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Andropausa.  
II- Menopausa.
(    ) Perda da função reprodutiva.
(    ) Sintomas comuns: fogachos (ondas de calor), suores noturnos, episódios de taquicardia e variação da pressão arterial.
(    ) Desaceleração na resposta sexual.
(    ) Ansiedade e medo gerado pela preocupação da performance.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - II.
	 b)
	I - I - II - II.
	 c)
	II - II - I - I.
	 d)
	I - II - I - II.
	2.
	O enfoque da Promoção da Saúde possibilita identificar que a maioria das pessoas de 60 anos ou mais estão em boas condições físicas e sua saúde é boa, mas ao envelhecer perdem a capacidade de recuperar-se das doenças rapidamente e de forma completa, tornando-se mais debilitados e propensos a necessitar de ajuda para seu cuidado pessoal, podendo fortalecer a capacidade funcional na velhice mediante capacitação e estímulos ou prevenindo agravos à saúde. Sobre o processo de envelhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O envelhecimento é um processo natural de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos.
(    ) A idade cronológica é o marcador de maior precisão das mudanças que acompanham o envelhecimento.
(    ) O envelhecimento implica na diminuição da probabilidade de sobrevivência do indivíduo.
(    ) O processo de envelhecimento não representa impactos no comportamento orgânico dos indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	O envelhecimento é um processo que ocorre não somente alterações externas, mas mudanças fisiológicas, psicológicas e até mesmo sociais. Com o passar do tempo, essas alterações e mudanças começam a avançar e mostrar-se cada vez mais acentuadas, em especial as fisiológicas. Quanto à fisiologia do envelhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- O sistema ósseo, que faz parte do sistema locomotor, com o envelhecimento perde cloreto pelos ossos, o que pode ocasionar a osteoporose.
II- A pele não apenas fornece resistência às doenças, como também participa ativamente das ações do sistema imune.
III- Após os 60 anos ocorre o declínio acentuado da força muscular, resultante da redução da massa óssea que acompanha o envelhecimento.
IV- Lúpus é uma patologia não contagiosa, sendo mais comum em mulheres.
V- A psoríase é uma doença inflamatória crônica que se manifesta na pele e articulações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	O processo de envelhecimento é, muitas vezes, percebido pela estética cutânea. Algumas alterações fisiológicas são mais visíveis, já que o impacto à exposição da radiação solar pode causar danos nas camadas da pele (fotoenvelhecimento). As doenças cutâneas são comuns em idosos. Sobre essas doenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alterações nas unhas: tornam-se mais frágeis, opacas, com crescimento mais lento, espessas e encurvadas nos pés (onicogrifose).
(    ) Ceratose actínica: neoplasias benignas na pele com potencial para evolução para o carcinoma. Desenvolvem-se nas áreas com maior exposição ao sol; é mais frequente em idosos de pele clara.
(    ) Eczema: pode ser localizado ou generalizado, causado pela descamação da pele, ocasionando prurido (coceira); podem ser prevenidas com cuidados básicos, como manter os pés sempre limpos e secos.
(    ) Ceratose seborreica: são pápulas, placas ou tumorações de tamanhos e cores variadas; causam prurido e geralmente ocorrem em áreas que não ficam expostas ao sol.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	A pele é didaticamente e histologicamente dividida em epiderme, derme e hipoderme, apesar de alguns autores não classificarem a hipoderme como parte da pele. A epiderme é composta de epitélio estratificado pavimentoso e queratinizado. A derme possui em sua composição o tecido conjuntivo e a hipoderme tecido frouxo e adiposo. Sobre as estruturas compostas por tecido epitelial, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Estrato córneo.
	 b)
	Estrato basal.
	 c)
	Derme papilar.
	 d)
	Estrato espinhoso.
	6.
	Uma das doenças cutâneas mais comuns em idosos são as escaras, também conhecidas como úlceras de pressão ou úlceras de decúbito. Elas podem causar dor e desconforto, podendo ser leves ou graves. As escaras se formam devido a períodos prolongados de estagnação, como em casos de indivíduos acamados ou que fazem uso de cadeira de rodas. Sobre os demais fatores de risco para o surgimento de escaras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sedentarismo é um dos fatores de risco para o surgimento de escaras.
(    ) A alimentação saudável é um dos fatores de risco para o surgimento de escaras.
(    ) A falta de sensibilidade de determinadas regiões do corpo pode ocasionar o aparecimento de escaras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	7.
	O sistema locomotor é formado pelos sistemas ósseo ou esquelético e muscular do corpo humano, é um dos que mais sofre com o avanço da idade, interferindo diretamente na qualidade de vida dos idosos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando há osteoporose, a propensão de fraturas aumenta pela diminuição da massa óssea.
(    ) Uma das funções do sistema ósseo é a produção de calor para o corpo.
(    ) A partir dos 40 anos, a mulher começa a perder cálcio, e o homem a partir dos 60.
(    ) A osteoporose é uma doença progressiva da cartilagem articular de lenta evolução com a presença de dor, rigidez e limitação dos movimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	A imunossenescência é definida como as alterações imunológicas que ocorrem na terceira idade, considerada também um fator de mortalidade entre os idosos. Sobre essas alterações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Deficiência na produção dos trombócitos.
	 b)
	Aumento da capacidade do organismo em realizar a fagocitose (captura e destruição de partículas sólidas que agridem o organismo, ex.: bactérias).
	 c)
	Os eritrócitos não respondem eficientemente a situações de estresse para o organismo, como a quimioterapia e a infecção grave e prolongada.
	 d)
	Ocorre a diminuição da resposta celular e humoral (líquido extracelular, ex.: anticorpos).
	9.
	O conceito de imunossenescência está relacionado às alterações do sistema imunológico que ocorrem no período da terceira idade. Dentre estas alterações, destaca-se a deficiência na produção de células denominadas linfócitos, relacionadas ao reconhecimento de antígenos e produção de anticorpos. Sobre as demais alterações que ocorrem devido à imunossenescência, classifique V para as opções verdadeiras e F para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.