Buscar

CURRÍCULOS E PROGRAMAS - ATIVIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURRÍCULOS E PROGRAMAS
ATIVIDADE 4
 
1 - Considerando um currículo fundamentado em uma concepção construtivista, as experiências e aprendizagens desenvolvidas pela escola devem estar pautadas em determinados princípios
I. O currículo centrado no conhecimento que tem a intenção de formar identidades particulares e sociais, que possam viver e conviver na sociedade da qual fazem parte.
II. O professor apresenta um papel relevante em selecionar conteúdos e estratégias de estudo capazes de fornecer elementos para a apreensão, a crítica, a integração, a contextualização e a reconstrução.
III. Aprendizagem fundamentada em projetos, pesquisas e atividades escolares estrategicamente organizadas e selecionadas pelos professores com o intuito de desenvolver certas competências fundamentais à inserção dos alunos no mercado de trabalho e na obtenção de resultados positivos nas avaliações.
IV. O currículo que privilegia a compreensão da realidade, permitindo a cada aluno aproveitar o máximo de seu potencial.
As afirmativas corretas são:
II, III e IV. 
I e IV.
II e III. 
I, II e III. 
Correto - I, II e IV. (O currículo centrado no conhecimento que tem a intenção de formar identidades particulares e sociais, que possam viver e conviver na sociedade da qual fazem parte. O professor apresenta um papel relevante em selecionar conteúdos e estratégias de estudo capazes de fornecer elementos para a apreensão, a crítica, a integração, a contextualização e a reconstrução. O currículo que privilegia a compreensão da realidade, permitindo a cada aluno aproveitar o máximo de seu potencial.
2 - O currículo escolar nacional fundamenta-se em princípios que orientam o projeto educacional brasileiro: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais dentre outros, os quais estão garantidos na legislação brasileira, propriamente nos documentos:
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e as Diretrizes Operacionais para a Educação de crianças e jovens. 
Correto - Constituição Brasileira de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais e o Plano Nacional de Educação de 2004. (Estes são os documentos legais)
Constituição Brasileira de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1982 e no Plano Nacional de Educação.
Lei no 10.639 de 2003, Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 
Constituição Brasileira de 1988 e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 
3 - Todas as ações de ensino e de estudo em torno e em busca do conhecimento, gerenciadas diretamente pelos docentes e alunos, precisam garantir uma aprendizagem que possa coincidir com esses objetivos. Daí, a necessidade de as orientações provenientes das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, bem como dos Projetos pedagógicos das diferentes escolas, cuidarem de manter essa sintonia, além de proverem as condições para o alcance deste escopo. A responsabilidade por um projeto de tamanha grandeza precisa de uma responsabilidade que envolve o poder público, sem dúvida, mas exige participação ?rme da família e da sociedade, além da própria escola e seus diferentes atores para que o ensino se ?rme, segundo BRASIL (2013, p. 17) nos seguintes princípios: (assinale a alternativa INCORRETA)
pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
Correto - gestão autocrática do ensino público, na forma da legislação e normas dos sistemas de ensino; (Incorreto! Gestão autocrática do ensino público, na forma da legislação e normas dos sistemas de ensino.)
liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
igualdade de condições para o acesso e inclusão;
permanência e sucesso na escola; 
4 - Tópico: Experiências curriculares em destaque: as escolas Montessoriana, Ponte, Lumiar e Réggio Emília; a pedagogia Waldorf
Paloma é uma criança de seis anos de idade, regularmente matriculada em uma escola que privilegia o seu processo singular de aprender. Nesta escola as crianças deslocam-se com liberdade e podem escolher com que materiais querem brincar, que apresentam como prioridade o desenvolvimento da percepção sensorial e os conhecimentos de linguagem, matemática e das ciências.  O diferencial da escola de Paloma caracteriza-se pelo respeito à personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer com autonomia, liberdade e autocontrole. Frente a estas características da escola da Paloma, podemos afirmar que se trata da escola:
Ponte, que parte do princípio de que todas as crianças são capazes e responsáveis por suas escolhas e os professores são escolhidos pelo grupo de alunos. 
Correto - Montessoriana, que focaliza a singularidade e a liberdade de cada criança, contribuindo ao crescimento da independência biológica da criança.  (A escola de Paloma é caracteristicamente Montessoriana.)
Reggio Emília, que oportuniza o processo singular de aprender da criança por meio de desafios e resolução de problemas com a intervenção contínua dos professores. 
Waldorf, que privilegia a concepção do autoconhecimento e conhecimento do outro, respeitando as regras e condutas específicas para cada faixa etária
Lumiar, que incentiva a livre participação da criança e de sua família na gestão escolar, compartilhando as decisões quanto à organização dos conteúdos escolares. 
5 - Experiências curriculares em destaque: as escolas Montessoriana, Ponte, Lumiar e Réggio Emília; a pedagogia Waldorf
Leia um trecho do poema de LORIS MALAGUZZI: “A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar. A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove. (...)  Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de cem, roubaram-lhe noventa e nove. Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário, as cem existem.” Com este entendimento, o currículo se desenvolve com “pesquisa, produções artísticas e de textos, observação, discussão, entrevistas, explorações de números e o que mais for necessário para as crianças experimentarem e, com isso, avançarem. (NOVA ESCOLA, 2013, p.2). Neste contexto, estamos nos referindo à qual escola: 
 
Escola da Ponte
Escola Montessoriana
Correto - Escola Reggio Emília (Tanto o poema, quanto o trecho da Revista “Nova Escola” se referem à Reggio Emília.)
Escola Waldorf
Lumiar

Continue navegando