Buscar

At. contextualizada Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE BIOFÍSICA 
Nome Completo Daise Costa Ribeiro Caetano 
Matrícula 01397806
Curso Estética e Cosmética
Realize a leitura das matéria do site Correio do Povo intitulada: “Ciência cria primeiro ser 100٪ editado e sintético. Trata-se da bactéria Escherichia coli, que habita o intestino humano, e ganhou um novo “design” genético”.
Certamente depois que Maurice Wilkins e Rosalind Franklin conseguiram mapear o código genético os avanços na área científica seriam enormes e assim foram. Ficamos surpresos com a apresentação da ovelha Dolly em 1997 e com que aconteceria em seguida, as pesquisas científicas evoluíram muito desde essa época e na área da biologia sintética tem sido surpreendentes como por exemplo a versão idêntica da bactéria Escherichia Coli mas não temos segurança para a técnica de modificação genética em humanos e fica o questionamento de até que ponto seria benéfica. 
O mapeamento da bactéria nos leva a esperança de um dia os pesquisadores poderem editar e excluir uma parte do nosso DNA que não seria tão interessante e assim ajudar em tratamentos de diversos tipos de doenças desse ponto de vista é algo impressionante imaginem quantas vidas seriam beneficiadas e quantas doenças seriam erradicadas como os cânceres e as doenças auto imune.
Contudo o caminho ainda é longo apesar disso não podemos perder a esperança porém fica o questionamento quanto ao controle e segurança já que os cientistas e pesquisadores ainda não tem os conhecimentos para fazê-lo suficientemente bem e de maneira segura e eficaz.
A Biofísica é uma área muito abrangente e nas pesquisas científicas é fundamental já que conseguimos analisar e compreender os seres vivos e ainda nos possibilita explicações e soluções para diversos questionamentos. Acredito que daqui a alguns anos teremos ótimos avanços e será inesperado assim como a ovelha Dolly mas devemos nos lembrar que essas mudanças podem ser benéficas mas também prejudiciais constantemente aparecem novos vírus e acredito que é impossível um mundo sem doenças.
Referencias Bibliográficas 
https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/ci%C3%AAncia-cria-primeiro-ser-100-editado-e-sint%C3%A9tico-1.340594
https://scholar.google.com.br/scholar?lr=lang_pt&q=escherichia+coli+copia+dna+&hl=pt-BR&as_sdt=0,5&as_vis=1#d=gs_qabs&u=%23p%3DCk6rEkvFMk8J
FRANCISCO, Inaiá Palmiro Bento; JESUS, Letícia Firmiano de; BORGES, Diones Antônio. Métodos da técnica do DNA recombinante feitos na Escherichia coli. Id on Line Rev.Mult.Psic., Julho/2020, vol.14, n.51, p. 467-474. ISSN: 1981-1179.
SCHMIDT, Markus. Difusão da biologia sintética: um desafio para a biossegurança.Traduzido porRodrigo Cunha. ComCiência [online]. 2008, n.102, pp. 0-0. ISSN 1519-7654.

Outros materiais