A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
prova Gerontologia em Estética n1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Gerontologia em Estética (TIP25)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657864) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26102432
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A pele é o maior órgão do corpo humano e o que mais reflete os efeitos da passagem do tempo e fatores ambientais. O envelhecimento cutâneo é um processo progressivo de deterioração morfológica e funcional da pele. Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada. Com o tempo as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O envelhecimento cutâneo se dá por fatores intrínsecos que podemos evitar, usando filtro solar, por exemplo.
(    ) A raiz do pelo se encontra na camada da derme.
(    ) Com o envelhecimento, a pele perde elasticidade, e após os 60 anos começa a redução das fibras de colágeno.
(    ) Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	Atualmente, estudos apontam que a velhice está associada à debilidade, à fragilidade e à doença. No entanto, este conceito poderá ser mudado pelo comportamento do indivíduo. A terceira idade pode ser considerada a melhor idade, desde que o indivíduo esteja em boas condições físicas, sociais e mentais. Sobre o processo de envelhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O envelhecimento implica no aumento da probabilidade de sobrevivência do indivíduo.
	 b)
	O envelhecimento é um processo natural de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos.
	 c)
	A idade cronológica é o marcador de maior precisão das mudanças que acompanham o envelhecimento.
	 d)
	O processo de envelhecimento não representa impactos no comportamento orgânico dos indivíduos.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	3.
	No ano de 2018, completa 15 anos da criação do Estatuto do Idoso, uma lei instituída para concretizar os preceitos da Constituição Federal com relação às pessoas maiores de 60 anos. A Lei 10.741/03 regula questões como atendimento prioritário, moradia, saúde, proteção contra tratamento discriminatório ou violento, assuntos trabalhistas e previdenciários, entre outros. Sobre o Estatuto do Idoso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Devemos considerar o envelhecimento algo patológico, por isso é importante sua institucionalização.
(    ) O envelhecimento deve ser considerado um direito do indivíduo e a sua proteção um direito social.
(    ) O idoso tem garantido pelo Estado proteção à vida e à saúde, que consistem no respeito à integridade física e moral.
(    ) É dever e obrigação da sociedade e Estado garantir aos idosos: respeito, liberdade e dignidade.
(    ) O idoso tem o direito e a liberdade de ir e vir, de opinar e de se expressar, de credo e culto religioso, prática de esportes e diversão, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htm>. Acesso em: 17 maio 2018.
	 a)
	F - V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F - F.
	4.
	Considerando velhice e envelhecimento como realidades heterogêneas, reconhecemos que o declínio físico apresenta-se como uma das principais características do envelhecimento e pode ser consequência de processos distintos: a senescência e a senilidade. Sobre o processo de senescência, analise as sentenças a seguir:
I- Processo natural de envelhecimento ao nível celular ou o conjunto de fenômenos associados a esse processo.
II- Caracteriza-se por afecções que acometem o indivíduo idoso.
III- Acomete os idosos, mas também pode estar presente em recém-nascidos.
IV- É o envelhecimento fisiológico do organismo.
V- Também é conhecida como demência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. Para isso, o Conselho deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual, estatuto do idoso e se adequar às regras e às leis aprovadas e regulamentadas. Sobre a política nacional do idoso, e segundo a legislação pertinente, compete ao Conselho Municipal do Idoso, no âmbito político administrativo:
	 a)
	Promover as articulações necessárias à implementação dessa política.
	 b)
	Coordenar as ações relativas a essa política.
	 c)
	Supervisionar, acompanhar, fiscalizar e avaliar essa política.
	 d)
	Emitir parecer acerca de proposta orçamentária referente à promoção e assistência social do idoso.
	6.
	Quando falamos em envelhecimento intrínseco, infelizmente estamos nos reportando a uma etapa de desgaste natural do corpo, ou seja, nossas células envelhecem, mesmo que busquemos combatê-las, preveni-las através da mudança de hábitos ou até mesmo intervenções cirúrgicas. Esse envelhecimento natural é comandado pelas nossas heranças genéticas. A pele tem efeitos degenerativos semelhantes aos observados em outros órgãos, mas reflete também certos aspectos da nossa saúde interior. Sobre os fatores e as ações que ocasionam o envelhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Genética: com o tempo, as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, de toxinas ou da deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.
II- Genética: com o tempo, as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, de toxinas ou da deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.
III- Níveis baixos de açúcar no sangue: a glicose é um combustível celular vital. No entanto, a exposição crônica à glicose pode afetar a idade do corpo por um processo chamado de glicação. Ela pode ocorrer pela exposição crônica ao açúcar exógeno, nos alimentos, ou endógeno, como no caso do diabetes.
IV- Estresse oxidativo: desempenha papel central na iniciação e na condução de eventos que causam o envelhecimento da pele. Ele altera os ciclos de renovação celular, causa danos ao DNA que promove a liberação de mediadores pró-inflamatórios, que, por sua vez, desencadeiam doenças inflamatórias ou reações alérgicas na pele.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	O envelhecimento da população brasileira requer respostas das políticas sociais e de saúde, envolvendo o Estado e a sociedade. O importante é reconhecer a abrangência e a complexidade: saúde/doença não são estados estanques, isolados, de causação aleatória - não se está com saúde ou doença por acaso. O processo saúde versus doença representa o conjunto de relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população, que se modifica e evolui nos diversos momentos históricos do desenvolvimento científico da humanidade. É fato hoje que se passa a considerar saúde e doença como estados de um mesmo processo, composto por fatores biológicos, econômicos, culturais e sociais. Sobre o idoso no país

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.