A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Prova - Financiamento e Análise de Investimentos

Pré-visualização | Página 1 de 1

1 ) A demonstração de fluxo de caixa é normalmente apresentada em três grupos principais. Indique abaixo a alternativa que corresponde aos grupos desta demonstração:
R= Atividades operacionais, financiamentos e investimentos
2) Muito utilizada pelo BNDES nas suas operações de fomento é a taxa cujo objetivo é permitir o alongamento de prazos no mercado financeiro, sendo que sua correção é trimestral:
R= Taxa de juros no longo prazo
3) Em relação aos conceitos básicos sobre finanças um importante termo que deve ser compreendido por todos os investidores diz respeito os juros. Termo bastante conhecido no mercado financeiro. Sobre juros podemos afirmar que:
R= É a remuneração obtida pelo capital empregado
 
4) Modalidade de arrecadação de recursos financeiros em que uma empresa, normalmente de grande porte emite títulos ao público (investidores), sendo que estes títulos podem gerar rendimentos aos compradores na forma de juros e ainda podem, conforme as disposições expressas pela empresa converter estes títulos em participações na própria empresa:
R= Debêntures
 
5) Tido como um processo de avaliação e seleção de investimentos o orçamento de capital envolve algumas etapas que devem ser observadas pelo gestor financeiro e administrativo da empresa em relação à maximização de rendimentos. Fazem parte das etapas de um orçamento de capital as seguintes, exceto:
R= Autorização
 
6) Em relação ao conceito de mercado, fundamental para o estudo das relações entre fornecedores e consumidores podemos estabelecer um conceito relativamente simples, mas importante para a compreensão da matéria. Assinale abaixo a alternativa que ilustra este conceito de mercado.
R= Uma área geográfica em que vendedores e compradores realizam a transferência de propriedade de bens e serviços
7) Toda empresa deve eventualmente fazer a escolha de um dentre vários projetos disponíveis. Ao fazer a opção pelo projeto “A” por exemplo, a empresa estará deixando de obter rendimentos com o projeto “B”, isso significa que o projeto “A” deverá, obrigatoriamente, render pelo menos o equivalente ao projeto “B”. Este rendimento ou lucratividade mínimo a ser alcançado representa:
R=Custo de oportunidade
 
8) Modalidade de aplicação financeira onde os juros são sempre aplicados sobre o mesmo valor de principal
R= Juros Simples
 
9) Próprio para bens fungíveis e consumíveis. Nesta modalidade de empréstimo temos a transferência da propriedade à outra pessoa, que ficará encarregada de fazer o ressarcimento com bens equivalentes aos que anteriormente lhe foram entregues. Assinale a alternativa que dá nome a esta modalidade de empréstimo
R= Mútuo
 
10) O planejamento deve ser prioridade em qualquer empresa, independentemente do tamanho ou atividade e pode ser classificado de três formas básicas. Assinale abaixo a alternativa que corresponde à etapa do processo de planejamento que está normalmente voltado aos assuntos externos da empresa, ou seja, que diz respeito ao relacionamento entre empresa e ambiente e que antecede outras etapas do planejamento.
R= Planejamento estratégico
 
 11) Método que consiste em uma taxa que equipara o valor do investimento e também os correspondentes retornos futuros em cada período:
R= Método da taxa interna de retorno
12) Próprio para bens fungíveis e consumíveis. Nesta modalidade de empréstimo temos a transferência da propriedade à outra pessoa, que ficará encarregada de fazer o ressarcimento com bens equivalentes aos que anteriormente lhe foram entregues. Assinale a alternativa que dá nome a esta modalidade de empréstimo
R= Mútuo
 
13) Método que considera o cálculo do valor dos fluxos de cada investimento utilizando como taxa de juros a taxa mínima de atratividade do investidor:
R=Método do valor presente
 
14) Quando se trata da administração de recursos de terceiros compete ao administrador considerar todos os riscos relativos à operação, com o objetivo de se evitarem perdas que poderiam ter sido antecipadas em um processo organizado de tomada de decisão. Em relação a este processo de tomada de decisão três fases se destacam como um caminho a ser observado. São elas:
R= Avaliação de desempenho, medição de riscos e estruturação de carteiras
 
15) Tido como um processo de avaliação e seleção de investimentos o orçamento de capital envolve algumas etapas que devem ser observadas pelo gestor financeiro e administrativo da empresa em relação à maximização de rendimentos. Fazem parte das etapas de um orçamento de capital as seguintes, exceto:
R=Autorização
 
16) Considerado um retorno sobre o capital investido em empresas pelos seus sócios sua porcentagem varia conforme definição no estatuto ou contrato social. Esta definição se refere basicamente aos:
R= Dividendos
 
17) É definido como o desembolso de fundos com o qual a empresa espera obter benefícios em um período superior a um ano. Conforme esta definição, temos o seguinte termo correspondente:
R= Gasto de capital
18) Taxa mínima a ser considerada nos processos de comparação de investimentos e que se baseia na necessidade de uma taxa de juros para analisar a relação dinheiro e tempo:
R= Taxa mínima de atratividade
 
19) Modalidade de arrecadação de recursos financeiros em que uma empresa, normalmente de grande porte emite títulos ao público (investidores), sendo que estes títulos podem gerar rendimentos aos compradores na forma de juros e ainda podem, conforme as disposições expressas pela empresa converter estes títulos em participações na própria empresa:
R= Debêntures
20) Importante ferramenta de análise financeira nas empresas o fluxo de caixa vida basicamente demonstrar aos gestores:
R=O acréscimo financeiro da companhia em determinado período

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.